Servidores públicos de Codó participam de palestra de aprimoramento profissional

Para um encontro realizado ontem, no auditório da escola Estêvam Ângelo de Sousa com uma palestrante que coordena o Núcleo da Excelência Pública no Maranhão foram convocados apenas o primeiro escalão de servidores.

Trabalhadores que hoje estão em posições estratégicas da administração municipal e a ideia foi da Secretaria de Administração.

“Nós estamos reunindo aqui toda parte institucional do município, secretários, assessores, superintendentes, diretor de departamento, coordenadores, o primeiro escalão para que a gente converse e obtenha conhecimento sobre excelência na gestão pública”, explicou a secretária Délia Assen.

O dia começou com um comparativo entre o que é praticado nos países de primeiro mundo, sobretudo os europeus, e o que ocorre no Brasil, fazendo uma conexão com Codó.

 “então, como é que Codó se insere nesse movimento mundial de melhoria das relações humanas e de trabalho, como é que o líder atua e quais são as práticas, realmente, importantes, que qualquer posicionado na gestão tem que conhecer pra ser um grande líder público?”, frisou a palestrante Rosa Graça Lima Barreto Domingues

À tarde os servidores  foram instigados a praticarem o que viram na palestra para que tivessem  em mente os pontos fracos do cotidiano de cada setor que acabam atrapalhando o serviço público e, sobretudo, prejudicando o cidadão codoense que precisa dele diariamente.

O coordenador de Tecnologia da Educação, Romário Araújo, gostou da iniciativa que faz parte das atividades alusivas ao mês do Servidor Público que culminará na próxima semana com uma grande caminhada pelas ruas de Codó, provavelmente na terça-feira, à tarde.

 “Nossa função é servir ao público, então é importante estar se qualificando todo dia, buscando os conhecimentos necessários para a nossa prática profissional”, disse Romário

Professora Raquel Pinho coordena o setor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação. Para ela é preciso entender que a requalificação é uma necessidade.

 “Pela excelente iniciativa de estar nos oportunizando esse momento de encontro, de repensar sobre nossas práticas, uma vez que, enquanto servidor público, somos eternos aprendizes e que não sabemos tudo”

A palestrante Rosa Graça nos deixou claro, em entrevista,  que o intuito final é deixar o cidadão a mercê de um servidor mais humano e preparado.

 “líder melhor formado, melhor o serviço, não é?sem informação, sem investimento contínuo e de alto nível com modelos modernos, atualizados, você não tem como melhorar o desempenho de sua equipe, é impossível, mas na hora que a sua alta gestão, que a sua equipe ela é formada utilizando padrão internacional é impossível não melhorar”

Deixe um comentário