Programa Saúde na Escola reúne várias famílias na Caeira

Uma sala de aula com um público incomum foi registrada no povoado Caeira, zona rural de Codó (MA-026, rumo à Timbiras). Pais e filhos assistindo a mesma aula, as mesmas palestras, o mesmo tema – SAÚDE.

“Além do aluno ter informação a respeito da saúde corporal, saúde alimentar e a saúde de prevenção nós também estamos aqui trazendo a família para eles perceberem o quanto é importante ter cuidado e prevenir pra poder ter um vida mais saudável”, explicou o gestor do Pólo Caeira José Maria Santos

Noções de higiene e segurança alimentar foram levadas por integrantes da Vigilância Sanitária, os perigos de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS chegaram via alerta do CTA – do Centro de Testagem e Aconselhamento.

A diretoria virou sala de vacina,  funcionando. Noutra sala a auxiliar de dentista, Deuzina Sousa de Araújo, fazia avaliações na criançada e quem precisava ia direto para a ficha do odontólogo.

“Ver o que eles têm pra fazer, o que tem pra fazer depois é encaminhado pra o dentista, pra ele fazer o tratamento nas crianças’, frisou

Atrás de tudo isso teve gente que levou para a escola a família inteira. Com sei Antonio da Silva Carvalho foi assim. O jovem Francisco dos Santos Carvalho.

 “ É bom porque minha família veio aí se cuida também”, disse o filho

Dona Maria Divina dos Santos, também se manifestou.

 “Eu gostei de mais porque falando da saúde da gente pra gente se tratar a gente fica mais seguro, porque a saúde da gente é bom, né, porque a gente doente não é ninguém”, disse

E ele, que acha que doença é  ‘o fim da história”.

“Doente não dá, não tem como a pessoa ir pra frente é porque é o fim da história, doença, quando a doença chega o que vai fazer? É o fim da história”, justificou o lavrador patriarca da família

O programa Saúde na Escola está sendo levado à zona rural, gradativamente. A pretensão é atingir o maior número possível de alunos e famílias segundo Ana Maria SENA, coordenadora da Educação no Campo.

“Trazendo essas famílias pra escola havendo uma interação entre saúde, escola  e comunidade juntas, fazendo uma parceria, é um projeto riquíssimo em informações com consultas, vacinas, são coisas que veem a beneficiar os nossos alunos e também os pais de alunos do campo”, disse professora Zuca, como é conhecida.

Deixe uma resposta