Caxias – O município de Caxias iniciou o processo de regionalização do Serviço Móvel de Urgência (Samu). A partir de agora, Caxias centralizará a regulação do atendimento para que outras oito cidades do interior do Maranhão possam contar com o serviço de prontidão.
A regionalização atende a uma prerrogativa do Ministério da Saúde de ampliar o acesso da população ao Samu. A implantação segue parâmetros técnicos definidos pelo órgão.
Compõem a área de Caxias, além da sede, os municípios de São João do Sóter, Aldeias Altas, Buriti, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Coelho Neto, Parnarama e Matões.
Visando acertar os detalhes da regionalização, prefeitos e secretários de Saúde das cidades que receberão o serviço se reuniram esta semana com o prefeito Léo Coutinho (PSB) para acertar os detalhes.
“Nós estamos na reta final. Nosso município vai sediar o Centro Regional do Serviço Móvel de Urgência e esse encontro é para mostrar para os demais municípios como Caxias está bem estruturada”, afirmou o prefeito durante o encontro.
“É uma felicidade termos esse compromisso de levar para o nosso município uma saúde melhor, por meio do Samu”, comentou Benedito Tinoco (PMDB), prefeito de Aldeias Altas.
Tanto a estrutura como a cobertura do Samu de Caxias foram ampliadas com salas de repouso, refeitório, coordenação geral, coordenação de enfermagem e uma central de regulação com vários terminais de atendimento, que atenderão os municípios pelo 192.
Em contrapartida, os municípios serão beneficiados com o serviço de regulação médica de urgências e o médico regulador. A central de regulação do Samu de Caxias terá acesso a toda a estrutura de saúde dos demais municípios que se regionalizaram por meio de um sistema de informatização.
Açailândia – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passou a fazer uma média de 400 atendimentos por mês em Açailândia. Segundo estatísticas, mais de 80% dos acidentes de trânsito e brigas com uso de facas ou arma de fogo têm relação direta com uso de bebida alcoólica.
O serviço é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população, principalmente em acidentes, mas também é acionado em casos clínicos, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com isso, ocorre a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço atende 24 horas às urgências e emergências de natureza traumática, clínica e obstetrícia.
Em Açailândia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem sede às margens da BR-222, com repouso, banheiros, farmácia, sala do rádio operador, plataforma para higienização das ambulâncias e pátio amplo. Isso melhorou muito a eficiência da equipe e o tempo de resposta, devido à localização privilegiada.
“Em caso de acidente, se houver feridos, a primeira coisa a ser feita é chamar o Samu, para que a equipe possa ter melhor tempo de resposta. É preciso passar as informações com calma e o endereço correto, depois proceder com a sinalização do local e manter as vítimas o mais imóvel possível. Nunca tirar o capacete das vítimas”, ressaltou o secretário de Saúde de Açailândia, Denison Gigante.
O gestor alerta para a importância da participação da população. “Ainda hoje muitas pessoas passam trote para o Samu, até mesmo adultos, chegando a cerca de 70% das ligações recebidas no programa”, informou o secretário.
Trotes – O rádio-operador de Açailândia já registrou uma ocorrência em julho deste ano de um acidente gravíssimo na chamada Curva da Morte. Foram acionadas pela Central de Regulação as três ambulâncias do município e mais duas ambulâncias de Buriticupu e era um trote.
O secretário de Saúde de Açailândia solicita à população que ajude a equipe dos socorristas durante o resgate e não passe mais trote. O serviço dispõe de uma equipe formada por cinco rádio-operadores, 14 técnicos em enfermagem, 15 condutores, seis enfermeiros, oito médicos e três ambulâncias.
Serviço móvel faz 10 anos este ano
O prefeito Sebastião Madeira, em atendimento ao convite feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na quinta-feira (5), em Tatuí (SP), da cerimônia em comemoração aos 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento aconteceu, às 10h, no pátio da Rontan Eletro Metalúrgia, localizada na SP-127, em Tatuí (SP).
Madeira anunciou, durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada quarta-feira (4), no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, o reforço de mais 10 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região Tocantina.
“Essas novas ambulâncias reforçarão o atendimento, pois atualmente existem nove ambulâncias em Imperatriz”, disse o prefeito, que considera as novas ambulâncias muito importantes. Caso ocorra algum acidente, tem veículos para a substituição.
O prefeito assinalou ainda que, caso seja necessário, o Município de Imperatriz poderá também emprestar algumas dessas novas viaturas às cidades de Porto Franco, Açailândia, Balsas ou Buriticupu, que são reguladas pela regional de Imperatriz.
MAIS
Atendimento
O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência em todo o Brasil.
Ambulâncias
De 2003 até agora, o Ministério da Saúde já entregou quase 5 mil ambulâncias em todo o país. Municípios que têm a população pequena podem desenvolver projetos de parceria com municípios maiores e que já sejam atendidos pelo Samu.
Ampliação
O Ministério da Saúde prevê a implantação do Samu em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das esferas de gestão (Estado brasileiro, estaduais e municipais). O Estado brasileiro entra com uma contribuição mensal a municípios e estados com projetos aprovados pelo Samu, bancando 50% do custeio desses serviços.
FONTE: O ESTADO DO MARANHÃO