Na completa ausência da responsabilidade do governo municipal comandado pelo prefeito Zé Francisco têm surgido a solidariedade entre os alunos da zona rural que conseguem levar de casa algo para comer na escola.
Eles estão dividindo até farofa de ovo, com a farinha comprada pelos pais e os ovos da galinha que é criada em casa.
O relato foi ouvido pelo jornalista Francisco Oliveira, do Sistema FC de Comunicação e a reportagem, feita há cerca de 8 meses, foi reprisada ontem, segunda-feira, 17, no programa FALA CODÓ.
“Eles estão se virando por conta própria, eles trazem o lanche da própria casa pra dividir com os coleguinhas. Quando trazem suco eles dividem, faz farofa eles dividem pra eles mesmo – POR QUE O LANCHE QUE ERA PRA TER NA ESCOLA, NÃO TEM? (indaga o jornalista) – Não tem (responde a entrevistada) quando vem mas não vem açucar, tem o suco mas não vem açucar”, disse uma mãe
Apesar do problema, a falta da merenda escolar já virou rotina desde 2021 quando Zé assumiu, segundo pais e mães de alunos. Nunca houve com a regularidade necessária.
No entanto, pior do que ir à escola e assistir aula sem merenda é, sequer, chegar à própria escola. Este sim, para os pais é um problema que urge de solução.
“O escolar não vai buscar, as vezes não vem deixar. Aí quando vai buscar não vai deixar em casa, é isso aí, falta gasolina, o escolar quebra. Tanta coisa, tem que dá um jeito porque tá difícil pra todo mundo, pras mães do Cipoal e outras localidades aí”, reclama uma mãe
PREJUÍZO NA ESCOLA DOS FILHOS E NA VIDA DOS PAIS
Na escola-polo Claudiana Santos Aranha, de CENTRO DOS MONTEIROS, a 35 km da sede do município, o jornalista da FCTV encontrou o inimaginável. Para lá até existem dois ônibus, mas a demanda é maior “o resultado disso são crianças que vão ficando pelo caminho ou sequer conseguem chegar até a escola“, narra o jornalista
Os pais estão vendo o prejuízo educacional dos filhos e, por conta da irresponsabilidade do governo de Zé Francisco, estão enfrentando prejuízos também no próprio bolso. É deles a missão de levar e trazer as crianças em muitos povoados da nossa zona rural, se quiserem filhos na escola.
Ocorre que combustível em alguns pontos rurais chega a ser vendido a R$ 9 o litro (é a prática da venda clandestina, alguém compra na cidade e revende ao preço que bem entende). Quem quer ver o filho ou filha chegar ao colégio se submete.
“Desde março que nós estamos sem transporte do Cipoal à Eira e a gente vem todo dia na parte da tarde buscar. Pela manhã eles vão, mas à tarde não tem o transporte que leva porque era 4 ônibus, agora só tá tendo 2. Se não tiver quem vem buscar eles nem vem porque não tem – É MUITO DISTANTE? – Sim, é 14 km – NÃO TEM NEM COMO VIR A PÉ? Não tem como vir a pé”, completa uma mãe
Muitas vezes ter um transporte e a condição de abastecê-lo não basta, como explicou uma mãe ao jornalista.
“Muitas vezes a pessoa tem só um transporte em casa aí nem só a gente precisa do transporte. Muitas vezes o esposo da gente, que trabalha, precisa do transporte pra resolver uma coisa as crianças já perdem aulas porque não tem como ir à escola”
LEONEL FILHO FOI CHAMADO
A reportagem também ouviu o vereador Leonel Filho que foi chamado à região para denunciar o descaso ao Ministério Público e levá-lo à Tribuna da Câmara.
O parlamentar lamentou tudo que viu.
“Pois é, você viu o absurdo que nós estamos passando aqui na região, tendo que levá-los à escola por falta de transporte escolar, dois problemas gravíssimo que vem afetando nosso município de Codó. Os alunos recorrem às mães, recorrem aos pais gastando gasolina quando tem o recurso, quando não tem fica sem ir pra aula. Tem criança sem estudar por falta de transporte escolar, veja a gravidade da situação”, disse Leonel.
6 Respostas
A FCTv do Chiquinho desesperado por prefeitura não tem moral pra falar de educação.
No cruel mandato do Nagib, o pai dele, que era o prefeito de fato, mandou reduzir a merenda, mandou reduzir o salário dos servidores na educação, e fechar mais de 70 escolas.
Naquela época obscura em que pai e filho desgovernavam o município, nessa longínqua região citada nunca tinha ônibus e nem merenda.
Ao ler a postagem, os supostos entrevistados afirmam que tem ônibus escolar, e as vezes falta. Ônibus é máquina, que rodando diariamente em vicinais são suscetíveis de falha mecânica. Um dos entrevistados afirma que tinha 4 ônibus, e agora tem 2 ônibus. E no empo do Nagib não tinha nenhum. Então que moral essa FCtv mentirosa tem pra falar de educação? Nenhuma.
Afirmam também que tem merenda, mas às vezes falta açúcar. Ora, dado a distância da sede do município, na logística de distribuição pode haver intercorrências, ou até mesmo atraso do fornecedor.
E a figura enigmática do vereador Leonel Filho inserida na postagem já é sinônimo de armação política e total falta de credibilidade.
Em suma, a postagem é especial para mostrar o desespero pir prefeitura dos proprietários dessa emissora, que por serem tão ruins para Codó, não tiveram direito de reeleição. Mas forçam a barra para tentar voltar a enganar o povo. Mas não passarão.
Como dizia Itararé: o exagero é morada da mentira.
Pelo título sensacionalista da postagem já dá pra perceber que o blog tenta, e não consegue, fazer com que o povo esqueça que quem minou e sabotou a educação em Codó foi o dono dessa fctv. Foram inúmeras as perversidades perpetradas na educação pelo Chiquinho da tvfc, o chefão do governo anterior.
No desespero pela prefeitura, eles vão nos confins do município montar um circo, cujo palhaço travestido de vereador é enviado para fazer graça, e nem isso consegue.
Postagem de reportagem sem credibilidade, como tudo que essa tvfc faz.
triste um doido por dinheiro ficar fazendo essas materias
Matéria requentada da FC TV?
Exatamente, matéria requentada.
Como tudo nessa TV é fria, tudo é requentado.
é um cenário aterrorizante, eu sai de Codó em 2002, e continua o mesmo abuso, r…. e falta de respeitos com o povo codoense! SE UNAM E LEVATEM DA CADEIRA… esses políticos só querem encher os bolsos e sumir..