Secretária Deuzimar Serra mostra o que planejou e o que já tem feito para elevar o IDEB de Codó à 6.0 até 2021

A secretária de Educação de Codó, Deuzimar  Costa Serra, vem desempenhando com  competência a missão dura que lhe foi dada pelo prefeito Francisco Nagib |(PDT) apesar da maré ‘braba’ que tem batido a proa de sua canoa nos últimos dias.

Secretária Deuzimar Serra

Ventos violentos contrários aos planos já traçados por ela e sua equipe começam a soar do Norte para o Sul dando conta de sua saída. Competente que é, Deuzimar tem hombridade suficiente para ‘jogar a  toalha’ quando perceber que, sem o apoio que necessita, não dá pra prosseguir.

Espero que não o faça (pedir pra sair) pois trata-se de uma pessoa com qualificação para o cargo, mas, se necessário, que seja feito.

Lhe disse no início, secretária,  que este seria a curso de doutorado mais difícil da sua vida e, apesar do modo sarcástico com que costumo escrever sobre certos assuntos, não estava brincando. Em todo governo, e neste não é diferente, existem os que vestem a camisa, os que ficam só no migué e os que querem a sua camisa (estes,  a pior classe).

Sobre o que já tem feito, de janeiro até agora , ela nos mandou tópicos. Alguns já em execução outros aguardando alguma condicional para serem executados, confira:

  • As principais ações que estão aguardando autorização e que mesmo sem recursos algumas estão em execução:

  • Informatização do Sistema . Programa Escola Campeã (com foco em Língua Portuguesa e Matemática); Caravana da Leitura com ônibus nas praças. Projeto de Nucleação na Educação do Campo (inclusive iniciando com o Polo Boi não berra) em resposta ao Tac assinado a pedido da Promotoria;

Reestruturação da Proposta Currícular -Atualizando e adaptando a BCN, a anterior 2007. Revista Cocais do Saber para divulgar a educação de Codó;

  • Mestrado voltado para Docência (em parceria com uma IES do Sul credenciada pelo MEC) intermediado pela UEMA. Programa Formação Continuada Construindo Saberes (para todos);
  • Comitê Gestor -Criado para estudos e decisões importantes na Educação Municipal ( PCCR e Regimentos de Escola; Projetos Pedagógicos;

Material para o quinto e nono ano de Língua Portuguesa e Matemática a fim de preparar os alunos para o Prova Brasil em novembro. Esses e outros fazem parte de um grande Projeto audacioso para melhorar o ensino e elevar o IDEB;

  • SAEM -Sistema de Avaliação da Educação Municipal (iniciando com o Simulado agora final de junho só em Língua Portuguesa e Matemática)
  • Sobral iniciou em 2001 e já está colhendo frutos;

Outra ação importante é o PACTO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE CODÓ -PQEC (A ser monitorado por um Comitê do Pacto, envolvendo representantes dos envolvidos na Educação) Meta: Atingir 6,0 em 2021;

  • Estou enviando recortes das principais ações em processo ou aguardando
  • O Relatório de tudo que foi planejado e ou está sendo executado é imenso mas terei o prazer de repassar para você! São destaques

Obrigada

31 comentários sobre “Secretária Deuzimar Serra mostra o que planejou e o que já tem feito para elevar o IDEB de Codó à 6.0 até 2021”

  1. Tem gente que tenta desvincular do prefeito o sucesso de algumas ações . O que foi bom fui eu, o que não foi bom foi o prefeito ou o colega.Depois de seis meses cabe sim uma mudança para dar uma sacudida em muitos entraves e que não fique só na educação e saúde.

  2. Tenho uma sugestão, coloque a Deuzimar como assessora pedagógica e coloque uma pessoa na secretaria para resolver problemas de outra ordem.

  3. Agora é tarde Professora Deuzimar! Sua Inovação na Secretaria de Educação não teve tempo de ser implantada! Thau querida! Agora vamos partir para a realidade de nossa Codó. Vamos ter uma educação real,programada e sem sapata alto.

  4. Quem vivi o dia a dia da educação sabe o que realmente precisa ser feito. Sou da educação do campo e concordo com qualquer mudança que venha acontecer para melhorar nossa realidade.

    1. Dr cascagrossa. … Vc sabia. Que existe. Uma equipe do prefeito. Com condinomes variados pra responder os comentarios feitos nos blogs que são negativos aos atos desse governo?….
      Ai fica duvida. .. Se o comentario é da populacao ou do membro dessa equipe…. Mas isso é pra confundir a opiniao publica…

  5. Pode entender de pedagogia

    Mas de gestão anda é longe

    Não soube dimensionar o pessoal da educação criando um problema financeiro enorme

    Queria bater de frente com a secretaria de desenvolvimento urbano e rural

    E o interessante que trabalhou 7 anos no governo Zito Rolim e depois o jogou pedras

  6. E sobre o seletivo? tou na excedência.mas me informaram que teve gente que pulou a lista. isso pode?Acélio vc como advogado e blogueiro pode me informar sobre a tal situação dos excendentes.

  7. sobre a pergunta feita sobre o seletivo:se contrataram pessoas ou se pularam a ordem de classificação.feriram de tal modo o principio da impessoalidade que diz:
    o administrador não pode contratar quem quiser,mas somente quem passar no concurso público(no caso seletivo),Respeitando a ordem de classificação.sugiro que comprovada tal negligência os excedentes lesados denunciem a promotoria.

  8. O que eu acho é que os blogueiros quando falam da ex Secretária” Deusimar viajando Serra” fazem questão de ressaltar a palavra competente várias vezes, será competência de competir buscando vitórias ou competência cultural? Acho que essa competência que vcs tanto falam é de competição em busca de cargos e moleza no trabalho. Mais ela tá melhorando, ficou três meses em Caxias seis em Codó agora na próxima cidade que ela for com seu batalhão ficará Nove meses.

  9. Francisco Nagib tá mostrando muita competência em saber a hora de mudar algo.Parabéns a Deuzimar pelo que fez e agora cabe quem for assumir, garantir outros avanços.

  10. Deuzimar, fui aluno da UEMA e sei do seu potencial e da sua deficiência.Para ser gestora de educação a sua deficiência atrapalha o que você tem de potencial e acho que foi isso que aconteceu.Acho que o que tá acontecendo será bom para os dois lados, você e prefeitura.

  11. Muita reunião,muito planejamento, muita gente de Caxias, muita conversa e o tempo passando.Educação é fazer acontecer.Aproveita prefeito e muda mais coisa nessa secretaria.

  12. Deuzimar estar em Codó desde o primeiro ano do governo Zito, assessorou Jacinto e Rosina. Pronto, tudo isso diz muita coisa.Tudo desgasta rápido, precisa-se de inovações.

  13. Escola precisando de capina, de professor e a secretária falando de mestrado.Gente se a culpa não é da gestora então a gestora fez igual a Rosina, aceitou.

  14. Trabalho no campo e seria excelente também levar junto a coordenação do campo, que só sabe é fumar um cigarrinhos nos corredores , trabalho que é bom Deus o livre? O campo e o trabalho te esperam .

  15. Fico triste quando se tesse comentarios sobre uma pessoa sem saber a realidade das coisas, Deuzimar está saindo não é porque não tenha competencia e sim porque nao deram chance pra ela trabalhar, todos os seus pedidos e reivindicações eram barradas as suas propostas e metas que queria alcançar tem um objetivo a melhoria da qualidade da educação em nosso município. Quando se fala em nota 6 é porque essa nota esta programada em uma meta do IDEB, pra quem não sabe e uma meta estipulada pelo governo federal e tem ate 2021 para se alcançada. Pode entrar qualquer secretário, se o prefeito nao der carta branca ele não conseguiradedesempenhar seu papel é o que acontece com Deusima.

  16. É DOUTORA mais um fracasso nas suas andanças pelo interior do Maranhão. Agora é só aposentar e viajar bastante, coisa que vc gosta muito.

Deixe um comentário