Pular para o conteúdo
sexta-feira, 6 de novembro de 2026
Notícias

Revista COCAIS DO SABER é lançada valorizando a produção textual de professores e alunos

A COCAIS DO SABER é  primeira revista de produção científica com espaço para professores, supervisores escolares e alunos de Codó.

Professora mestre Regilane Barbosa Maceno, que coordena  o setor de Linguagem da Secretaria de Educação, uma da idealizadoras do projeto,  explicou que a finalidade é incentivar a produção textual de caráter científico ou, simplesmente, de boas práticas em sala de aula.

“Resgatar a cultura ou fomentar esta cultura aqui em Codó de produção de escrita mesmo porque a gente tem muito professor bom, muito aluno bom, nas comunidades muita gente boa que tá aí escondido e a Cocais do Saber vai trazer essa possibilidade dessas pessoas saírem dessa zona de conforto, nesse anonimato e vir pra revista contribuir pra que a sociedade codoense de seus filhos”, afirmou

Na primeira edição, Lucas Marques, aluno da zona rural do município,  é um dos alunos em destaque com o texto ‘MENOS QUE NADA’ onde ele faz uma crítica sobre como a sociedade trata os menos favorecidos.

O texto o fez ser um semifinalista de um concurso nacional para estudantes. Vê-lo publicado numa revista virou um momento motivador.

“ É um momento de muito agrado na minha vida, muito satisfeito por tá acontecendo isso, por Deus tá conseguindo realizar isso na min há vida (…) com certeza  me motiva muito a produzir mais textos, buscar mais, conhecer mais, buscar mais conhecimento sobre esta área de literatura, é muito ampla e tem muita coisa a ser explorada”, disse com convicção

SEMESTRAL

A ideia é lançar a  REVISTA COCAIS DO SABER semestralmente, segundo o secretário de Educação, Paulo Buzar.

“Eu acho que essa é uma oportunidade talvez ímpar para que os nossos professores e atores que integram a educação básica possam apresentar às comunidades o que nós estamos produzindo”, argumentou

Neste primeiro momento foram 47 páginas dedicadas mais à experiências exitosas no cotidiano da educação codoense. Entre os artigos expostos estão:

  • A formação continuada do PNAIC não é só uma proposta, é uma solução;
  • Ludicidade e aprendizagem significativa;
  • A festa do pato na Escola Municipal Reinaldo Zaidan;
  • Relato de experiência em uma turma do 3º ano na escola Rosângela Moura Freitas.

A próxima será diferente, explicou professor Cícero Barros um dos editores da Cocais do Saber.

 “Lançaremos também o edital para a segunda edição. Neste segundo edital nós teremos uma ampliação de gênero, teremos ensaios, teremos artigos científicos e outras propostas de produção científica também”, disse

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *