Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Professores, diretores  e coordenadores pedagógicos vieram de 15 regiões da zona rural do município de Codó expor, na praça Palmério Cantanhêde,  o que a chamada Educação do Campo teve de melhor em 2013. São polos que representaram  176 escolas para filhos de lavradores, daí a ornamentação da barraca do polo de Santana Velha com produtos como tucum, coco babaçu e arroz, mas veio muito mais para a cidade com registros em fotografias.

 “Aqui nós temos alguns projetos como o do Meio Ambiente, a Cor da Cultura, projeto Vida no Trânsito, a história da nossa cidade  e outros mais como o folclore, festejo junino que já é de tradição pra nós do polo Santana Velha”, explicou o coordenador do polo, professor Paulo Nascimento

FRUTAS DE CANTO DO COXO

Da região de Canto do Coxo professores trouxeram exemplares de um projeto que levou os alunos a lerem sobre a importância das frutas para a saúde e a incentivar os pais a plantarem. O mamão, por exemplo, segundo a professora Stephany Kômora Sousa,  já foi resultado da prática desta iniciativa escolar.

“A importância das crianças valorizarem as frutas da região o tamarindo, o mamão, a manga, o caju e aproveitando isso desenvolvemos o projeto de leitura que é uma questão deles lerem o por quê de se comer frutas dentro da sua alimentação”, justificou

 BRINQUEDOS PARA ENSINAR

Em Viração professora Elezilde Paz criou muitos brinquedos a partir de produtos recicláveis. Muitos destes objetos tem função pedagógica,  servem até para aulas de matemática e, claro, Meio Ambiente.

“Que eles aprendessem a reciclar, trabalhar a reciclagem, o meio ambiente, a garrafa PET, difícil a decomposição dela e a gente reaproveita e não joga no lixo, rio, riacho e a gente brinca e aí a gente aprende brincando”, disse Elezilde

Rita Maria Pereira dos Santos Pedrosa , também professora de Viração, completou

“E aqui não serve somente para a educação infantil, também para o ensino fundamental porque a gente trabalha com jogos pedagógicos, uma didática diferente que pode ser reaproveitada também para outras  sérires, que são as séries finais que é de sexto do nono ano”

COORDENAÇÃO DO CAMPO COMEMORA

Foi um dia inteiro de exposição onde que vive na cidade pôde conhecer melhor o trabalho de quem educa  na zona rural. A coordenadora da Educação no Campo, professora Zuca (Ana Maria da Silva Lima Serra) comemorou o sucesso da exposição que foi encerrada com uma gincana cultural na parte da tarde.

 “Nós estamos mostrando o nosso trabalho no campo para que as pessoas tenham conhecimento que no campo também tem coisa boa, tem uma educação de qualidade”

One Response

  1. Parabéns todos da Educação do campo pelo lindo Trabalho realizado em 2013, foram muitas ações desenvolvidas, quero agradecer o nosso grande jornalista Acelio Trindade pela suas divulgações ao longo deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES