Uma série de reclamações do público codoense sobre o mau atendimento e os erros de registro em cartórios chegou à plenária da câmara municipal e ganhou destaque nas rodas de bate papo entres os moradores do município de Codó essa semana.
O assunto se tornou mais evidente depois que o Vereador Gracinaldo (PSL) levou denúncia de pessoas que sofreram algum tipo de dano pelo atendimento nos cartórios de Codó.
Depois de ouvir uma série de denúncias de cidadãos, o edil decidiu apurar in loco o que estava acontecendo nos notários.
“Eu tive o desprazer e o infortúnio de constatar o que um cartório de registro civil é capaz de fazer com nossos munícipes. O atendimento é péssimo e as pessoas têm clamado a mim para registrar, como porta voz do cidadão comum, essa insatisfação popular aqui na Casa do Povo. E eu pude observar a veracidade das denúncias a mim relatadas”. Alertou.
Gracinaldo relatou um caso onde um cidadão perdera a original de sua certidão de nascimento e pediu ao político uma ajuda, uma certidão nova. O vereador, como o maior prazer, foi renovar a certidão de nascimento acompanhando o rapaz. Depois do serviço feito, constatou que a certidão fora emitida com o sexo trocado, constando feminino ao invés de masculino. A indignação do parlamentar veio quando o funcionário do cartório respondeu que não poderia fazer nada.
“Quer dizer que o cartório contrata uma pessoa para trabalhar, que é de responsabilidade da instituição, o funcionário erra na hora de fazer o registro e depois o problema é do cliente? Isso é correto com o cidadão?”. Questionou.
Outros vereadores como Domingos Reis (PT) e Pedro Belo (PC do B) pediram a parte para elogiar os temas que o colega de parlamento sempre leva a tribuna da Casa do Povo. Os vereadores destacaram que os temas levados por Gracinaldo a câmara municipal de Codó são sempre pertinentes e importantes aos direitos do consumidor e do cidadão, como a garantia dos direitos dos idosos e do homem do campo, o atendimento em instituições bancárias e agora, o atendimento e capacidade profissional dos funcionários de notários.
Gracinaldo encerrou seu discurso agradecendo ao poder público municipal o atendimento ao seu requerimento que ajudou a trazer o Viva Cidadão permanente para Codó e parabenizou a mobilização da população e seu apoio a causa para mais essa conquista. “Fico muito honrado e feliz por ter atendidas com celeridade, tanto pelo poder público municipal, quanto o estadual, as indicações e requerimentos que elaboramos para o bem do povo de Codó”. Finalizou.
Indicações da semana
Nas indicações de número 31/14 e 32/14, Vereador Gracinaldo reivindica ao poder executivo municipal a recuperação da Estrada Vicinal que liga a localidade Canto do Coxo à Pirambeba e o recapeamento e operação tapa buracos para as ruas 31 de Março, Av. Marechal Castelo Branco, Rua Barão do Rio Branco e Desembargador Joaquim Santos, respectivamente. Na indicação Nº 33/14 pede pela continuação da construção do Canal da Água Fria (Rua Rio Grande do Norte)
Ascom/Vereador Gracinaldo
7 Responses
Gracinaldo, estão regularizando terrenos do município e de terceiros em nome de uma imobiliária. Quer provas, procure o senhor JB.
A reclamação do vereador não deveria ser genérica. Ao mencionar “notários”, o mesmo deveria nominar os notários ou mesmo os cartórios que fazem mal atendimento. Por que ao dizer de forma genérica e agindo assim a população acredita que todos atendem mal.
Outra coisa, como agente público que é, ao receber a reclamção tem todo o direito de investigar, in loco, a procedencia da reclamação do usuário, e não sair atirando p’ra todo lado.
Carlos Magno – notário
Valeu Vereador!
por denunciar os maus serviços prestados por alguns notários da cidade.Também aconteceu com um sobrinho meu, ao tirar sua 2ª via da certidão de nascimento teve o nome de sua mãe escrito de forma errada, ao se dirigir ao viva cidadão de Coroatá, para emissão da certeira de identidade a funcionária detectou o erro, e ele teve que voltar à Codó e consequentemente ao cartório que originou o documento com vícios, que de início quis se opor a escriturar uma nova via,foi onde me intervir e ameacei levar o caso à ouvidoria do Tribunal de Justiça, órgão responsável pela concessão e funcionamento das serventias extrajudiciais(cartórios de notas, ofícios e os de registros civis). Imediatamente a tabeliã se comprometeu em escriturar uma nova via do documento sem nenhum ônus pro rapaz em questão.
Vereador reivindique também ao poder executivo municipal a recuperação total da rua Goiás, a situação lá ao chover é de calamidade, só uma nova camada asfáltica pode resolver o problema, como também o da Avenida Vitorino Freire(no trecho que vai da residência do Sr. Quinca ao pé da ponte), principal via de acesso à Trizidela.
esse veriador gracinaldo atingir os outros com vontade, so quer ser o cara, mas nao e nada esse ………..
Quem vai entender as pessoas se os Vereadores reivindica em favor do povo é criticado…Eu agradeço por ver uns dos nossos Edis se preocupando com nossa população…
Continua assim nobre Vereador , população de Codó agradece por sua coragem…
Com relação a essa denuncia e verdadeira, trabalho em um local onde diversas pessoas nos procuram para reclamar de erros nos registros erros estes cometidos pelo próprio cartório que se recurso a reavê-los e ainda tratam mau as pessoas… Parabéns ao seu Carlos Magno faço serviços constantes em seu Cartório e sempre foi muito bem atendida…