O Curso de Operação de Drone, realizado durante a 50ª edição da ExpoCodó, foi um dos cursos de grande destaque no evento, que está sendo realizado desde o dia 27 de julho e tem encerramento hoje, dia 04 de agosto. A tecnologia em favor do setor produtivo tem ampliado as técnicas de produção e manejo no campo, para atender uma demanda crescente e cada vez mais exigente, sem deixar de lado a preocupação com a sustentabilidade ambiental e os desafios das mudanças climáticas. Diante desse cenário, o sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ, realizaram mais um curso de Drone.
Foram três dias curso, possibilitando que os participantes, entre produtores rurais, trabalhadores do agro e estudantes da área, conhecessem mais os conceitos, a legislação e regulamentação vigente para uso da tecnologia aplicada no ambiente rural, além de aprender as mais modernas metodologias de planejamento na execução de voos, com foco nas diferentes áreas do agronegócio.
“Foi um curso muito importante, com material completo, conteúdo muito rico para todos aqueles que querem aprender tudo sobre o universo dos drones, como a legislação, as agencias e entidades reguladoras, a regulamentação, os equipamentos, as técnicas de pilotagem e de voo. Um mercado que cresce cada vez mais, não apenas para o agro, mas para muitas outras áreas. E o sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ de forma muito competente consegue nos prover com esse excelente curso, muito proveitoso e totalmente gratuito”, explicou o jornalista Jeferson Abreu, participante do curso.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, o curso é de grande valor para estudantes e trabalhadores de diversas áreas, contemplando os participantes com os conhecimentos básicos para uma carreira em franca expansão.
“Os Drones vêm ganhando cada vez mais força e espaço em vários setores do mercado brasileiro, e é na agropecuária que seu uso tem maior destaque devido às diversas possibilidades de aplicação da tecnologia, como técnicas de processamento de imagens, a realização de medidas de áreas, perímetros, análise da saúde do plantio, entre tantas outras. A ExpoCodó é o maior evento agropecuário da região dos cocais e abre sempre novos espaços para o exercício de tecnologias e o uso de ferramentas modernas, como o curso de pilotagem de drone, nas atividades agros”, destacou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.