Pular para o conteúdo
quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Notícias

Sindjus realiza caminhada pela Democratização e Transparência do Judiciário

A direção do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS-MA) convida toda comunidade e seus servidores a participarem de uma grande caminhada pela Democratização e Transparência Administrativa no Poder Judiciário do Maranhão, nesta quarta-feira (19).

A concentração será na frente da Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro), a partir das 9 horas, e de lá segue para o Tribunal de Justiça do Maranhão, na Praça Pedro II. A caminhada é mais uma ação da Greve Geral da Categoria, deflagrada na última quinta-feira (13) na capital e em todas as Comarcas do Estado.

A greve é um protesto contra o não pagamento, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), dos retroativos judiciais da Ação dos 21,7%, ganha pelo Sindjus-MA no Supremo Tribunal Federal (STF) em favor de seus associados.

O movimento paredista reivindica também o imediato cumprimento da lei 10156/2014 das perdas inflacionárias de 4.3%, com seus respectivos retroativos, fixação do dia 01º de Janeiro como Data Base para a revisão anual dos vencimentos e demais vantagens da categoria, condições dignas de trabalho na Justiça maranhense, fim do Assédio Moral e a manutenção da igualdade de tratamento para a concessão do auxílio alimentação para servidores e magistrados no Poder Judiciário Estadual.

Abaixo Assinado – O Sindjus está disponibilizando um Abaixo Assinado On line com o objetivo de cobrar a realização de uma Auditoria Financeira pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Por meio da auditoria, o sindicato pretende apurar a legalidade – ou não – de pagamentos feitos pela administração Cleonice Freire, entre os quais a conversão de licença prêmio em pecúnia para magistrados e desembargadores.

O Sindicato protocolou duas representações junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Essas medidas da atual administração tiveram impacto de vários milhões de reais no orçamento do Judiciário Estadual.

Blog do Jorge Aragão

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *