Uma equipe formada por profissionais de saúde estiveram na manhã de ontem, quarta-feira (13/11) no bairro São Sebastião em Timbiras fazendo um trabalho de orientação e conscientizando os moradores sobre os ricos e danos a saúde provocada pelo mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
Um levantamento feito pelo Setor Controle de Endemias e Técnicos da FUNASA detectou que o município possui um alto índice de infestação predial e que medidas urgentes devem ser tomadas para se evitar uma possivel epidemia de dengue em Timbiras.
Segundo o relatou um dos coordenadores do serviço de combate a dengue no município, no bairro São Sebastião de cada cem casas, dez possuem o foco do mosquito e esse número corresponde a dez por cento de infestação predial, sendo que o tolerado pelo MS é de apenas um por cento e isso aumenta as possibilidades de uma epidemia.
A ação iniciada nesta quarta feira irá se estender ate o dia 19 de novembro onde será realizado um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue que contará com a participação em massa da população.
Uma pequena palestra foi realizada nas proximidades da nascente que abastece parte dos moradores do bairro, no local nenhuma larva foi encontrada mas, a falta de cuidado por parte de alguns moradores tem sido motivo de preocupação para aqueles que lutam por sua preservação.
Numa ação conjunta entres profissionais de saúde e comunidade, foi recolhida uma grande quantidade de lixo considerado como fonte de depósitos para a proliferação do Aedes como garrafas, latas, copos descartáveis e outros.
Muitos moradores do bairro visitado pela equipe da saúde já estão conscientes do perigo e já estão seguindo a risca as orientações que lhe são repassadas diariamente nas visitas domiciliares e pelos meios de comunicação.
O coordenador de campo, Ozeas Mendes garantiu que os guardas de endemias estão empenhados no trabalho de combate ao mosquito e eliminação dos posiveis pontos de proliferação em Timbiras e que estas ações terão continuidade nos próximos dias e que a batalha contra o Aedes Aegypti está apenas começando.
O evento contou com a participação da equipe de Agentes de Saude do Bairro São Sebastião, Técnicos de Enfermagem, Coordenadores do Núcleo de Vigilância em Saude, Guardas de Endemias, Técnicos da FUNASA e com total apoio da Secretaria Municipal de Saude.
Por: Jotta orlando
3 Responses
SE NÃO PROGRAMA FEDERAL EM TIMBIRAS A COISA NÃO FUNCIONA SE ESPERAR PELO PREFEITO TÁ RUIM .ACELIO VEM FAZER UMA MATÉRIA EM TIMBIRAS SOBRE OS TRANSPORTES ESCOLARES NÃO PAGARAM E ELES PARARAM OS ALUNOS DA ZONA RURAL TÃO SEM AULA E A EMPRESA DE LIMPEZA PAROU FALTA DE PAGAMENTO .
SE NAO TEM NEM GENTE NA CIDADE,COMO VAI TER,MOSQUITO,ESSE PREFEITO DE TIMBIRAS TÁ É CERTO MESMO,ESSE POVINHO GOSTA É DE TACA MESMO,É COMO DIZ,CHICO DO FOTO,VAMOS TRAZER GENTE DE CODÓ,QUE GANHAMOS DE NOVO,COLOCA EM CARGOS BONS AMIGOS DE CODÓ,E DEIXA QUE DEPOIS É OUTRA LAPADA….
OLHA, CHEILA, COM “C”, ACHO QUE VC AINDA PODE PRECISAR DE UM TIMBIRENSE, POR ISSO RESPEITE NOSSA TIMBIRAS,,,, ESSA ADMINISTRAÇÃO DESTE FOTO, É UM RETRATO DE PURA IGNORÃNCIA, MAL…., E ACIMA DE TUDO …….
GELADEIRA DO POSTO SÃO SEBASTIÃO, ESTÁ QUEIMADA HÁ MAIS DE DUAS SEMANAS, O CONCERTO CUSTA R$ 500,00, É SÓ CONSERTAR……
MELHOR DO QUE PERSEGUIR FUNCIONÁRIOS……