Reunião para atualização do Plano e Ações Articuladas mostra perspectivas para a educação em Codó

Foto Nilton Messias
Foto Nilton Messias

No dia 08 de maio, realizou-se na Escola Modelo Remy Arche a 1ª reunião para atualização do PAR (Plano de Ações Articuladas) do município de Codó. Estavam presentes autoridades municipais, representantes da Secretaria Municipal de Educação e profissionais da área. O evento é fundamental para o planejamento e investimentos na educação do município.

De acordo com Maria Ducarmo, da SEMED Codó, o PAR trabalha com quatro grandes dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos, e visa o cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC, Estado e Municípios.

“Dentro de cada dimensão do PAR podem existir até 82 indicadores referentes as ações que serão implantadas. Com base nessas informações, o FNDE realizará pesquisas através de índices e censos demográficos, a fim de validar os dados fornecidos. A delimitação de valores a serem repassados ao município é baseada nessa avaliação”, explicou.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de Educação de estados e municípios no planejamento de ações. Ele funciona como um “raio x” da Educação: os itens problemáticos são reconhecidos e, a partir daí, são tomadas medidas para solucioná-los.

Para obter os recursos provenientes do plano é necessário informar a realidade da educação municipal através de um diagnóstico realizado pelo Comitê Local do Plano de Metas – Compromisso Todos Pela Educação, que conta com representantes do Conselho Municipal de Educação, da sociedade civil, de pais de alunos, de diretores de escola e da Secretaria Municipal da Educação. O segundo Ciclo do PAR começou em 2012 e se estenderá até 2014. Por isso, estados e municípios estão revisando as ações planejadas, com base no Ideb dos últimos anos.

Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Um comentário sobre “Reunião para atualização do Plano e Ações Articuladas mostra perspectivas para a educação em Codó”

Deixe um comentário