A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza uma vasta programação, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho). A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira (02.06), na Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó. Uma manhã voltada para as crianças das escolas do entorno da unidade de conservação, com o tema “Atitude consciente com as crianças: preservar na infância é a garantia de um futuro melhor”.
Participaram do momento 400 crianças, que tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa em oficinas com materiais recicláveis, como CD, garrafas de vidro, pneus e garrafas PET. Além de palestra sobre Educação Ambiental, trilha ecológica, esportes radicais e animação infantil. “É importante o processo de educação ambiental se iniciar na infância. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação”, explica o secretário Marcelo Coelho.
Mikaelly Alvares, de 7 anos, aprendeu bastante. “Não podemos jogar lixo na rua, tem coisas que reciclamos. Então, temos que cuidar da natureza”, disse ela animada.

Para Pedro Vitor, de 8 anos, “Deus criou todas as coisas para cuidarmos, sem a água, sem ar limpo, sem a natureza não vivemos”.
“A criança, também, aprende muito com aquilo que vê. Se em casa ela aprende que não se joga lixo na rua ou não se desperdiça água, e sabe os motivos disso, ela mesma vai ter discernimento para julgar o que é certo ou errado quando se deparar com outras pessoas agindo de forma diferente. E entendendo serão multiplicadoras das atitudes corretas”, destacou, ainda, Coelho.
A programação continua nesse sábado (03.06) na pracinha da Lagoa da Jansen, das 16h às 18h, com distribuição de mudas, recreação, oficinas de materiais recicláveis e show infantil.
E na segunda-feira, dia 05 de junho, das 16h às 18h, a ação será nos semáforos de algumas rotatórias de São Luís, haverá uma campanha de conscientização para atitude consciente no trânsito.
ASCOM SEMA
Senhor secretario, nota-se que vc gosta muito de aparecer na mídia. acho até normal sua atitude porque é sempre o que fazem os que querem entrar no clube do polÍticos. todavia, como codoense, peço que mande fiscalizar, corrigir e e punir os que estão depredando os rios e riachos do Codó que estão agonizando.SE DEMORAR MUITO NÃO VAI MAIS HAVER TEMPO PARA ISTO. EU SOUBE, NUNCA VÍ E NEM SEI SE É VERDADE QUE O SENHOR …………. ( CIDADÃO QUE DEITA E ROLA NO CODÓ E NINGUEM FAZ NADA ) UMA BARRAGEM NO RIACHO SACO PARA O SEU LAZER. PEÇO QUE MANDE VERIFICAR E DENUNCIAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO, CASO SEJA VERDADE. HÁ TEMPOS ATRAS ESTE CIDADÃO EXPLODIU BOMBAS NO RIACHO MATANDO VÁRIOS PEIXES, O QUE DEMONSTRA DE QUE ELE É CAPAZ
Realmente, os rios e riachos de Codó estão agonizando ou morrendo,e ninguem toma uma atitude, existe secretaria do meio ambiente pra que? Ficar de enfeite estão desmanto nas margens do rios , nao so do riacho saco mas de outros, e nao sao produtores nao, sao pessoas que fazem desses locais para banho, fazem barragem coloca um bar e la ficam, cade a fiscalização, estão vendendo terras praticamente a margem do rio , como se o rio fosse de propriedade privada deles cadê o poder publico que nao toma uma atitude????