Secretários entregam diplomas aos formandos do Curso Técnico em Saúde Bucal do SUS

Mesa solene
Mesa solene

Os concludentes do Curso Técnico em Saúde Bucal do SUS receberam seus diplomas em uma imponente cerimônia ocorrida esta semana no auditório da Escola Ananias Murad.

O curso teve a duração de um ano e meio e foi ofertado pela Escola Técnica do SUS, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação de Codó. Na oportunidade, dentre as autoridades estavam presentes a Secretária de Educação, Rosina Benvindo, o Secretário de Saúde, Ricardo Torres, o vereador Pastor Max.

Secretários presentes
Secretários presentes

Em seu discurso, o Secretário Ricardo Torres destacou a importância de educação e saúde empreenderem esforços conjuntos no sentido de melhorar os serviços e a qualidade técnica dos profissionais que atuam na área. “É fundamental que educação e saúde caminhem lado a lado e promovam iniciativas como a deste curso, em conjunto com a Escola Técnica do SUS. Costumo dizer que educação vem antes da saúde e logo após também. A educação é que forma o cidadão da forma correta de cuidar de sua saúde, pois com a informação podemos prevenir doenças, buscar hábitos mais saudáveis e buscar uma qualidade de vida melhor”, colocou.

Saúde e Educação caminhando juntas em Codó

De acordo com a Secretária Rosina Benvindo, O Curso Técnico em Saúde Bucal do SUS foi destinado a todos os profissionais que atuam na área no município de Codó. “O público foi formado por funcionários da secretaria de saúde, mas também clínicas particulares, que tinham como objetivo não só aprimoramento técnico e teórico, mas a busca de um atendimento mais humanizado e próximo aos pacientes. Neste curso não foram trabalhados apenas conteúdos sobre a saúde bucal, mas na formação do ser humano em sua integralidade, como os aspectos sociais, psicológicos e de comportamento. Um curso técnico ministrado por profissionais que atuam na área. Agora teremos mais profissionais capacitados atuando em nossa cidade”, destacou.

A secretária de educação de Codó ainda informou que o curso é mais uma iniciativa em conjunto com a secretaria de saúde, que já realizam muitas ações em parceria, como o Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação que foi instituído em 2007 e promove políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. “Não podemos dissociar os trabalhos da saúde e educação. Por isso estamos constantemente trabalhando em conjunto no município de Codó. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação é fundamental para o nosso trabalho dar resultados consistentes. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”, finalizou.

Ascom-Prefeitura Municipal de Codó/SEMED

Deixe uma resposta