SAÚDE: Carro fumacê combate mosquito da dengue no São Francisco

Dengue no São Francisco

O carro fumacê, que faz o trabalho de combate ao mosquito da dengue em sua fase adulta, foi visto ontem, 23, por volta das 19h, no bairro São Francisco em atividade pelo blogdoacelio.

A utilização deste tipo de combate só é recomendada em locais onde a infestação do Aedes aegypti está acima do índice mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde ( equivalente à 1%, de cada 100 prédios visitados pelos agentes de endemias). Vamos fazer contato esta semana com o assessor de endemias do município, Francisco Santos Leonardo, para saber qual é a realidade do bairro.

REGRAS

Com relação ao tratamento com o carro fumacê, é preciso seguir rigorosamente algumas regras para que a ação cause o efeito desejado. Ou seja: o veículo só pode circular à noite (18hs às 22hs) e pela manhã (das 4hs às 7hs), períodos onde não há presença do sol.

Além disso, a velocidade do vento não pode ultrapassar 6km/h (monitorado por equipamento), enquanto a velocidade do carro só é permitida até 10km/h. Isso é importante para que a aspersão aeroespacial seja feita adequadamente e tenha eficácia, segundo os especialistas.

PESSOAS DEVEM COLABORAR

Outro aspecto importante é a contribuição da população, como por exemplo, abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida. Isso é necessário para se atingir a mortalidade esperada, que é de 80% da infestação do vetor na área onde o veículo está circulando.

Outra recomendação é com relação aos alimentos, que devem ser protegidos para evitar que sejam atingidos por partículas do adultecida. Também não deve ser permitido que as crianças corram atrás do veículo, como geralmente acontece, para evitar acidentes.

2 comentários sobre “SAÚDE: Carro fumacê combate mosquito da dengue no São Francisco”

Deixe um comentário