SAAE Caxias investe na política de segurança e valorização do trabalho dos seus colaboradores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE/Caxias promoveu a posse dos colaboradores que integram a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A solenidade foi realizada na última quinta-feira (06) com a presença de diretores, coordenadores e colaboradores da Autarquia, além de integrantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Agência do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a norma regulamentadora 24, da portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, a CIPA é escolhida para desempenhar um mandato de um ano. Para a gestão 2018/2019, a comissão é formada por 15 integrantes, entre representantes dos empregados – escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores – nomeados pela diretoria.

“É um grande prazer estar aqui participando da posse de mais uma equipe da CIPA e o SAAE está de parabéns, pois é parceiro do Ministério do Trabalho, como poucas empresas na cidade. Essa comissão está consagrada na CLT e seus integrantes têm um grande desafio, cheio de direitos e deveres e quem ganha é o SAAE e toda a sua equipe de funcionários”, elogiou o chefe da Agência do Ministério do Trabalho e Emprego de Caxias, Josemar Aguiar.

A eleição para a escolha dos novos membros e a capacitação deles foram realizadas no mês de agosto. Para o Diretor da Autarquia, o engenheiro Arnaldo Arruda, a comissão representa uma demonstração do compromisso da gestão do SAAE com a política de valorização do trabalho dos colaboradores.

O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos seus colaboradores. E não temos medido esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos em capacitação nas áreas de manuseio de produtos químicos, trabalhos em eletricidade e altura; e por meio de parcerias com o CEREST e o Ministério do Trabalho. Além, de investimentos em EPIs, compra de novo fardamento para garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatiza o diretor.

Durante o treinamento, os novos integrantes da CIPA receberam orientações sobre inspeção, investigação e análise de acidentes; foram capacitados para a realização de campanhas de segurança; receberam instruções sobre primeiros socorros e equipamentos de proteção individual, além de instruções sobre os princípios básicos de prevenção de incêndios e saúde do trabalhador.

A terapeuta ocupacional do CEREST, Dyener Moura, que participou do treinamento orientando os colaboradores para os cuidados com a saúde deles, e dos demais colegas a se perceberem no ambiente de trabalho. “É muito importante essa parceria do SAAE com o CEREST, e a equipe formada tem um papel fundamental na vigilância das ações e atitudes no ambiente de trabalho. Eles estarão atuando coletivamente e contribuindo para a prevenção de doenças, afinal, a prevenção é o melhor remédio entre todas as situações para minimizar riscos fatais que não poderão ser combatidos e assim, minimizar doenças ocupacionais”, reforça a terapeuta.

A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

Para o técnico de Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Roberto Rivelino Barbosa, a CIPA é mais uma conquista para a empresa. “Essa comissão vai conscientizar os funcionários sobre os riscos e perigos de doenças ocupacionais que podem vir a ser adquiridas com a rotina no trabalho. E a equipe tem um papel fundamental na conscientização dos colaboradores do SAAE em utilizar o equipamento de segurança individual, além de acompanhar a atuação nas áreas, ou seja, uma atuação preventiva e educativa”.

O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SAAE Caxias, Bruno Rodrigues, falou da expectativa para a nova missão. “É um novo desafio que começou no treinamento da nova equipe de prevenção de acidentes do SAAE e estamos munidos de informações necessárias para desempenhar um importante papel e colaborar com a comissão e todos os colaboradores da Autarquia”.

Deixe uma resposta