Secretário Cláudio Paz faz um panorama das transformações na saúde de Codó

Cláudio PAZ e Zito Rolim
Cláudio PAZ e Zito Rolim

Em entrevista em seu gabinete, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz fez uma retrospectiva e falou sobre novos projetos e as transformações pelas quais passará a saúde de Codó. Entusiasmado com a quantidade de boas notícias, Dr. Cláudio Paz fez questão de enumerar os avanços conquistados em sua pasta no primeiro mandato da administração do prefeito Zito Rolim e destacou o que ainda está por vir.

SAMU

O Secretário começou pelo setor de urgência, emergência e serviços paramédicos, no qual a administração Zito Rolim transformou o SAMU de Codó, levando-o a categoria de melhor unidade em todo o estado. “Em 2009 encontramos o SAMU sucateado, sem profissionais e ambulâncias. Por meio de muito trabalho conseguimos reformular os serviços do SAMU e sua frota de veículos. Saímos de uma situação de caos do SAMU para levá-lo ao posto de melhor do Maranhão”, recordou. Hoje, a unidade do SAMU em Codó conta com 9 veículos de atendimento: 05 ambulâncias, 02 Rilux equipadas e duas motos de atendimento emergencial.

Unidades Básicas de Saúde

Cláudio Paz em atividade
Cláudio Paz em atividade

Dr. Cláudio Paz fez um “raio X” de tudo que estava sendo realizado nas unidades básicas de saúde do município, zonas urbana e rural. De acordo com o secretário, por meio de convênio, o município conseguiu implantar um programa de modernização e ampliação das UBS. “Estamos construindo dez unidades básicas de saúde em Codó, sendo três na zona rural e (Santana Velha, Palmeira do Norte e Sabiazal) e sete na cidade (Codó Novo, Santo Antonio, Nova Jerusalém, São Pedro, Vila Fomento, Trizidela, Av Santos Dumont). A administração Zito Rolim ainda está reformando e ampliando o posto do povoado Alegre (Zona Rural) e Conjunto Vereda (sede). Também temos projetos de ampliação de mais postos como Cajazeiras, Km 17, Barracão, e unidades do Borborema, Codó Novo, CAM e do São Francisco. Todas serão reformadas e ampliadas no programa de melhorias e ambiência de nossas unidades básicas de saúde”, enumerou.

NASF em Codó

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Dr. Cláudio falou sobre a implantação do programa em Codó, com equipes munidas de conhecimento técnico e habilidades relacionadas para atender a Saúde da Família, incluindo ações intersetoriais e interdisciplinares, promovendo a prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços nas áreas de fisioterapia, nutrição, assistência social, psicologia e terapia ocupacional.

Reforma do HGM

O Secretário deixou claro, que a magnitude das obras de reforma e ampliação do HGM é inédita no município e que, apesar da obra, o atendimento continua servindo a volumosa demanda. Os atendimentos no HGM chegam a 10 mil no pronto socorro, 30 mil procedimentos, entre aplicação de medicação, curativos, sutura e drenagem. “Mesmo com a reforma estamos fazendo mais de 200 cirurgias por mês, 270 partos e mais de 100 internações. O apoio do prefeito Zito Rolim é total e já declarou 2013 como o Ano da Saúde, que na verdade será apenas o primeiro passo para o quatro anos de trablho. Agradeço muito o empenho de nosso prefeito, que mesmo contando com recursos federais, coloca nossa contra partida de 15% (padrão) para 24%”, explicou o secretário.

Academias da Saúde

Com unidades na Trizidela e São Francisco, a Academia da Saúde será uma boa novidade aos pacientes com diabetes e hipertensão. Codó foi contemplada para receber a construção dessas unidades, que serão academias da saúde para comunidade junto com UBS e NASF, com atividades físicas e acompanhamento médico. A nova proposta de unidade de saúde irá tratar da questão da obesidade e redução das complicações por falta de controle dos pacientes com diabetes e hipertensão. O objetivo é que o paciente diminua o excesso de medicamentos, aumentando a pratica de exercícios e nutrição adequada.

Raphael Fernandes

Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó 

13 comentários sobre “Secretário Cláudio Paz faz um panorama das transformações na saúde de Codó”

  1. espero que este ano ele trabalha para pagar o dinheirao……….da cirurgia de catarata. Fico triste com todos esses politicos.uma cidade pobre anos e anos e nunca se desenvolveu por completo. Vamos trabalhar !!!!

  2. FICO FELIZ EM SABER DISSO, MAIS SÓ ISSO NAUM É INVESTIR EM SAÚDE OQ ADIANTA CONSTRUIR SE NAUM TEM MÉDICOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO, VAI FICAR UM MONTE DE POSTOS AI FECHADOS TAUM CONSTRUINDO UM NA CIBRAZEM QUE FICA BEM PRÓXIMO DA UPA COMETERAM UM CRIME AO MEIO AMBIENTE PQ DEZENAS DE ÁRVORES FORAM CORTADAS NAQUELE LOCAL SENDO QUE A UPA FICA MENOS DE 100M DO LOCAL, CM CERTEZA AS PESSOAS IRÃO A PROCURA DE ATENDIMENTO NA UPA

  3. Só balela, tem mais de 2 anos q iniciaram algumas dessas construções, estão todas paradas, tem uma aki no final da Castelo Branco, iniciou junto com a ponte do codozinho, tá parada. tudo eh só propaganda. nada funciona de fato.

  4. espero que se concretise as palavras do senhor secretario, porque codo merece uma saude de qualidade. cod[o tem que ser referencia e nao ter outros municipios como referencia(muninipios muito menores que nossa codo..vamus trabalhar por nossa terra prefeito….

  5. Rudo propaganda, tudo …, tudo enrolação.O Zito e o seu secretário
    de saúde, …… tão bem que o Chiquinho do Saae, Presidente da Câmara
    de vereadores, foi submeter-se a uma operação no joelho em Teresina. E
    o HGM, não tem médicos para tal façanha? Chiquinho não é otário.

  6. Isso ai é nada mais que sua obrigação,reforma e ampliação é um dever do gestor da pasta para melhorias da saúde que está totalmente sucateada.

  7. ESSE PANORAMA VAI FICAR SOMENTE NO PAPEL POIS AS TRANSFORMAÇÕES Q O POVO PRECISA CUSTA MUITO PARA QUEM NÃO TEM INTERESSA PELA CLASSE TRABALHADORA PELO POBRE Q PRECISA DE UMA SAÚDE DE QUALIDADE NÃO PORQUE VOCÊ É BOM MAS PQ O POVO PAGA CARO POR UM SERVIÇO Q NÃO EXISTE.DEFINITIVAMENTE A SAÚDE DE CODÓ ESTA NA UTI.

Deixe um comentário