Pular para o conteúdo
quinta-feira, 30 de julho de 2026
Notícias

Programa Saúde na Escola reúne várias famílias na Caeira

Uma sala de aula com um público incomum foi registrada no povoado Caeira, zona rural de Codó (MA-026, rumo à Timbiras). Pais e filhos assistindo a mesma aula, as mesmas palestras, o mesmo tema – SAÚDE.

“Além do aluno ter informação a respeito da saúde corporal, saúde alimentar e a saúde de prevenção nós também estamos aqui trazendo a família para eles perceberem o quanto é importante ter cuidado e prevenir pra poder ter um vida mais saudável”, explicou o gestor do Pólo Caeira José Maria Santos

Noções de higiene e segurança alimentar foram levadas por integrantes da Vigilância Sanitária, os perigos de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS chegaram via alerta do CTA – do Centro de Testagem e Aconselhamento.

A diretoria virou sala de vacina,  funcionando. Noutra sala a auxiliar de dentista, Deuzina Sousa de Araújo, fazia avaliações na criançada e quem precisava ia direto para a ficha do odontólogo.

“Ver o que eles têm pra fazer, o que tem pra fazer depois é encaminhado pra o dentista, pra ele fazer o tratamento nas crianças’, frisou

Atrás de tudo isso teve gente que levou para a escola a família inteira. Com sei Antonio da Silva Carvalho foi assim. O jovem Francisco dos Santos Carvalho.

 “ É bom porque minha família veio aí se cuida também”, disse o filho

Dona Maria Divina dos Santos, também se manifestou.

 “Eu gostei de mais porque falando da saúde da gente pra gente se tratar a gente fica mais seguro, porque a saúde da gente é bom, né, porque a gente doente não é ninguém”, disse

E ele, que acha que doença é  ‘o fim da história”.

“Doente não dá, não tem como a pessoa ir pra frente é porque é o fim da história, doença, quando a doença chega o que vai fazer? É o fim da história”, justificou o lavrador patriarca da família

O programa Saúde na Escola está sendo levado à zona rural, gradativamente. A pretensão é atingir o maior número possível de alunos e famílias segundo Ana Maria SENA, coordenadora da Educação no Campo.

“Trazendo essas famílias pra escola havendo uma interação entre saúde, escola  e comunidade juntas, fazendo uma parceria, é um projeto riquíssimo em informações com consultas, vacinas, são coisas que veem a beneficiar os nossos alunos e também os pais de alunos do campo”, disse professora Zuca, como é conhecida.

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *