Projeto da FAPEMA será apresentado em Codó nesta quinta-feira

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, cumpre a partir de quarta-feira (22) agenda de trabalho no interior do Estado. O objetivo da viagem é apresentar e divulgar para a comunidade científica o Plano de Trabalho da fundação para o ano de 2015. Até sexta-feira (24), o programa será lançado nas cidades de Bacabal, Codó, Caxias e Chapadinha.0LANÇAMENTO

A apresentação faz parte do trabalho de interiorização das ações da FAPEMA e segue determinação do governador Flávio Dino e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. Para 2015 estão previstos investimentos na ordem de R$ 50,3 milhões em financiamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento.

A programação terá início pelo município de Bacabal, onde a cerimônia está marcada para acontecer no dia 22 de abril, às 19h, no auditório do Fórum Juiz Deusimar Freitas de Carvalho. De Bacabal a equipe da FAPEMA segue para o município de Codó, com cerimônia prevista para às 10h do dia 23 de abril, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Ainda na quinta-feira, o plano de trabalho será lançado em Caxias, às 19h, no campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O encerramento da programação acontecerá na sexta-feira (24) com o lançamento do plano em Chapadinha, marcado para as 14h30 no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A equipe de viagem também será composta pela Diretora Científica da FAPEMA, Silvane Magali Nascimento, pelo Assessor de Planejamento, Paulo Vasconcelos e pela Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica, Luanna Carvalho.

A previsão é que até junho sejam visitadas as cidades de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara, para ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense. Essas ações contam com a parceria das instituições de ensino superior do Estado.

Plano de trabalho

Anunciado oficialmente no último dia 09 pelo governador Flávio Dino, em cerimônia realizada no Palácio Henrique de La Rocque, o plano de trabalho da Fapema tem a finalidade de garantir às insituições de ensino e pesquisa mais condições para a produção do conhecimento que contribua para a melhoraria da qualidade de vida do maranhense e que possa gerar desenvolvimento econômico.

A partir deste ano, as chamadas públicas estão reorganizadas em quatro linhas de ação prioritárias para o desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica. Estruturada nas linhas Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência, foram definidos 15 programas e 43 editais que permitirão que a comunidade científica e a sociedade compreenda o processo de fomento, formação de recursos humanos e popularização da ciência.

O plano também garante maior transparência às ações da Fapema. “Associado ao edital, o programa é mais claramente entendido enquanto finalidade da pesquisa. A sociedade espera muito por isso, por um debate em torno do que as pesquisas vão oferecer para transformação social e para melhorar nossa sustentabilidade”, afirma Alex Oliveira.

Algumas das chamadas previstas para este ano já estão disponíveis para inscrição online no site da FAPEMA – www.fapema.br. Entre elas, os novos programas “Universidade de Todos Nós” e “Tecnologias Sociais”, que tiveram seus principais aspectos debatidos durante a oficina de planejamento e participação social organizada pela Fundação.

Ascom

Deixe um comentário