Solenidade abre congresso de secretários municipais de Saúde

O COSEMS-MA realizou neste domingo, às 19h, no auditório Palmeiras, do Rio Poty Hotel em São Luís, uma grande solenidade de abertura da terceira versão do encontro anual das prefeituras e secretarias de saúde maranhenses.

Participaram do evento o Secretário de Estado da Saúde Marcos Pacheco, o Presidente da Assembleia Humberto Coutinho e mais de mil congressistas entre eles prefeitos, secretários, técnicos e as mais diversas autoridades estaduais e nacionais ligadas à saúde pública como a Organização Pan-Americana de Saúde.

Em entrevista o presidente da Assembleia Humberto Coutinho, médico e profundo conhecer da temática saúde pública, ele falou da importância do evento. “Sempre apoio e incentivo encontros, diálogos e reflexões como estes proporcionados por este congresso. Precisamos sempre buscar soluções para a superação das dificuldades que possam surgir na construção de uma saúde púbica que acolha todos que precisam dela”, enfatizou.

O Secretário de Saúde, Marcos Pacheco, falando ao auditório e em nome do o governado Flávio Dino, falou do empenho do governo em implantar em definitivo a regionalização da Saúde no Maranhão. Logo em seguida reafirmou o papel do servidor da saúde. “A função do servidor é servir. O SUS é o lugar da militância, da solidariedade. É um trabalho árduo essa missão que é cuidar do ser humano. Nossa missão é fazer um SUS afetivo, fortalecendo uma Democracia assistencial”, concluiu.

Já o presidente do COSEMS-MA, Vinícius Araújo, disse que o congresso “é um momento importante que vai indicar os mecanismos e alternativas de fortalecimento de um SUS regionalizado de forma solidária e formado por estruturas que se complementam. Meu sonho é fazer uma atenção básica eficiente, que valorize a realidade local e suas especificidades. É uma construção que se baseia no diálogo e na maturidade”, definiu.

Nesta segunda-feira, a programação do III Congresso começa às 9h com reunião do CONARES (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), palestra com o tema Regionalização Solidária e lançamento da Agenda pós-2015 da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e outros seminários de grande interesse para a gestores e profissionais da saúde.

Deixe uma resposta