De março a outubro deste ano a Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretária de Saúde, realizou varias ações do programa Saúde Auditiva, beneficiando muita gente no município, que tinham dificuldades auditivas; hiperatividade; transtornos psicomotores; dislexia, entre outros diagnósticos.
A dinâmica do programa divide se em varias etapas: triagem nas escolas; avaliação fonoaudiólogica e psicológica, consultas e palestras. Após a triagem e avaliação, os pacientes recebem acompanhamento semanal de acordo com a necessidades de cada um.
Durante todo esse período já foram atendidas 150 pessoas pela psicopedagogas e fonoaudiólogas. Deste total, 110 pacientes já estão sendo agendados para se consultarem no município de Caxias, com o otorrinolaringologista, para fechamento do diagnóstico; 37 já foram contemplados com consultas e aparelhos auditivos e três pacientes já estão com cirurgias agendadas.
Com a chegada do Programa no município, descobriu-se um grande número de crianças, jovens e adultos com os seguintes diagnósticos: dificuldade auditiva; atraso de linguagem e fala; déficit de atenção com hiperatividade; transtornos psicomotores em sala de aula; diferença no rendimento escolar; problema na voz e dificuldade de aprendizagem, conhecida como dislexia.
Durante esses cinco meses de trabalho foram notórias a satisfação da comunidade atendida, pois muita gente sofria com o problema, mas, a situação financeira impedia a realização do tratamento. Agora o município dispõe de uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga que atendem durante toda a semana e de forma totalmente gratuita, garantindo saúde e bem estar as pessoas que precisão.
A prefeitura de Timbiras também garante aos pacientes o deslocamento até Caxias para a continuação do tratamento, com transporte e alimentação gratuita, além de acompanhamento especializado que garante rapidez no atendimento. O espaço de atendimento a população fica localizado no prédio do Hospital Victoriano Abdalla, na Rua Urbano Santos, no centro da cidade.
FONTE: ASSCOM Prefeitura de Timbiras