Secretário Felipe Camarão anuncia atos que mexerão com a vida dos professores de Codó

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve hoje, 18,  em solenidade, iniciada depois do meio dia, no Salão Nobre da Prefeitura de Codó para assinar dois  documentos que vão mexer com a vida dos professores codoenses nos quesitos formação e trabalho.

Sobre trabalho, Felipe assinou junto com o prefeito Francisco Nagib um acordo de gestão mútua de pessoas na educação onde o Estado vai poder utilizar mão de obra do educador municipal e o município também poderá fazer o mesmo. Na opinião do secretário estadual, isso vai acabar com um problema de gestão há muito enfrentado no Maranhão.

“Para colaboração mútua de gestão de pessoas na educação, esse termo vai possibilitar que a rede municipal possa ceder professores para a rede estadual e que o inverso também possa acontecer (…) as vezes nós temos professores da rede estadual que tem uma baixa carga horária ou que tenha disponibilidade direcionada à determinado local que não tem o professor do município e o inverso também é verdadeiro e a gente fica com dificuldade, gera a professora Fátima (Falcão) sejam os gestores das nossas escolas pra lotar esses professores (…) com esse instrumento nós vamos desburocratizar, mas amparado, desburocratizar e vamos agora, depois de assinarmos isso, por ofício fazer esse controle e sanar problemas da rede “

QUALIFICAÇÃO

Quanto a qualificação dos educadores falou em dois momentos. No primeiro referiu-se à um  Núcleo de Educação Integral que, segundo ele,  será construído em Codó e poderá ser utilizado até por escolas de outros municípios desta região.

“As escolas da rede estadual, da rede municipal e até escolas de outro município vereador o Núcleo de Educação Integral no contraturno poderão pedir, poderão utilizar esse núcleo para fazer atividades curriculares ou extracurriculares (…) a gestão do núcleo também será compartilhada, entre Estado e município, portanto já é mais uma parceria entre os governos Estadual e Municipal na área da Educação”

Também destacou a cessão de uso do prédio do Centro de Formação do Educador construído há 7 anos no Vereda, bairro São Francisco. Só agora o município de Codó poderá tomar de conta de botar pra funcionar.

“Não servirá apenas para a rede estadual, não servirá apenas para a rede municipal, mas servirá para os professores e educadores da rede estadual, da rede municipal, do IFMA, da UFMA que puderem e que quiserem utilizar o centro”, diz

6 comentários sobre “Secretário Felipe Camarão anuncia atos que mexerão com a vida dos professores de Codó”

  1. Os funcionários da prefeitura de Codó tem que começar a colocar a prefeitura de Codó na justiça do trabalho,tendo em vista que as leis da prefeitura são diferentes da CLT que regem as empresas do prefeito e/ou pai do prefeito.Prefeitura não é empresa.Acordem codoenses,comecem a acompanhar o que está acontecendo no município de vocês,principalmente os professores.Vocês não podem serem submetidos ao trabalho escravo.Vejam o que foi acordado pelo Secretario Felipe Camarão e a Prefeitura de Codó ontem (18/02)

  2. Os servidores do município ainda são muito acanhados, basta uma meia dúzia de engravatados rosnarem mais grosso que eles já se recolhem. Servidor não pode ser lotado e relotado e colocado à disposição pela simples vontade do gestor ou dos puxa sacos que o acampanham. Acordem.

  3. Façam concursos senhores, pois muitos jovens estão saindo das universidades cheios de expectativas para suas vidas profissionais…. ai vem um prefeito e um secretário e fazem um acordo desses, faça-me um favor não destruam a educação de nosso estado.

    Não estou dizendo aqui que nossos professores não sejam capazes, sabemos que são, o que queremos relatar é a falta de compromisso com a educação e com os professores!

Deixe um comentário