Fale com Acélio

Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília

Ministros
Ministros

A sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) foi encerrada nesta quinta-feira (14) sem que houvesse uma definição sobre a prisão dos condenados no mensalão.

A expectativa era que o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, apresentasse aos demais magistrados uma lista oficial com os nomes de quem começará a cumprir pena. No entanto, isso não aconteceu. Assim, ainda não há certeza sobre quando os mandados para o cumprimento das penas serão expedidos. A definição dos detalhes da execução das penas dos réus da chamada ação penal 470 na sessão de hoje constava inclusive da pauta disponível no site oficial do STF.

Com a proclamação do resultado por Barbosa ontem, em tese, ele já pode expedir os mandados. Se isso acontecer ainda hoje, porém, dificilmente começarão a ser executados. Isso porque, embora não conste da lei, não é praxe aplicar os mandados aos finais de semana e feriados. Geralmente, são cumpridos em dias úteis, entre as 6h e as 20h.

“Não há, realmente, franquias previstas na Carta quanto ao período noturno. Agora, de início, não é praxe ter o implemento do mandado de prisão em um domingo, como não é praxe ter no dia 25 de dezembro”, explicou o ministro Marco Aurélio antes da sessão de hoje. Indagado quando poderiam ocorrer as prisões, respondeu que “desde ontem, quando realmente se bateu o martelo em relação ao pedido [de prisão] do Ministério Público.”

Porém, não há consenso sobre isso. Alguns ministros defendem que precisaria ser lida a ata na sessão seguinte com a proclamação do resultado da sessão anterior para só então o relator do processo expedir os mandados. A próxima sessão do plenário acontece na quarta-feira (20) –no Distrito Federal, esse dia não é feriado como em outras partes do país, que celebram o Dia da Consciência Negra.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias