Alunos das escolas municipais da zona rural de Codó terão um grande aliado em suas aulas a partir desse mês. Uma importante aquisição do governo municipal, Secretaria Municipal de Educação de Codó e o PRONACAMPO, do Governo Federal, vai facilitar o aprendizado de todos os alunos da rede municipal da zona rural, que terão a sua disposição laptops para ajudar no aprendizado de informática, pesquisas escolares e promover a inclusão digital dos alunos.
A Secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo, informou que o resultado da aquisição é mais uma ação do (PAR) Plano de Ações Articuladas. “Esse plano é elaborado pelos técnicos da secretaria. Uma equipe que elabora e monitora as ações do PAR em nosso município. Nós solicitamos aquilo que estávamos precisando, o MEC analisou e recebemos o equipamento”. Explicou.
A entrega dos laptops faz parte do Programa de Inclusão Digital por meio do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, que visa, entre outras ações, promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo. E para implementar essas ações, o MEC adquiriu Laptops educacionais do tipo Positivo MOBO S7.
De acordo com dados do Ministério da Educação, Codó é um dos 81 municípios brasileiros que mais possuem escolas em zona rural. Nessa lista de 81 municípios o estado do Maranhão tem 11 que possuem números expressivos de unidades de ensino no campo, e Codó é um deles.
Em um total de 70 laptops, as escolas que receberão os primeiros 40 equipamentos são: Escola Santa Rita (Povoado de mesmo nome); Escola São Francisco (Povoado Subiante); Escola São Francisco (Povoado Pipiripal) e Escola Nelson Domingos (Povoado Marica). Cada uma dessas quatro primeiras escolas contempladas recebeu uma caixa contendo 10 laptops, que serão distribuídos aos alunos tutores. As regras para definição de quem serão aqueles que terão a responsabilidade de cuidar do equipamento utilizarão critérios como mérito, histórico escolar, freqüência, boas notas, zelo pelo material, entre outros. O equipamentos ficarão guardados na escola.
Para Secretária Benvindo, o aluno do campo está sendo visto com os mesmo direitos dos estudantes que ficam na sede do município. “Não só na esfera federal, mas o próprio governo do Prefeito Zito Rolim sempre procurou valorizar os estudantes e a educação da zona rural, com a construção e reformas de escolas, aquisição de livros didáticos e equipamentos”.
Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó
12 Responses
Me sinto obrigada a comentar isso: Gente que absurdoooooooooo!!! Não que os alunos não mereçam isso, longe disso, eles são muitíssimos merecedores de todas as vantagens que possam vir, o fato é que faltam coisas básicas para esses alunos, é só chegar numa escola dessas (e as outras também) para ver que falta de tudo, inclusive internet para essas pesquisas…
Me sinto obrigada a comentar isso: Gente que absurdoooooooooo!!! Não que os alunos não mereçam isso, longe disso, eles são muitíssimos merecedores de todas as vantagens que possam vir, o fato é que faltam coisas básicas para esses alunos, é só chegar numa escola dessas (e as outras também) para ver que falta de tudo.
Nem merenda nas escolas tem, principalmente na zona rural.
Acélio, voce não pode mas ou (mais) com diria Julio Cesar Rodrigues, então acabaram-se, ou acabaram as materias…. o vida cruel essa de pau mandado.
Vai ter internet só aguarde um pouco
pura politicagem barata
Fico alegre e triste. As aulas começaram e nem merenda tem para as crianças. Tem crianças chorando porque as maes dizem que na escola tem merenda e elas quando chegam em casa dizem que nao comeram nada e TOME TACA,pois elas são chamadas de mentirosas. Leptop na zona rural ??? !!!!!! è a vida,SE NA CIDADE NÃO PEGA A INTERNET,imagina na zona.
Todos comentários ignorantes… que prova o nível de pensamento que os comentaristas possuem…
Porque você não prova que tem Merenda nas escolas
Aqui no Tocantins o governo do estado distribuí laptops pra todos os alunos sem distinção, onde eles podem levar os equipamentos pra casa para axuliar no desenvolvimento das atividades escolares. Pena que ainda seja uma realidade distante em nosso estado, mas Parabéns pela iniciativa prefeito.
Esse tal de J deve ser um babão e babaca.
Pagar o decimo dos contratados que é bom, nem pensar! e os cofres estão cheios com sobra de 2012 3 milhões e meio. esse pessoal ñ tem pena de ninguém não, os professores passando fome, esperando esse pouquinho de dinheiro gente que é isso! é muito revoltante! poxa a Rosina virou a casaca! ai gente ñ aguento é triste!