Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Sec. de Governo Ricardo Torres
Sec. de Governo Ricardo Torres

O blog ouviu o ex-procurador-geral do município de Codó, advogado Ricardo Torres, sobre a polêmica entrevista do advogado Francisco Mendes, conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, que prometeu denunciar o que chamou de omissão das autoridades de trânsito de nosso município.

Torres, que agora ocupa, oficialmente,  a pasta de secretário de governo, desde 1º de janeiro de 2013 segundo o próprio, bateu pesado. Disse que Dr. Mendes reclama  de omissão do Poder Público, mas esquece-se que também pertence ao poder por ele criticado, uma vez que é procurador do município (advogado com função de defender os interesses do município).

Afirmou que nos quatro anos em que esteve como procurador-geral do governo Cuidando de Nossa Gente nunca viu Mendes oferecer auxílio ou  ideias a quem quer que seja em nível municipal ou estadual para melhorar o trânsito de Codó.

Ele reclama da omissão do poder público, mas ele esquece que ele faz parte do poder público, ele é um procurador do município de Codó muito antes de ser um conselheiro da Ordem dos Advogados e nesta condição de procurador ele jamais procurou as autoridades de trânsito, nem mesmo a procuradoria-geral e eu fui procurador-geral nos últimos quatro anos só deixei agora em 31 de dezembro e ele jamais procurou a nenhum desses órgãos para oferecer ajuda, orientação, mesmo na condição de procurador ou na condição de procurador interessado”, afirmou

ESPETÁCULO PRA IMPRENSA

Tachou de ‘espetáculo para a imprensa’ a iniciativa do conselheiro estadual da OAB em afirmar que vai denunciar o caso à instâncias superiores do Trânsito maranhense e brasileiro.

Então isso parece um pouco mais de espetáculo para a imprensa do que, propriamente, uma preocupação de cidadão, mas a ideia que ele passa é consenso, o que ele diz no blog é a mesma ideia que o governo tem”, disse continuando:

‘É a de que nós temos que avançar juntos, não serei só eu, como secretário, que vou mudar o trânsito, não serão os agentes de trânsito, não, todos juntos em parceria em cooperação, com a Polícia Militar, com a Polícia Civil com a promotoria de Justiça e a própria Justiça, mas principalmente com a população como parceira”, concluiu

PRIORIDADES

O secretário de Governo acredita que se a sociedade abraçar a causa do trânsito, ele muda naturalmente sem a necessidade de intervenções mais rigorosas.

“Se houver um engajamento de todos os condutores vão se ver na obrigação de usarem mais equipamentos de segurança e se habilitarem com mais rapidez, apesar dos custos que são realmente elevados para que a habilitação ocorra, mas que é uma obrigação não tem como”, argumentou

Falou de prioridades e assim as definiu.

“Se a gente pudesse definir hoje quais são as prioridades do governo com relação ao trânsito é em primeiro lugar educação, em segundo lugar punição dos excessos, em terceiro lugar investimento na malha viária do município e em quarto lugar a  celebração dessas parcerias com todos os órgãos, com todas as forças de segurança e com toda a sociedade interessada em mudar todo este cenário”, frisou

DINHEIRO DO IPVA

Sobre metade do valor arrecadado pelo Estado com licenciamento de veículos em Codó (IPVA) que deveria ser aplicado na melhoria do trânsito,  corrigiu o montante recebido, majorando-o. Segundo Ricardo Torres, após ouvir o setor de Finanças, o município recebeu em 2012, mais de R$ 945 mil reais desta fonte, quase 1 milhão de reais, e, ao contrário do que o blog ventilou, este dinheiro teria sido investido aqui.

“Não é uma receita vinculada ao trânsito e ao transporte, é uma receita constitucional do município assim como o FPM, assim como o próprio IPVA, IPTU, essas são receitas dos município decorrentes de impostos, no caso aí o IPVA, que não são obrigatoriamente investidas no próprio trânsito, mas parte disso sim foi investido  seja com a folha de pagamento de pessoal da área, seja de investimento em construção de lombadas, reparos de diversas vias, então parte dos recursos foram utilizados sim nas melhorias das vias e também na melhoria do trânsito como um todo”¸  concluiu

A VOLTA DOS AGENTES

O blog quis saber sobre que orientação foi dada aos agentes de trânsito que voltaram às ruas após um ano longe delas, cobrando fardamento e bloco de notificação. O secretário respondeu:

“No primeiro momento nós teremos como prioridades a orientação e a educação no trânsito porque a função do agente de trânsito não é apenas punir,  a punição vem nos excessos (…) mas  a orientação, a fiscalização, a presença na rua dos agentes ela já resolve boa parte dos problemas”, disse

30 Responses

  1. Esse daí chegou de paraquedas lá das bandas de Pernambuco e agora é o todo-poderoso. Em qualquer cidade, na falta do prefeito o procurador-geral pode responder pela prefeitura, mas em Codó, na falta do procurador quem responde é o prefeito. Não resiste a uma apuração minuciosa sobre renda versus patrimônio, embora o “laranjal” esteja carregado. Eita Codó Véi de Açúcar pra …….

    1. Nasci em Codó, onde morei até os 13 anos de idate. Sou codoense “desde meus tataravós”.
      Morei em Pernambuco para estudar e trabalhar.
      Amo minha cidade e, sobretudo, respeito todas as autoridades eleitas pelo Povo de minha terra natal. Aliás, está na bíblia sabrada (Romanos 13:1, 2) o mandamento de respeito às autoridades constituídas. Quem não obedece a esse comando cristão, também desrespeita a democrática escolha de seu próprio Povo.
      Quanto a meus bens e rendimentos, estes são públicos e do conhecimento de todos aqueles que se interessaram em saber. E são poucos, porque sempre priorizei o serviço público em detrimento da advocacia privada.
      O serviço público não traz riqueza; traz realização profissional e pessoal. A advocacia privada remunera melhor. Mas o serviço público propicia a oportunidade de maior crescimento moral e cívico. Valores que não têm preço.
      Zé Matraca, meu caro seja lá quem for… o anonimato revela seu temor do debate e sua intenção de macular a imagem de pessoas sérias. Suas apócrifas palavras indicam, como de regra, forte partidarismo político-partidário. És, em suma, uma “Matraca Giratória”…

      Um abraço a todos os leitores do blogdoacelio.
      Ricardo A. Torres

      1. QUERO FALAR A POPULAÇÃO,QUEM NÃO CONHECE RICARDO TORRES QUE O COMPRA,ESSE RAPAZ VAI PARA OS BLOG SE JUSTIFICAR DAS COISAS ERRADAS QUE CODÓ HOJE VIVE E NÃO DA SOLUÇÕES PARA NADA O FAZ TUDO CARA FAZ ALGUMA COISA A NÃO SER METER ……………TU PASSOU VARIOS ANOS FORA DE CODÓ,TU PENSA QUE NÃO SEI O QUE TU FEZ POR ONDE TU ANDOU COM O TEU COLEGUINHA FLA.POR QUE AGORA VOLTOU,NÃO PRECISA RESPONDER JÁ SEI DE TUDO,………………ANDA PASEANDO DE CARROS NOVOS,VIAJANDO E ADQUIRIDO BENS LÁ FORA NO É MESMO……E TE PREPARA PARA VC SE EXPOR MUITO MAIS EM BLOS,TV,RADIOS ETC.VEM MAIS BOMBAS.

      2. SR. RICARDO TORRES,FALOU TUDO QUE TINHA A DIZER PARA POVO CODOENSE , COISA RIDÍCULO, FALANDO DO COLEGA DE TRABALHO, CADE POLITICO QUE NAO LEMBRA DOS ELEITORES , SÓ QUATRO ANOS,VAMOS CANTAR MUSICA ARRUMA MALA AI………

  2. Acho poético o discurso do Dr. Ricardo. Para tudo ele tem uma argumentação (mesmo que infundada, mas têm!).

    Sabemos que o Município na condição de responsável pelas ações junto ao trânsito já deveria ter agido há muito tempo.

    Os próprios agentes de trânsito estavam revoltados pela inércia do Município com relação as suas atividades.

    A culpa é do Poder Público, na pessoa de seu Zito Rolim. A população é que não têm acesso as informações das atrocidades que tem acontecido com essas omissões.

    Se arrecada dinheiro do contribuinte, mas não se fiscaliza, não se educa e não se estrutura o trânsito em Codó.

    Se percebe pelo erro que o Prefeito cometeu em falar que a população é que tem que se conscientizar.

    Não existe conscientização, se não HÁ AÇÃO POR PARTE DO PODER PÚBLICO.

    E ação é no sentido do “pé da letra” da Lei. Dirige quem têm habilitação e está com seu automóvel regular!

    Mas o Prefeito, juntamente com sua equipe tem olhado somente o lado da “moeda eleitoral”, enquanto o povo está sendo destruído pela “INDÚSTRIA DA MORTE” que se tornou o trânsito aqui em Codó.

    Senhor Procurador, Secretário, ou o quer que seja, a verdade todo mundo sabe: TODOS OS GESTORES VÊEM O TRÂNSITO COMO MOEDA DE VOTO, E POR ISSO NÃO AGEM.

    Enquanto isso “UMA IDOSA QUE VAI A CAMINHO DE UMA IGREJA É ACOMETIDA POR UM IRRESPONSÁVEL NO TRÂNSITO; PESSOAS ANDAM SEM CAPACETE E SEM HABILITAÇÃO; CRIANÇAS NA DIREÇÃO DE MOTOS; MOTOS SEM RETROVISORES; QUATRO PESSOAS ANDAM NUMA BIZ OU NUMA POP; PESSOAS ANDAM NA CONTRA-MÃO PORQUE NÃO CONHECEM A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO; MOTOS E CARROS IRREGULARES E ASSIM POR DIANTE..

    E isso se acha espetáculo??

    O trânsito em Codó é uma vergonha. Essa é a palavra que tenho em mente!

    Enquanto isso se tem dinheiro para se contratar Bandas para o Carnaval..

    Enquanto isso o povo morre acometido pelo trânsito, pelo caos na saúde, etc…

    Vamos deixar de fazer merchadish com o Município;;

    A população não é mais desinformada e a OAB deve sim agir contra essas irregularidades..

    1. ANALISTA POLITICO, que análise de m….. é essa, achar que o povo não precisa se conscientizar, ou achar que a conscientização depende de campanha do poder público, pelo visto você, é mais um “cidadão inconsciente” que acha que o poder publico tem que fazer tudo para o povo, e o povo não faz nada para se ajudar, quando elegem qualquer figura como representante.

  3. NÃO FALTAM, NESTA ÁREA DOS DEFENSORES, OS ALQUIMISTAS, TREINADOS COM
    REQUINTE PARA CUMPRIR A VONTADE DO PATRÃO. SENHOR, RICARDO TORRES, EU
    DESCONHEÇO A SUA CAPACIDADE PARA CONTESTAR AS PALAVRAS DO DR. MENDES,
    UM CIDADÃO, ADVOGADO, COM PROPRIEDADES E ARGUMENTOS SUFICIENTES PARA
    DENUNCIAR, PUBLICAMENTE, O CAOS EXISTENTE NO TRÂNSITO CODOENSE. VOCÊ,
    RICARDO TORRES, DEVERÍA CUMPRIMENTAR O DR. MENDES PELO ATO CORAJOSO AO
    DENUNCIAR TAMANHO DESCALABRO ADMINISTRATIVO E ACONSELHAR O TEU PATRÃO
    A DEMONSTRAR IDÊNTICA CORAGEM, CAPAZ DE DEFENDER-SE AO INVÉS DE MANDAR
    ASSESSORES INCAPAZES DE RESPONDER ÀS DENÚNCIAS FORMULADAS E DEVIDAMENTE
    COMPROVADAS. CODÓ, DESDE O ANO DE 2009, VIVENCIA MOMENTOS DE TERROR, UM
    VERDADEIRO TERROR QUE VEM TIRANDO A TRANQUILIDADE DA POPULAÇÃO. SE NÃO
    É O TRÂNSITO, É NA SAÚDE. SE NÃO É NA SAÚDE, É NA EDUCAÇÃO. SE NÃO É
    NA EDUCAÇÃO, É NO MAIS VUNERÁVEL SETOR DO MUNICÍPIO, O COFRE PÚBLICO.
    APENAS,NO INTUITO DE MOSTRAR A MAIOR IRRESPONSABILIDADE DO TEU PEFEITO,
    OS MÉDICOS ESTÃO COM DOIS MESES DE SALÁRIOS ATRAZADOS. O DR. OSNIR
    MARANHÃO PIORSKY, FAZ, SEGUIDAMENTE, 3 DIAS DE PLANTÕES. É UM ABUSO
    A UM HOMEM DE 78 ANOS. VOCÊS, TODOS VOCÊS QUE PARTICIPAM DA PARTILHA,
    DEVERIAM DEIXAR DE SER PREPOTENTES E COM HUMILDADE EXECEREM, COM
    RESPONSABILIDADE, OS CARGOS QUE EXERCEM.

    1. E auqnto a você sr. José Murilo Duailibe Salem, que moral você acha que tem pra questionar alguém? ou pensa que ninguém em codó se lembra das …. suas e de sua familia.

  4. A gestão pública tem obrigação legal assegurar a todos os cidadãos a segurança do trânsito, em especial os pedestres vítimas diárias, ante a INÉRCIA da fiscalização.

    As mortes e lesões graves poderiam ter sido evitadas se não tivessem SUSPENDIDO de forma irresponsável, pessoal e ilegal a fiscalização, que ocorria normalmente até por volta do mês de dezembro do ano 2009.

    O Dr. Mendes, também, na condição de procurador deverá adotar todas as providências caso algum cidadão se sinta prejudicado, e deverá, por sua competência, RESPONSABILIZAR JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO as Autoridades Municipais que tenham agido por OMISSÃO.

    Basta uma simples busca neste site, que existem notícias sobre o afastamento PROPOSITAL dos Agentes de Trânsito das ruas.

  5. NÃO CONSIGO MAIS LER AS EXPLICAÇÕES DESSE RICARDO TORRES. AONDE ESTAR O REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DESTA CIDADE. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER NELES.

  6. é vergonhoso, senhor secretario dizer que do DR MENDES ESTA FAZENDO ESPETACULO, parece que é a prefeitura na pessoa do senhor prefeito atual é que esta fazendo espetaculo para os fora da lei,ou seja o governo acaba com esse discurso de admitir que não vai fiscalizar o transito de codo e pronto,morra quem morrer,isso é indignante,queria convocar a população que realmente começe a levantar suas vozes revoltadas de parentes das vitmas desse transito assasino,e que agora podemos dizer que é totalmente pela omissão desse governo de ZITO ROLIM,ou seja a prefeitura com esse discurso esta incentivando as inrregularidades nesse transito,as mortes e tudo de ruim que esta acontecendo,por que eles sabem tranquilamente que o povo não vai ter consciencia de respeitar as leis de transito sem que o poder publico faça com que essas leis sejam cumpridas atraves da fiscalização.A policia militar,detran ma, alguem,alguma autoridades pelo amor de Deus,obriguem esse prefeito a organizar e fiscalizar esse transito,estou fazendo um apelo, um apelo de quem ja sentiu na pele a perda de um ente querido nesse transito.

  7. Nada da o direito de vc e nem o prefeito, que te nomeio como procurador do municipio, pra poder ajudar ele a …. os recursos do municipio. Tu Ricardo quanto ao Zito, são um ………..

  8. E O CUMULO!!! ESSE RAPAZ CHEGOU AQUI PUXANDO A CACHORRINHA ;…………..SE AUTOINTITULOU DEFENSOR NUMERO UM DO PREFEITO E DE UM GOVERNO QUE COM CERTEZA E UM DOS PIORES DA HISTORIA DE CODO.DEMORA NAO A ……………………

  9. Doutor é quem faz doutorado, o pessoal fica chamando esse tal de ricardo torres de doutor, que eu sai não é doutor pois não tem doutorado e nem o Mendes, fica a dica ok…

  10. Acélio você equeceu de citar que o advogado mendes além de conselheiro da OAB, também é procurador efetivo do municipio, e como procurador tem se omitido de suas responsabilidades, porque ele não falou em sua entrevista que todos os processos de interesse publico que estão sob os cuidades dele estão praticamente parados, e ele fica só fazendo politicagem. E sendo irresponsável quanto as suas funções como representante dos interesses públicos.

    1. Ao contrário do que voce diz ” Vendo Codo”, o Dr. Mendes como Procurador efetivo do Município jamais teve acesso aos Processos de Interesse Público os quais dizem respeito a diversos …. de verbas públicas e Licitações do Governo ” Cuidando na Nossa Gente”, tendo em vista que o ex-Procurador geral e agora Secretário Ricardo Torres, durante os 04(quatro) anos em que esteve a frente da Procuradoria, sempre reteve todos os processos em seu gabinete. Os Procuradores Efetivos nunca tiveram acesso aos Processos de Interesse do Prefeito e de Seus Secretários. è importante esse esclarecimento.

    2. é fácil atacar de irresponsável, mas você sabia que ele estava de férias em todo o mês de janeiro, mas a procuradoria geral no dia 04/01 o nomeou para um processo recebido na procuradoria somente dia 16/01, quando ele estava de férias. Será que era uma pegadinha por causa das denúncias fundamentadas do DR. Mendes?
      Seria uma boa apurar as irresponsabilidades, tais como o atraso da procuradoria geral em audiências, como no caso do muro da vergonha.
      A condenação em processo de indenização porque a procuradoria geral não compareceu na audiência.
      Seria bom apurar porque o processo do aeroporto não anda e o que fizeram os procuradores.

  11. Vamos esperar pra ver o trabalho dele a frente do trânsito, pois competência ele tem, sempre resolveu os problemas da admistração de Zito Rolim, esse é maior pois ão depende só dele e sim de cada cidadão codoense.Confio nele e confio no povo de Codó.

  12. Codó tem uma particularidade muito interessante. A política partidária acontece o ano todo e envolve diversas áreas. A bola da vez é o trânsito. É fato que o trânsito de Codó esta há anos luz de ser ideal, mas sabe-se que isso é uma questão cultural e que somente com campanhas educativas essa realidade poderá mudar. O interessante é que hoje as mesmas pessoas que cobram das autoridades atitudes, num passado bem próximo, diziam que o governo estava tomando os veículos de trabalhadores e que isso era perseguição. Eu concordo quando alguém cobra ações das autoridades, mas com responsabilidades, não com o intuito de provocar o caus.
    Srs. Donos de veículos, por favor, vocês são peças essenciais no trânsito, respeitem sua vidas e principalmente as vidas de terceiros.
    O governo tem seu papel sim, mas o cidadão condutor tem que se conscientizar e parar de responsabilizar os outros por seus erros.

  13. Cidadão, em discursos vazios e retóricas falaciosas tu já provaste que és um craque, mas a VERDADE tá bem aí na cara do codoense sofrido, humilhado, faminto e sem a assistência do “poder público-familiar” que você tão bem representa. Aprendeste rápido na “politicalha” instalada e exercida em Codó. Enganas os incautos e os ignorantes que são vítimas da tal democracia de araque, e em nome dela você se intitula paladino da moral e dos bons costumes. Discurso bonito, mas sabemos que a realidade e as práticas não são nada republicanas.

  14. NÃO ADIANTA UM JOGAR O ABACAXI PARA O OUTRO, POIS SABEMOS QUE ISSO É UMA QUESTÃO SOCIAL MUITO SÉRIA E MUITO DIFÍCIL DE SER RESOLVIDA, QUEM HOJE NÃO POSSUI UMA ( OU ATÉ MAIS DE UMA) MOTO? OU OUTRO TRANSPORTE QUALQUER, COM ESSA TAMANHA FACILIDADE EM ADQUIRI-LA, AS REVENDEDORAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RICAS ENQUANTO CRESCE E ALASTRA-SE ESSA NECESSIDADE DE RESPONSABILIDADE NO TRANSITO, É UMA CONSEQUÊNCIA DO MUNDO CAPITALISTA, GERADA EM PARTES PELA FALTA DE EDUCAÇÃO EM NOSSO PAIS, UM PAIS ONDE NÃO SE CUMPRE LEIS, QUE ACABA DEIXANDO O ANALFABETO MAIS SÁBIO, E O SÁBIO MAIS ARROGANTE.

  15. A verdade é que esse Mocinho ” Ricardo Torres”, que se Acha um “Todo Poderoso do Governo Municipal” encontrou enfim em Codó-MA, alguém que tem a coragem de ” bater de frente”, com ele.

    Um Aviso a esse Prefeito “omisso” e que não tem coragem de agir ou de simplesmente de se pronunciar sobre os problemas da Cidade, tenha mais cuidado em querer desqualificar as pessoas. Pois o Advogado Dr. Mendes, sabe bem o que está falando e tem documentos para provar o que diz. Pois muitas outras situações poderão acontecer. Procurem ao menos dar uma resposta convincente a População, em vez de falar bobagens sem qualquer fundamento.

  16. Engraçado. Ainda existe gente da laia do “vendo Codó” e muitos outros. Por causa de um contrato ou cargo defendem o governo atual.

    E querem apagar o que todo mundo esta vendo. O povo tem que ser educado aplicando-se a lei. Se não se aplica a Lei não adiantara nada.

    E o que se tem acontecido e isso. O Governo tem dado importância ao carnaval e outras coisas fúteis diante do caos que se encontra a saude e a educação.

    Esse Governo e um dos piores que ja se passou. Mas tudo passa. E esses que ai estão sairão do poder.

    Espero que Codó acorde e se conscientize que necessita de um Prefeito moderno e que pense realmente no social.

    Liberte-se Codó!

  17. Abrir o olho é bom. Esse secretário vai calar logo, logo. Olha o Dr Mendes bote falar livremente porque não tem nem mesmo suspeita de envolvimento em atos .. e nunca dominou licitações ou pagamentos nos cargos que ocupou por mérito próprio, sem precisar de apadrinhamento ou parentes políticos.

  18. Na Manha de Ontem 10/02/2013,ocorreu mais um Acidente envolvendo um Vagão da Empresa Transnordestina. este Acidente é fruto de mais um descaso desta Empresa TRANSNORDESTINA. No inicio de Janeiro/2013, aconteceu outro acidente no mesmo local, tudo em face da falta de manutenção dos dormentes da Ferrovia.

    Ontém foram derramados milhares de litros de óleo diesel no córrego do Riacho São José o Rio Itapecurú, contaminando e matando a vegetação e peixes do referido riacho e prejudicando todos os sítios que ficam do lado esquerdo da Ferrovia(a água ficou totalmente contaminada.

    Pelas informações dos moradores do local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não apareceu, não deu as caras, não notificou a Empresa e tudo ficou do jeito que está. Nada foi registrado pelo poder público.

    Concordo com o Advogado Dr. Mendes, o governo municipal é totalmente omisso e ausente aos problemas que ocorre no Município, pois a Secretaria de Meio Ambiente deveria está presente no local, para ver os estragos cometidos pelo Acidente da Transnordestina e notificar os responsáveis pelos danos ambientais causados, era o mínimo que poderiam fazer.

    Será que o Governo “Cuidando da nossa gente” e o secretário “todo poderoso”, ainda tem coragem de dizer que o fato do acidente da Transnordestina, a Poluição causada no Riacho São José, o dano ambiental provocado pela empresa, e a ausência da Secretaria de Meio Ambinte no Local do fato, é mais um “espetáculo para a imprensa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES