Fale com Acélio

Na completa ausência da responsabilidade do governo municipal comandado pelo prefeito Zé Francisco têm surgido a solidariedade entre os alunos da zona rural que conseguem levar de casa algo para comer na escola.

Eles estão dividindo até farofa de ovo, com a farinha comprada pelos pais e os ovos da galinha que é criada em casa.

O relato foi ouvido pelo jornalista Francisco Oliveira, do Sistema FC de Comunicação e a reportagem, feita há cerca de 8 meses, foi reprisada ontem, segunda-feira,  17, no programa FALA CODÓ.

“Eles estão se virando por conta própria, eles trazem o lanche da própria casa pra dividir com os coleguinhas. Quando trazem suco eles dividem, faz farofa eles dividem pra eles mesmo – POR QUE O LANCHE QUE ERA PRA TER NA ESCOLA, NÃO TEM? (indaga o jornalista)  – Não tem (responde a entrevistada) quando vem mas não vem açucar, tem o suco mas não vem açucar”, disse uma mãe

Apesar do problema, a falta da merenda escolar já virou rotina desde 2021 quando Zé assumiu, segundo pais e mães de alunos. Nunca houve com a regularidade necessária.

No entanto, pior do que ir à escola e assistir aula sem merenda é, sequer, chegar à própria escola. Este sim, para os pais é um problema que urge de solução.

“O escolar não vai buscar, as vezes não vem deixar. Aí quando vai buscar não vai deixar em casa, é isso aí, falta gasolina, o escolar quebra. Tanta coisa, tem que dá um jeito porque tá difícil pra todo mundo, pras mães do Cipoal e outras localidades aí”, reclama uma mãe

PREJUÍZO NA ESCOLA DOS FILHOS E NA VIDA DOS PAIS

Na escola-polo Claudiana Santos Aranha, de CENTRO DOS MONTEIROS, a 35 km da sede do município, o jornalista da FCTV encontrou o inimaginável. Para lá até  existem dois ônibus, mas a demanda é maior “o resultado disso são crianças que vão ficando pelo caminho ou sequer conseguem chegar até a escola“, narra o jornalista

Os pais estão vendo o prejuízo educacional dos filhos e, por conta da irresponsabilidade do governo de Zé Francisco, estão enfrentando prejuízos também no próprio bolso. É deles a missão de levar e trazer as crianças em muitos povoados da nossa zona rural, se quiserem filhos na escola.

Ocorre que combustível em alguns pontos rurais chega a ser vendido a R$ 9 o litro (é a prática da venda clandestina, alguém compra na cidade e revende ao preço que bem entende). Quem quer ver o filho ou filha chegar ao colégio se submete.

“Desde março que nós estamos sem transporte do Cipoal à Eira e a gente vem todo dia na parte da tarde buscar. Pela manhã eles vão, mas à tarde não tem o transporte que leva porque era 4 ônibus, agora só tá tendo 2. Se não tiver quem vem buscar eles nem vem porque não tem – É MUITO DISTANTE? – Sim, é 14 km – NÃO TEM NEM COMO VIR A PÉ? Não tem como vir a pé”, completa uma mãe

Muitas vezes ter um transporte e a condição de abastecê-lo não basta, como explicou uma mãe ao jornalista.

“Muitas vezes a pessoa tem só um transporte em casa aí nem só a gente precisa do transporte. Muitas vezes o esposo da gente, que trabalha, precisa do transporte pra resolver uma coisa as crianças já perdem aulas porque não tem como ir à escola”

LEONEL FILHO FOI CHAMADO

A reportagem também ouviu o vereador Leonel Filho que foi chamado à região para denunciar o descaso ao Ministério Público e levá-lo à Tribuna da Câmara.

O parlamentar lamentou tudo que viu.

“Pois é, você viu o absurdo que nós estamos passando aqui na região, tendo que levá-los à escola por falta de transporte escolar, dois problemas gravíssimo que vem afetando nosso município de Codó. Os alunos recorrem às mães, recorrem aos pais gastando gasolina  quando tem o recurso, quando não tem fica sem ir pra aula. Tem criança sem estudar por falta de transporte escolar, veja a gravidade da situação”, disse Leonel.

 

 

6 Respostas

  1. A FCTv do Chiquinho desesperado por prefeitura não tem moral pra falar de educação.
    No cruel mandato do Nagib, o pai dele, que era o prefeito de fato, mandou reduzir a merenda, mandou reduzir o salário dos servidores na educação, e fechar mais de 70 escolas.
    Naquela época obscura em que pai e filho desgovernavam o município, nessa longínqua região citada nunca tinha ônibus e nem merenda.
    Ao ler a postagem, os supostos entrevistados afirmam que tem ônibus escolar, e as vezes falta. Ônibus é máquina, que rodando diariamente em vicinais são suscetíveis de falha mecânica. Um dos entrevistados afirma que tinha 4 ônibus, e agora tem 2 ônibus. E no empo do Nagib não tinha nenhum. Então que moral essa FCtv mentirosa tem pra falar de educação? Nenhuma.
    Afirmam também que tem merenda, mas às vezes falta açúcar. Ora, dado a distância da sede do município, na logística de distribuição pode haver intercorrências, ou até mesmo atraso do fornecedor.
    E a figura enigmática do vereador Leonel Filho inserida na postagem já é sinônimo de armação política e total falta de credibilidade.
    Em suma, a postagem é especial para mostrar o desespero pir prefeitura dos proprietários dessa emissora, que por serem tão ruins para Codó, não tiveram direito de reeleição. Mas forçam a barra para tentar voltar a enganar o povo. Mas não passarão.

  2. Como dizia Itararé: o exagero é morada da mentira.
    Pelo título sensacionalista da postagem já dá pra perceber que o blog tenta, e não consegue, fazer com que o povo esqueça que quem minou e sabotou a educação em Codó foi o dono dessa fctv. Foram inúmeras as perversidades perpetradas na educação pelo Chiquinho da tvfc, o chefão do governo anterior.
    No desespero pela prefeitura, eles vão nos confins do município montar um circo, cujo palhaço travestido de vereador é enviado para fazer graça, e nem isso consegue.
    Postagem de reportagem sem credibilidade, como tudo que essa tvfc faz.

  3. é um cenário aterrorizante, eu sai de Codó em 2002, e continua o mesmo abuso, r…. e falta de respeitos com o povo codoense! SE UNAM E LEVATEM DA CADEIRA… esses políticos só querem encher os bolsos e sumir..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PUBLICIDADES