PT empossa Diretório Estadual e se prepara para discutir eleições

A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão reúne-se hoje, em dois hotéis em São Luís, para oficializar a posse dos membros do Diretório Estadual da legenda. O encontro das lideranças será comandado pelo presidente reeleito da sigla, Raimundo Monteiro.

A indicação dos nomes que representarão as várias tendências do partido obedecerá a uma divisão definida pela Executiva Nacional. Na semana passada, ao oficializar a reeleição de Monteiro no Processo de Eleições Diretas (PED), a instância máxima de deliberação da legenda decidiu que 50% das vagas do Diretório Estadual ficarão com a chapa que teve o presidente reeleito como candidato.

As demais chapas, juntas, terão direito a indicar a outra metade do colegiado, que conta com 50 membros. “Essa foi uma definição da Executiva Nacional quando resolveu o impasse do PED no Maranhão. Nós indicaremos 25 membros para o Diretório Estadual e os nossos adversários terão direito a indicar os outros 25”, declarou Monteiro.

O presidente explicou, ainda, que apenas após a posse do Diretório Estadual o PT iniciará os debates sobre a instalação da Executiva maranhense da sigla. Nesse caso, será mantida a mesma proporção – de 50% de membros indicados pelo grupo que atualmente detém o comando da legenda -, mas a quantidade de militantes da instância é menor, com 16, além do próprio presidente e da líder da bancada petista na Assembleia Legislativa, deputada Francisca Primo.

“Inicialmente vamos resolver essa questão da nomeação do Diretório Estadual. Só depois disso cada chapa indicará seus nomes para a Executiva e trataremos desse assunto, mas também com a certeza de que metade dos componentes serão indicados pelo nosso grupo”, acrescentou.

Tática – A mesma matemática usada pela Executiva Nacional do PT para definir a divisão de forças no Diretório e na Executiva estaduais foi usada para decidir o número de delegados que cada tendência indicará para o “Encontro de Tática Eleitoral”, instância deliberativa que chancelará o destino da legenda nas eleições de outubro deste ano. Também neste caso, o grupo de Monteiro indicará 50% dos 260 delegados e os demais serão indicados pelas outras cinco tendências estaduais. Nesse encontro, o debate será entre a escolha por uma candidatura própria, ou aliança, que pode ainda ser com o PMDB ou o PCdoB.

FONTE: O Estado do MARANHÃO

Um comentário sobre “PT empossa Diretório Estadual e se prepara para discutir eleições”

  1. Acelêza, o PT maranhense é uma piada, nada é discutido, mas imposto pela Direção Nacional, como no caso do apoio à sarneyzada e no caso das últimas eleições do Diretório Estadual. Na verdade esse partido virou mais um no bolso da oligarquia.

Deixe uma resposta