Semana do Bebê segue para o distrito de Cajazeiras

Com o tema “Cuidar da Primeira Infância é ter uma Geração Saudável e Feliz”, a Terceira Semana do Bebê do município de Codó, aconteceu entre os dias 11 a 16 de novembro e foi considerada um sucesso. O evento é uma parceria da Plan, Unicef, CMDCA, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e com realização de Prefeitura Municipal de Codó. Como consta na programação da 3ª Semana do Bebê, as primeiras ações realizadas na Praça Ferreira Bayma envolveram exposições das atividades do evento por meio de panfletagem, divulgação em carros de som, rádio e TV.

Seguindo a tradição, a instituição do Bebê Prefeito é concedida a primeira criança a nascer no dia 11, de parto normal. A partir de então o bebê será acompanhado pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo Desenvolvimento Pleno de Cada Criança. Ao Bebê Prefeito foi entregue a chave do município de Codó pelo prefeito Zito Rolim.

No dia 12 de novembro foi realizado no auditório da Escola Ananias Murad um seminário com temas relativos à primeira infância. Diversas autoridades do município e do Estado estavam presentes, entre elas, a Secretária de Educação, Rosina Benvindo, a Coordenadora Estadual do UNICEF, Eliana Almeida, Coordenadora Instituto de Formação, Losângela, profissional do Instituto de Formação, Joane Marques Assessora  de Estado de Igualdade Racial e Ribamar Costa, Articulador Municipal do Selo UNICEF.

Das 8:00h às 16:00h, os participantes assistiram a importantes palestras como o lançamento da Lei da Semana do Bebê, o Plano Nacional para Primeira Infância, Filhos Desejados, Filhos Cuidados, Erradicação do Trabalho Infantil. Outras atividades também foram realizadas, como mesa redonda, apresentações culturais e teatrais desenvolvido pelas crianças da Creche Eliene Rolim. O público presente era composto por crianças, pais, gestantes, profissionais da educação, da saúde, promotores e sociedade em geral. Dez cidades vizinhas, que não estarão realizando Semana do Bebê, foram convidadas pelo Governo Municipal de Codó.

O dia 14 de dezembro foi dedicado ao “Dia da Saúde do Bebê”, com atividades simultâneas em 17 postos de saúde nas zonas urbana e rural do município de Codó. A partir das 8:00 horas foram prestados a população serviços de imunização, pré natal, nutricional, palestras e consultas para o bebê, cantinho da amamentação, da criança e do ninar, prevenção de acidentes na infância e atualização do cartão de vacinas.

Hoje, dia 15, as atividades estão acontecendo em Cajazeiras e nas Comunidades Quilombolas. As escolas particulares Pequeno Polegar, Batista, Olimpus Junior, Mundo do Conhecimento e Adventista também participam do projeto. Oficinas também serão ministradas na Plan de Codó.

A 3ª Semana do Bebê de Codó terá seu encerramento no dia 16 de novembro, com show dos bebês em caminhada/carreata, com paradinha para amamentação e Benção Ecumênica do Bebê. A concentração acontecerá na Praça São Bebastião com percurso na Avenida Augusto Teixeira e encerrando a semana do bebê na Praça da Prefeitura.

Assessoria Governo Municipal

Milton Buzar

Deixe uma resposta