Seminário VISIBILIDADE LÉSBICA começa hoje e segue até 3 de setembro no MA

Os direitos das mulheres lésbicas serão tema dos debates da XIV Semana do Orgulho LGBT, que será aberta nesta terça-feira (29), com o Seminário da Visibilidade Lésbica, às 18h, no Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

O evento vai até o dia 3 setembro e é uma realização do Governo do Maranhão, por meio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Mulher (Semu) e da Saúde (SES), em parceria com o Coletivo de Lésbicas do Maranhão, Grupo Gayvota e Conselho Estadual LGBT.

A programação deste ano também celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto – data em que foi realizado o primeiro encontro do movimento, em 2006, no Rio de Janeiro. O objetivo é registrar a luta das mulheres contra a violação de direitos em decorrência de sua orientação sexual.

De acordo com o superintendente de Promoção e Educação em Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual LGBT, Airton Ferreira, o seminário tem o objetivo de garantir a discussão de temas que tratam da política LGBT em geral, mas com o direcionamento de ações de políticas públicas das mulheres lésbicas.

“A Secretaria Estadual de Direitos Humanos tem essa responsabilidade de articular as políticas públicas para o segmento LGBT e suas especificidades em articulação com as outras instituições tanto do poder público, quanto da sociedade civil. Durante o seminário serão debatidos temas sobre saúde, regulamentação do casamento homoafetivo, o protagonismo das jovens lésbicas e bissexuais, entre outros”, disse Airton.

Antes da solenidade de abertura, às 14h, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, acontecerá uma roda de conversa sobre ativismo e militância das lésbicas, com a participação de mulheres do Coletivo de Lésbicas do Maranhão. Para Rosana Lima, do Coletivo de Lésbicas do Maranhão (COLESMA), toda a programação do seminário quer também destacar a importância da luta contra a lesbofobia no estado.

“Toda a programação será voltada para as mulheres lésbicas e serão postas em discussão temas importantes. Hoje, formamos um grupo de mulheres lésbicas que têm a necessidade de lutar por direitos e conquistar mais espaços na sociedade. A lesbofobia só poderá ser enfrentada com espaços de visibilidade para que a sociedade entenda que nós também temos direitos e deveres enquanto cidadãs”, pontuou Rosana.

A programação continua no dia 30 de agosto, com diversos debates nas áreas de política pública, saúde e direitos adquiridos no contexto da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, enfrentamento da lesbofobia e união civil homoafetiva e protagonismo de jovens lébiscas e bissexuais. No dia 1º de setembro será realizada a Pré-Parada da Diversidade, às 19h, na Praça do Reggae, e a Parada do Orgulho LGBT encerra a programação, no dia 3, com concentração às 14h, na Avenida Beira Mar.

Programação

DIA 29 de Agosto – Abertura
14h: Roda de Bate Papo das Lésbicas – Ativismo e Militância
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Centro Histórico
18h00 Abertura do Seminário da Visibilidade Lésbica
Local: Teatro Alcione Nazaré – Praia Grande
Mesa de Abertura – Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular- Secretaria de Estado da Mulher – Secretaria Municipal de Saúde – Sec. de Estado da Saúde- Coordenadoria Municipal da Mulher – Conselho Estadual LGBT – Conselho Estadual de Mulheres – Fórum Estadual de Mulheres- Articulação Maranhense de Lésbica
Solenidade de Entrega do Prêmio Gayvota de Direitos Humanos
Horário: 19h
Local: Teatro Alcione Nazaré – Praia Grande

Dia 30/09
Dialogando Sobre Política Públicas Para Lésbica
Horario:9h
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- Representante da Secretaria de Estado da Mulher -Representante da Coordenadoria Municipal da Mulher
Horario:10h:30
Mesa Redonda: A Saúde da Mulher Lésbica, Direitos Adquiridos no Contexto da Prevenção das Hepatites virais ISTs/AIDS.- Representante da Secretaria de Estado da Saúde- Representante da Secretaria Municipal de Saúde
12h:30 Almoço
14h – Enfrentamento da lesbofobia no dia a dia dos casais; regulamentação para Casamento homoafetivo Lesbico- Representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública- Representante da Secretaria de Estado da Mulher – Representante da Coordenação Adjunta do “Pacto Pela Paz”
16h:00 Discutindo o Protagonismo das Jovens Lésbicas e bissexuais; Como Intervir Como Participar?- Representante da Secretaria de Estado da Mulher- Representante da Articulação das Lésbicas e Bissexuais
18h: Encerramento

Dia 01/09-
Pré Parada da Diversidade
Horario: 19h
Local: Praça do Reggae

Dia 03/09
Parada do Orgulho LGBT
Concentração: 14h
Local Avenida Beira Mar

Um comentário sobre “Seminário VISIBILIDADE LÉSBICA começa hoje e segue até 3 de setembro no MA”

Deixe um comentário