Fale com Acélio

Levantamento do Congresso em Foco revela que apenas 77 dos 1.790 políticos eleitos em outubro se autodeclararam pretos, conforme designação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no momento do registro da candidatura. O número representa apenas 4,3% de todos os eleitos para cargos nos poderes Executivo e Legislativo nas esferas estadual, distrital e nacional.

Eles somaram 10,7% das candidaturas (2.845) a todos os cargos disputados nestas eleições e foram eleitos senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Nenhum político autodeclarado preto foi eleito governador

Por lei, nesta terça-feira, dia 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida em memória ao dia da morte do líder do movimento negro Zumbi dos Palmares. A lei foi sancionada em 2011 pela então presidente da República Dilma Rousseff (PT).

Na eleição de 2014, a primeira em que os candidatos foram obrigados a declarar sua cor, 3,1% dos eleitos disseram ser pretos. Apesar da discreta melhora de uma disputa para outra, os dados confirmam a sub-representação racial na política brasileira. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestral (Pnad Contínua) do 3º trimestre de 2018, também do IBGE, 8,8% dos brasileiros (18.339 pessoas) se autodeclaram pretos.

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres negras concorrendo em 2018

A análise comparativa entre a raça da população e a dos candidatos eleitos esbarra em imprecisões porque é definida com base na autodeclaração. O IBGE entende como população negra a soma das pessoas que se consideram pretas e pardas. Se considerado este entendimento, os negros somam 55,7% dos brasileiros, 46% das candidaturas e 27% dos eleitos.

Avanços?

De 2014 para 2018 houve aumento do número de deputados federais pardos e pretos. Há quatro anos eram 103 congressistas, no ano que vem serão 125. No Senado, em 2014 eram cinco pardos e nenhum preto. Em 2019 serão 11 pardos e 3 pretos.

10 25 50 100  resultados por página

Pesquisar

Raça Eleitos (%)
Brancos 72
Pardos 23
Pretos 4
Amarelos 0,0017
Indígenas 0,0005

Mostrando de 1 a 5 de 5 registros

AnteriorPróximo

Entre os deputados federais, apenas 10 das 27 unidades da federação têm congressistas negros. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Já estados como Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul têm apenas deputados brancos.

Brancos no Poder

Nas Assembleias Legislativas a presença dos negros é ainda menor. Nos três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), a porcentagem de políticos brancos é, respectivamente, de 98%; 97,5% e 89%. No Rio Grande do Sul, dos 55 eleitos deputado estadual, 54 são brancos.

Cinco unidades da federação não têm nenhum deputado estadual negro: Acre, Amazonas, Alagoas, Goiás, Sergipe.

Site Congresso em Foco

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias