Fale com Acélio

A população codoense ganhou as ruas na manhã dessa terça-feira, dia 20, para participar da XI Marcha Zumbi dos Palmares. A caminhada celebra o Dia da Consciência Nacional Negra e faz homenagens ao dia de falecimento de Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso Quilombo e que lutou pela igualdade entre as raças e a liberdade dos negros no Brasil colônia.

A concentração aconteceu na Praça Palmério Cantanhêde reunindo a comunidade negra de Codó e simpatizantes da cultura afro-descendente. A marcha percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, culminando em um grande encontro da negritude codoense na Praça Ferreira Bayma.

Autoridades e representantes da luta pelos direitos civis do município estavam presentes, como o Comendador da República e Líder Religioso, Mestre Bita do Barão e o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra.

A XI Marcha Zumbi dos Palmares encerra uma semana de atividades dedicadas ao tema, incluindo encontros religiosos de matriz africana, show com grupos culturais de matriz africana, artistas Locais e atração Regional do gênero Afro e visitas às Comunidades Quilombolas. Também foi realizada uma série Rodas de Conversas e diálogos sobre cultura afro brasileira com Lideranças quilombolas, gestores educacionais, professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Para o Secretário de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, o evento é uma oportunidade de afirmação e divulgação da cultura afro, além de uma homenagem ao movimento pela igualdade racial em todo o país. “Mais uma vez nos reunimos, em grande público, aqui em Codó para a nona Marcha, o que é uma oportunidade para divulgar a luta pelos direitos do negro no Brasil e de valorização da cultura negra. A melhor maneira de transformar uma sociedade é tornando-a mais igualitária e justa para todos. Temos que respeitar os valores as diferenças de cada comunidade e grupo étnico. E estamos conseguindo manter nossa agenda e honrar nossos compromisso com a sociedade graças aos esforço e o apoio do prefeito Zito Rolim”. Finalizou.

Raphael Fernandes / Ascom-Prefeitura Municipal de Codó

Um comentário sobre “Realizada IX Marcha Zumbi dos Palmares”

  1. Que coisa ridícula!

    Zumbi dos Palmares era um tirano ESCRAVOCRATA! Engana-se quem pensa que ele “lutou pela igualdade entre as raças e a liberdade dos negros no Brasil colônia”.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias