Semana Missionária em Codó realiza Seminário e prepara Jovens para JMJ 2013

Foto:Asscom
Foto:Asscom

Na manhã desta quarta-feira (17) aconteceu no campus da Universidade Federal do Maranhão em Codó o Seminário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e terá a presença do Papa Francisco.

Cerca duzentos jovens compareceram ao auditório do campus da UFMA, dentre eles 30 membros estrangeiros da Jovens Eclésias da Alemanha, que chegaram no início da semana para um intercâmbio preparatório durante a Semana Missionária Pré Jornada Mundial da Juventude, que acontece simultaneamente em todo o Brasil.

Na oportunidade, o Padre Jacó, da Paróquia de Santa Rita e Santa Filomena, saudou a toda a juventude católica em nome do Bispo Don Sebastião, da Diocese de Coroatá.

A Mesa de Honra foi composta pelo Secretário Municipal de Governo, Ricardo Torres, representando o Prefeito de Codó Zito Rolim, as representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Amanda Borba e Taiane Tavares, a socióloga Ane Caroline, Alex da Luz, da Pastoral Maranhense e Márcio e Liza, coordenadores regionais da Jovens Eclésias da Alemanha.

O professor Edélcio Santos ministrou palestra sobre a história da cidade de Codó e foi exibido o documentário “Uma Codorna Me Contou”, produzido pelo repórter cinematográfico Cândido de Sousa, narrado pelos jornalistas Alberto ROQUE e Acélio Trindade.

De forma poética e bem elaborada, o filme mostrou aos jovens presentes as origens do município de Codó, suas origens demográficas, os marcos históricos da cidade, os aspectos políticos e econômicos e a força de sua população. Os convidados estrangeiros tiverem tradução simultânea durante o documentário e as falas dos que compunham a mesa de honra.

Após a apresentação de uma dança típica da região da Bavária (sul da Alemanha) região de origem dos jovens convidados, e de um breve lanche, as autoridades municipais, civis e eclesiásticas se reuniram com os participantes para um debate, cujo tema foi ‘Analise da Conjuntura Política e Social do Município de Codó’.

De acordo com o coordenador do evento, Ribamar Costa, a Semana Missionária é a base de sustentação para o sucesso de Codó na JMJ 2013. “Tenho certeza que nossos jovens estão muito empolgados e todos partirão para essa viagem com muita a força, todo coração e uma grande fé. Vamos lá juventude codoense”, exclamou Costa.

A JMJ prevê a cada dois ou três anos também um encontro internacional dos jovens com o papa. A última edição foi realizada em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu dois milhões de pessoas de mais de 190 países.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó     

Deixe um comentário