Fale com Acélio

Foto: Nilton Messias
Foto: Nilton Messias

Presidentes de Associações Comunitárias, agricultores familiares e gestores das escolas do município participaram, na última sexta-feira (30), de Seminário Explicativo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O encontrou aconteceu no Auditório da Escola Modelo Remy Archer e foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de divulgar para o público as mudanças no programa.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção

Em Codó, o programa beneficia diversas associações comunitárias. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Agricultura  solicitou a reunião para passar informações técnicas sobre como os agricultores familiares devem proceder em relação ao armazenamento dos produtos, os cuidados com a sua produção, além de algumas mudanças nas normas do programa.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, a adesão das comunidades rurais ao programa foi umas conquista da gestão atual. “Antes os agricultores familiares não tinham muita confiança no programa. Já na primeira gestão do prefeito Zito Rolim, nós conseguimos reunir um grande número de produtores e estamos recuperando a sua confiança. Com isso o homem do campo do município voltou a produzir com mais motivação, pois encontra no governo municipal um grande parceiro comercial”. Disse.

Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, comunidades, associações de produtores e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Municipal.

Raphael Fernandes. Ascom Prefeitura Municipal de Codó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES