Fale com Acélio

A Secretaria Municipal de Educação de Codó (SEMED) realizou entre os dias 2 e 6 de fevereiro a sua semana pedagógica. Foram cinco dias de treinamento e oficina para os professores da rede municipal de ensino. Devido ao grande número de professores, a jornada de trabalho foi organizada da seguinte em locais e horárias distintos.

Secretária fala aos presentes
Secretária fala aos presentes

Os professores da Educação Infantil receberam treinamento nos dias 2 e 3 de fevereiro, na Escola Modelo Remy Archer. A formação foi realizada pela Professora da Universidade Estadual do Maranhão, Eloisa Varão, onde foram abordados os temas de trabalho como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Resolução Nº 05 de 2009; Rotinas de Creches e Pré-escolas e Avaliação na Educação Infantil. Os professores do 4º e 5º e do 6º ao 9º receberam seus treinamentos na Escola Senador Archer, com a formação transmitida pela professora Vera Lúcia Pires e equipe pedagógica da Supervisão de Avaliação do Estado do Maranhão (SUAVE), onde foram abordados os temas de trabalho como Oficina das Matrizes de Referência da Prova Brasil; Análise de Itens Avaliativos; Boletim de Desempenho da Prova Brasil e Planejamento de Atividade de Intervenção Pedagógica.

Já os professores do 1º ao 3º ano iniciaram sua Semana Pedagógica nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, com a formação PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), realizado nas escolas Rene Bayma (Trizidela) Maria Alice Machado (São Francisco) e Priscila Reis no Nova Jerusalém. Para a Secretária Municipal de Educação, Rosina Bem vindo, a jornada foi um grande sucesso e agregará muito valor para a educação de Codó.

É importante destacar que essa jornada foi realizada em dois dias e mais três para a 1ª à 3ª série, devido ao melhor uso de nosso tempo. Recebemos profissionais de São Luis para o início de uma capacitação que será continuada, em um total de 40 horas. Portanto o grande sucesso dessa jornada é apenas o início de uma capacitação continuada”, explicou. A secretária ainda informou que o objetivo da jornada é trabalhar matrizes curriculares para a Prova Brasil e assim continuarmos crescendo e aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Codó.

Formação dos Profissionais do EJA

No mesmo Período também ocorreu a Jornada Pedagógica para os profissionais (gestores, supervisores e professores) que atuam no Programa de Educação para Jovens e Adultos, também realizado na Escola Remy Archer.

O encontro teve por objetivo refletir a prática pedagógica, visando a construção do conhecimento, para uma educação comprometida com a qualidade do ensino-aprendizagem nas turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Município de Codó-Ma.

Na ocasião estavam presentes a Secretária de Educação Rosina Benvindo e O Coordenador de Programas Educacionais o Pastor e vereador Max Tony. No treinamento foram abordados temas como Saberes e Fazeres do professor da EJAI. De acordo com o Coordenador de Programas Educacionais, Vereador Max Tony, as palestrantes que vieram a convite da Editora Moderna deixaram importantes contribuições no sentido de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem que esteja integrada em todos os aspectos ao contexto dos alunos da EJAI.

Raphael Fernandes – Asscom Prefeitura Municipal de Codó

3 comentários sobre “Secretária de Educação fala sobre o sucesso da Jornada Pedagógica em Codó”

  1. A SEMED estar de parabéns por esta iniciativa, muito boa o destaque dado ao evento, no entanto gostaria de dizer que a EJAI não é um programa de educação, é sim, segundo a LDB nos artigos 37 e 38, uma MODALIDADE DE ENSINO que compõe a educação básica brasileira. É uma política pública de educação, que apesar das adversidades, vem conquistando seu espaço na educação brasileira.

  2. Então, a SEMED vem fazendo o correto, dois seletivos, 02 concursos; até o momento não houve nenhuma denuncia que viesse afetar corpo trabalhador, pois tudo é feito com carinho, com respeito e muita responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias