Anúncio no Topo

Fale com Acélio

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), afirmou ontem, em entrevista a O Estado, que, atualmente, consegue enxergar mais possibilidades de o seu partido coligar-se com o PMDB para apoiar o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, pré-candidato do grupo governista para a eleição de outubro deste ano.

Madeira e Luís Fernando
Madeira e Luís Fernando

Após uma reunião com o peemedebista na qual foram definidas as bases de mais algumas parcerias entra a Sinfra e a Prefeitura de Imperatriz para a pavimentação de vias asfálticas, o tucano revelou que, até recentemente, havia mais resistência interna a uma composição com o partido de Luis Fernando.

Segundo ele, o quadro mudou, e atualmente o cenário é mais favorável a uma aliança, o que lhe deixa otimista. “Eu tenho acompanhado com muito otimismo as conversas que estão ocorrendo entre o PMDB e o PSDB”, declarou.

Sebastião Madeira é declaradamente favorável à pré-candidatura de Luis Fernando. Mesmo quando o partido esteve mais próximo do PCdoB, ou do PPS, o prefeito posicionou-se ao lado do PMDB e deixou claro que, a despeito de qualquer decisão tucana, ele estaria com o peemdebista.

“Mesmo se o partido decidir pela candidatura do Flávio Dino [PCdoB], estarei apoiando o Luis Fernando. Já comuniquei essa decisão ao presidente do partido, o deputado federal Carlos Brandão, ao deputado Pinto Itamaraty, a [João] Castelo, à [deputada] Gardeninha [Castelo], ao [deputado] Neto Evangelista e a toda a cúpula da sigla”, disse Madeira, em entrevista à Rádio Capital, em julho do ano passado.

Mesmo lado – Durante o contato que manteve ontem por telefone com O Estado, o prefeito reafirmou o posicionamento e brincou com a situação dos tucanos, pontuando que, agora, vê mais possibilidades de eles estarem do mesmo lado que o seu na disputa deste ano. “Hoje vejo muito mais possibilidades de eu e o PSDB estarmos juntos no mesmo palanque na eleição de outubro”, disse.

Ainda na reunião com o titular da Sinfra, Madeira destacou que Imperatriz é uma cidade grande e precisa ser tratada como tal. “Temos recebido muito apoio do Governo do Estado, mas eu, como prefeito desta cidade, não posso dizer que estou satisfeito. Se o Governo puder nos proporcionar mais, eu e a população de Imperatriz vamos querer mais”, reiterou.

O tucano estima que haja pelo menos R$ 20 milhões em investimentos do Executivo Estadual na cidade de Imperatriz. “São recursos aplicados diretamente pelo Governo em obras ou destinadas ao município por meio de convênios”, explicou.

O PSDB deve se posicionar oficialmente sobre alianças políticas no estado somente em abril. Esta foi a garantia da direção nacional da legenda no primeiro encontro do partido de 2014, realizado no início do mês.

Reaproximação ao PSDB começou no fim de 2013

Desde o fim do ano passado, a partir de um movimento do secretário de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu (PMDB), PMDB e PSDB têm mantido maior proximidade. As duas siglas chegaram a estar bem próximas em julho, quando ficou decidida a pré-candidatura do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB). Mas as conversas não avançaram e os tucanos acabaram articulando-se mais intensamente com o PCdoB.

Embora Sebastião Madeira já se tenha posicionado publicamente sobre a aliança, o presidente estadual da legenda, deputado federal Carlos Brandão, o ex-prefeito João Castelo e a deputada estadual Gardênia Castelo, ainda não se decidiram, e mantêm contato com todos os grupos que desejam lançar candidatos a governador em 2014.

E foi através da deputada Gardênia Castelo que João Abreu optou por iniciar a reaproximação. A parlamentar e a governadora Roseana Sarney (PMDB) reuniram-se há duas semanas, quando trataram, além de política eleitoral, da execução de emendas ao Orçamento propostas pelos deputados tucanos na Assembleia Legislativa.

“Foi um primeiro passo, um encontro proveitoso. As conversas estavam paradas com o PSDB, e retomamos agora, com esse ato de reaproximação. Mas isso não quer dizer que já se fechou questão sobre temas políticos. Foi uma conversa cordial, sobre política, claro, mas também sobre temas administrativos”, frisou.

Mais

Em dezembro do ano passado, durante confraternização da

executiva municipal do PSDB, organizada pela primeira-dama de Imperatriz, Conceição Madeira, Sebastião disse que, por tudo que Luís Fernando tem feito por Imperatriz, “é chegada a hora da população do município compensar o trabalho dele em prol do desenvolvimento da cidade e região”. “E esse reconhecimento vai começar a partir dos tucanos de Imperatriz que sabem da importância dele para a administração do PSDB na nossa cidade. Nós temos muitos argumentos e embasamento para mostrar que o Luis Fernando é o melhor nome para o Maranhão”, afirmou.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES