SAÚDE QUE ADOECE: Codoenses estão passando 3 dias em fila para pegar ficha de Fisioterapia no CAM

A convite de alguns pacientes estive na noite de ontem, depois das 21h, em frente ao CAM – Centro de Atendimento Médico – antigo PAM. A situação constatada é tão deplorável quanto os denunciantes me descreveram para tentar convencer-me a visitá-los.

São pacientes que precisam de requisição para Fisioterapia. Elas são feitas apenas uma vez pelo município, sempre na última sexta-feira de cada mês. Quem perde esta chance e não tem dinheiro para pagar clínica particular passa o mês inteiro sem o referido tratamento.

Esta semana, e tem sido assim há muito tempo,  a fila começou a se formar às 4h da madrugada da última terça-feira(27), horário em que o primeiro interessado chegou com a ideia de, a partir dali, anotar num caderno o nome de todos os demais interessados na mesma requisição, por ordem subsequente, até o número de 100 – igual ao  número de fichas que seriam distribuidas a partir das 7h30 da manhã desta sexta-feira (29 de agosto de 2014).

No vídeo gravado pelo blog, direto e sem cortes, eles contam que são três dias de sofrimento. Passaram a terça-feira todinha, indo em casa apenas para almoçar (dormiram em casa), voltaram na quarta repetindo os atos do dia anterior e ontem, além do dia, os  já cadastrados no cadernos e mais alguns com a esperança de sobrar alguma ficha, passaram a noite na porta e dentro do muro do CAM, dormindo no chão ou batendo papo pra ver o dia chegar mais rápido.

ASSISTA AO VÍDEO e veja o relato de codoenses que estão a mercê de uma saúde que também adoece as pessoas.

20 comentários sobre “SAÚDE QUE ADOECE: Codoenses estão passando 3 dias em fila para pegar ficha de Fisioterapia no CAM”

  1. ENQUANTO ISSO OS MESMOS POLÍTICOS DE SEMPRE ESTÃO INDO EM NOSSAS CASAS COM AS MESMAS PROMESSAS DE SEMPRE DIZENDO, QUE SE FOREM ELEITOS A SAÚDE VAI SER DE PRIMEIRO MUNDO, A EDUCAÇÃO VAI SER DE UM MARAVILHA E QUANDO ESTÃO NO PODER O QUE VEMOS É ISSO PESSOAS DORMINDO EM FILAS PARA PEGAR E QUANDO PEGAM.

  2. Gostaria de sugerir ao Cláudio Paz que faça uma visita ao local pra pedir votos.

  3. Vergonhoso! O prefeito não se coloca no lugar desse povo! Dar raiva demais acelio! Queria saber o porque o sorteio das casa foi adiado para depois da eleição? Ver isso e nos passa acelio!

    1. Não é vergonhoso! O prefeito se coloca no lugar desse povo! Não dar raiva acelio! Não queria saber o porque o sorteio das casa foi adiado para depois da eleição? Ver isso e não nos passa acelio!

  4. é Lamentável essa situação as pessoas terem que dormir pra poderem pegar uma ficha o povo de Codó ta sendo muito mal tratado uma vez minha mãe desmaiou na fila do cam isso é uma humilhação até quando vai continuar??

  5. Realmente a coisa tá feia, qual seria a solução? votar em quem? os nomes que se apresentam, como Ricardinho, Camilo, Pedro Belo, Claudio Paz, Mario Braga, estamos no mato sem cachorro, ferrado mesmo. Rezamos a Deus.

    1. amigo FELICIDADE pergunte aos vereadores de situação que apenas discursam e brigam entre se.. esses sim deveriam ir atrás…claro os da oposição como fazem cobram e os defensores de zito só discursam…
      A comissão de saúde encontrou alimento vencido no HGM por ai a nossa saúde ja patina….

  6. E culpado de tudo isso é a própria população, estamos em ano de politica vamos mudar essa realidade.
    Hoje quero falar sobre o secretario de saúde do estado o senhor Ricardo murad, e fazer uma pergunta diretamente pra ele!

    Senhor Ricardo Murad, minha cidade de Codó foi esquecida a muito tempo pelo governo do estado do maranhão. hoje o município com suas próprias verbas está levando o HGM, enquanto isso nossas cidades vizinha estão desfrutado de saúde especializada que funcionar mesmo sendo elas, Timbiras, peritoró, caxias, e sua cidade coroatá que por sinal funcionar tudo neh? um Hospital marco regional um UP que possui todos os exame solicitado já a UPA daqui só tem Dipirona, sala de intubação não funcionar nada funciona,
    senhor secretario minha cidade tem muitos acidente graves e necessidade de um hospital como esse e essencial pra cá, se tivesse um hospital aqui na nossa cidade tenho certeza que essa realidade mudaria e morreria menos pessoas. Mais o senhor esta preocupado em mandar verbas para municípios onde você teve mais votos, na verdade o senhor não se preocupa com a saúde da população codoense.
    OUTRA situação
    se você que tira um identidade pra receber no mesmo dia tem que ir em coroatá la sim funcionar, aqui recebe com 60 dias,,
    e tem muitas outras situação.

    Agora a politica chegou e senhor que voto na nossa cidade pra sua filha.
    “CAMPANHA DE LUXO” eu aqui vendo da janela do meu trabalho carros de luxo (L200. HALLEX,S10…)fazendo propaganda para sua filha, será que a verba do nosso HOSPITAL ESPECIALIZADO que senhor poderia trazer pra cá está sendo investido nesses carrões?

    vamos pensar bem codoenses e vota no politico que ajude nossa cidade e nossa saúde você só ver como está a saúde quando você e sua família precisa dela.
    fiquei sabendo as pessoas de mais idade em uma situação de Emergência que você está entre a vida e morte e tem uma pessoa mais nova que está precisando dos mesmo atendimentos adivinha que eles sacrificam VOCÊ IDOSO eles dão prioridade ao mais novo. o direto é de todos a saúde é pra todos e por que fazem isso? responde senhor secretario?
    Meu pai Morreu precisando de um atendimento 2 horas esperando um vaga pra ele na UTI e povo da regulação não tem vaga ou não recebia paciente de ouras cidade, foi muito triste ver meu pai morrer e não poder fazer nada..

    Na verdade só querem nossos votos e depois esquecer da gente!!

    TRISTE!

  7. UMA CIDADE DO TAMANHO DE CODO TENDO EXPORTAR SEUS DOENTES PARA CIDADES QUE SÃO DO TAMANHO DE UM BAIRRO DE NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE NÃO TEM NADA
    SUCATEADA SEM UTI SEM REMÉDIOS VAMOS TER QUE PEDIR MUITO A DEUS PARA QUE NÃO ADOECEMOS PORQUE SE NÃO MORREMOS NO PERCURSO DENTRO DA AMBULÂNCIA.

  8. E AÍ, FELICIDADE DO ATUAL PREFEITO, ENTÃO É MELHOR VOTAR NO GLALBERT CUTRIM, DESSA MANEIRA A PROTEÇÃO DO ROLIMzito ESTARÁ GARANTIDA. O POVO NECESSITANDO DE ATENDIMENTO MÉDICO NÃO IMPORTA PARA VOCÊ. FELICIDADE, QUAL É A TUA.?? LEIA O BLOG MARANHÃO LIMPO E VERÁS O PORQUE DO TEU PREFEITO ESTAR APOIANDO O FILHO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.

  9. é só vocês fazrem que nem eu, eu sempre consigo sem ir pra filar do Cam, basta pedir pro seu Valdeck ou pra dona Simone, eles são os manda de lá, que por sinal a educação deles é de primeira catigoria, façam que nem eu vão lá pedir até um dia conseguir….

    1. Ele passou mais de seis anos como secretário, saiu tá com três meses, portanto é de sua responsabilidade o caos na Saúde. Deixa de ser ….

  10. Verdade..a Saude de CODO esta zero….um descaso total…

    a UPA DE CODO É A PIOR O ATENDIMENTO LÁ DEMORA DEMAIS….NOSSA…..

    OBS: EI ACELIO FAZ UM REPORTAGEM SOBRE A DEMORA NO ATENDIMENTO NA UPA
    RAPAZ DEMORA DEMAIS….AS VEZES SÓ TEM 2 DUAS PESSOAS PRA SER ATENDIDA MAIS MESMO ASSIM DEMORA NÃO SEI O PORQUE ESSA DEMORA…….AGENTE CHEGA PASSAR ATÉ 4 HORAS NA FILA…ELES FALAM É ATENDIDA POR GRAVIDADE DO CASO…MAIS QUANDO NÃO TEM NINGUEM MAIS GRAVE PORQUE NÃO ATENDE LOJO OS MENOS GRAVE…PRA LOGO IR PRA CASA…..

  11. A CALMA POVO, AINDA FALTA DOIS ANOS, PARA TERMINAR ESSE MANDATO DE SAÚDE QUALIFICADA QUE É, ESSA GESTÃO DE ZITO, AGORA EU DIGO, BEM FEITO, POIS TIVEMOS A CHANCE DE MUDAR, NÃO QUIZERAM, VOTARAM 23000, VOTOS A ZITO, AGORA VÃO VOTAR EM GLAUBER CUTRIM, TALVEZ ELE TRAGA SAÚDE QUALIFICADA A CODÓ.KKKKKKKKK

  12. É TRISTE, MAS O POVO SEMPRE É ILUDIDO, APANHA NA CARA, MAS NÃO ACORDA, APANHA,APANHA, MAS NÕA ENCHEGARM QUE O ERRADO É ELE MESMO.
    A MINHA VISÃO É ESSA, Q O GOVERNO NÃO ESTA ERRADO, E SIM O POVO QUE VOTOU NELE SABENDO QUEM ELE É, MAS TOMA NA CARA NOVAMENTE.
    VAMOS VOTAR NO COMADO NOVAMENTE DE SARNEY?
    ACORDA POVO, ESSE É UM DOS MOTIVOS DE MUDAR

Deixe uma resposta