Projeto de Lobão Filho tem metas de curto prazo para o desenvolvimento do MA

Com pouco mais de duas semanas de anunciada sua pré-candidatura ao Governo do Estado, o senador Lobão Filho (PMDB) já iniciou a preparação de seu plano com propostas de governo que será apresentado à população durante a campanha eleitoral. Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura serão os pontos principais de seu plano com metas a serem cumpridas a curto prazo e que reflitam resultado positivo para a população.

Uma equipe já está trabalhando junto ao pré-candidato para a elaboração do plano de governo. São lideranças políticas, comunitárias e ainda especialistas das universidades. Dessa forma, segundo o senador, é possível trazer os principais anseios da população de diversas regiões do Maranhão e ainda criar planos com metas que possam ser colocadas em práticas.

Lobão Filho
Lobão Filho

“Estamos organizando nosso plano de governo, que está sendo preparado a 500 mãos, envolvendo partidos políticos, lideranças comunitárias, especialistas das universidades. Todos juntos em um grande grupo de trabalho para que possamos aprofundar as demandas de cada área e, assim, elaborar um plano que vai nortear o nosso governo”, afirmou o senador.

Para montar esse plano, Lobão Filho garante que consultará também os planos de governo de seus adversários para captar as ideias positivas para a população. “Longe de mim querer ser professor de Deus. Estou aqui para buscar soluções que garantam o melhor para a sociedade e por isso olharei o plano de governo dos meus adversários. O que tiver de ideias boas, absorverei para o nosso plano de trabalho”, disse.

“Quadripé” – Nesse plano de governo, Lobão Filho disse que haverá um “quadripé” que terão ações imediatas. O primeiro é a área de Segurança. Apesar de não ser o ponto forte de sua futura administração, o pré-candidato garante que serão necessárias ações que possam ser sentidas pela sociedade. Nessa área, Lobão Filho quer trabalhar tanto no sistema penitenciário quanto na prevenção de crimes no Estado. Na área prisional, o senador diz que, mesmo sendo polêmica, a ideia é tirar de São Luís o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo ele, o presídio está dentro de um centro urbano em área de crescente valorização.

“Não tenho receio da polêmica. Não podemos admitir que São Luís tenha em sua entrada um complexo de prisões à beira da avenida. Não podemos aceitar que dentro de um centro urbano, na capital, se abrigue criminosos. No meu plano de governo estará incluso a implosão de Pedrinhas e a construção de presídios em áreas distantes”, afirmou.

Lobão Filho lança pré-candidatura
Grupo político de Lobão Filho

Ainda nesta área, o senador quer instituir o trabalho dentro das penitenciárias para que os presos possam manter suas famílias enquanto cumprem suas penas. Em consulta a sua assessoria jurídica feita no início deste ano, Lobão Filho disse ser constitucional manter esse tipo de atividade com os presos. Na Saúde, a ideia é melhorar o trabalho já iniciado no governo de Roseana Sarney, deixando o sistema menos oneroso e administrando junto com os municípios a gestão das unidades de saúde.

Outra prioridade do pré-candidato é a Educação. Além da valorização dos profissionais com melhores salários, capacitação e especializações, o plano é investir em curso profissionalizante, principalmente para os jovens que estão concluindo o ensino médio.A última área do “quadripé” apontado pelo senador é a Infraestrutura, considerado pelo pré-candidato como o carro-chefe de seu plano de governo. Isso porque o planejado nesta área é fazer com que o Maranhão se desenvolva. “O plano central do meu governo é o crescimento econômico. O desenvolvimento do estado”, declarou.

Primeiro será a identificação da vocação de cada região do Maranhão para que possa ser investido na área. Como exemplo, a região onde fica Barreirinhas terá a disposição investimentos na área do turismo. “Se a tendência for a agricultura, assim será investido; se for piscicultura, muito importante para nosso estado, também vamos investir. A ideia é valorizar a característica econômica de cada local”, explicou.

Outro foco para o desenvolvimento do Maranhão é o incentivo para a instalação de empresas, indústrias, o que contribuirá para a geração de emprego e renda, outra prioridade no plano de governo do peemedebista.Além desse “quadripé”, o pré-candidato do PMDB ao governo estadual garante que as demais demandas como, por exemplo, saneamento básico, abastecimento de água e mobilidade urbana terão lugar de destaque no seu plano de governo.

“A máquina precisa funcionar melhor, sendo menos cara”, diz senador

A meta é fazer a estrutura do estado funcionar de forma mais rápida e eficiente.Também fará parte do plano de governo do pré-candidato Lobão Filho readequar a máquina administrativa para que haja mais celeridade nas ações. A ideia do senador é enxugar mais a estrutura que faz o estado funcionar aliado com o cumprimento de metas e resultados positivos.

Segundo Lobão Filho, que tem mais de três décadas como empresário, isso será possível com a visão de empreendedorismo privado. Trabalhando com poucos recursos, prazos razoáveis e com eficiência.”Nos meus mais de 30 anos de empresário, sempre tive que trabalhar com poucos recursos. E na iniciativa privada é assim: quem não souber trabalhar com recursos reduzidos, quebra e o que não quero é quebrar a máquina do Estado. Por isso temos que enxugá-la”, afirmou.

O fato de ser empresário, de acordo com o pré-candidato, o diferencia em relação aos seus adversários que não tem a mesma experiência nem na máquina pública e nem na iniciativa privada.

“Sou um gestor, tenho experiência na máquina administrativa pública. Essa é a diferença de um governador como eu e um governador de ideias que nunca colocou a mão na massa e que, se faltar recurso, não saberá como agir”, finalizou o pré-candidato.

Municípios também são prioridade

Desde que chegou a São Luís, Lobão Filho tem recebido prefeitos do interior do Maranhão. Entre as conversas com os gestores, o assunto mais abordado pelos prefeitos é quanto à relação de um eventual governo do peemedebista com as administrações municipais. Como resposta, Lobão Filho tem dito que sua administração será municipalista e isso estará previsto em seu plano de governo. Segundo o pré-candidato, os municípios e suas demandas serão acompanhados de perto pela administração estadual.

Para ilustrar a preocupação com as prefeituras, Lobão Filho lembrou que, no início deste ano, procurou o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC), que pertence à oposição, que é adversária política de seu grupo político, para saber como poderia contribuir com São Luís por meio de sua emenda parlamentar.O prefeito da capital disse que a mobilidade urbana na entrada de São Luís seria a área que precisava de investimentos. Com isso, o senador direcionou sua verba de emenda parlamentar, que já foi liberada e está disponível no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para execução de obras.

“Dou esse exemplo para demonstrar que minha visão administrativa e política é diferente. Em ano eleitoral, não tive problema algum de procurar o prefeito da capital, que é do grupo adversário do meu e oferecer minha verba parlamentar para contribuir com a população de São Luís”, afirmou.

Diretrizes

Segurança – redefinir o sistema penitenciário em relação à localização e ao custeio; plano de trabalho para detentos; valorização das polícias Militar e Civil. Educação – investimentos em cursos profissionalizantes; valorização dos profissionais da área com melhores salários, capacitação e especialização

Saúde – fazer o sistema funcionar de forma menos onerosa; parceria com os municípios para que o atendimento de pacientes, principalmente no interior do estado, seja feito nas unidades de saúde da região.

Desenvolvimento econômico – geração de emprego e renda com investimentos em atividades próprias de cada região ou município; incentivos para instalação de empreendimentos no Maranhão; capacitação da mão de obra. Reestruturação da máquina administrativa – enxugar a máquina administrativa do estado para que esta funciona de forma mais célere, eficaz e menos onerosa

Por Carla Lima/ Jornal O Estado do MA

10 comentários sobre “Projeto de Lobão Filho tem metas de curto prazo para o desenvolvimento do MA”

  1. só balela do Lobaozinho e de seu grupo! eles estão a 27 anos no comando do MA e nada fizeram para esta grande mudança q de 4 em 4 anos eles fomentam! só otário cai nessa balela!!!

  2. Sei não, mas se eu fosse político votaria e pediria votos para Lobão Filho.
    Ele pelo menos tem a visão política das necessidades do povo e seria fiel aos pedidos dos políticos do interior, que conhecem as suas necessidades e do povo.

  3. esse e hilario kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Projeto de Lobão Filho tem metas de curto prazo para o desenvolvimento do MA ele fala como como se fosse o candidato da oposição

  4. lobao veio falo com Bine ontem e Bine falo q se francisco nagib sair candidato a dep estadual o bine e camilo vao com flavio dino,Camilo pergunto pro Bine quem é quem tem 18 mil votos fora de prefeitura?! quem é q tem 5 mandatos de dep estadual no Maranhao e ta indo pra briga pelo 6?!?! Lobao respondeu é vc bine q tem 18 mil votos e seu filho q ta indo pro 6 mandato! eu quero seu apoio Bine !! ai lobao garantiu q f. nagib nao sera candidato a dep estadual. e ricardo já mando dizer a lobao q se f nagib sair candidato a dep federal o ricardao vai apoiar flavio dino ! lobao agora ja mando f nagib voltar atrás e nao sera candidato a mais nada!!

  5. Desse jeito apelativo Acélio você já esta ficando ridículo. Só esta faltando terminar o texto com a frase “Vote em Lobinho”.

Deixe um comentário