TRADIÇÃO: Timbirenses malham JUDAS no bairro São Sebastião

Boneco malhado pelos timbirenses
Boneco malhado pelos timbirenses

Malhação de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

A cultura local a cada dia que passa perde as suas tradições, não existe quem dê continuidade aos ritos, às crenças, festividades, que aos pouco estão desaparecendo e ficando apenas na lembrança dos mais idosos, incapazes de transmitir seus conhecimentos aos seus herdeiros.

EM TIMBIRAS

A tradição de malhar um boneco simbolizando Judas Iscariotes, não tem a mesma força em Timbiras, como em outros tempos, onde cada bairro tinha o seu boneco pendurado representando uma figura, que por algum motivo merecesse ter o seu nome emprestado ao traidor.

Neste ano apenas no Bairro São Sebastião, considerado o bairro rebelde, foi pendurado, pela comunidade, um Judas. O escolhido para assumir o papel  foi o  prefeito. Será por quê?  Isso é rebeldia?

Por Flávio Almeida

4 comentários sobre “TRADIÇÃO: Timbirenses malham JUDAS no bairro São Sebastião”

  1. AO PRESIDENTE DESTA ENTIDADE,,,FLÁVIO ALMEIDA,,ELE ENCONTROU UM BOM LOCAL PRA ESCONDER O ESPANTALHO A PRÓPRIA AMBASSS….LAMENTÁVEL…….

    DIGNO DE UM PRESIDENTE ….!!!!!

  2. JUDAS É APENAS UM SÍMBOLO DE TODOS OS PECADORES MISERÁVEIS COMO NÓS QUE TEMOS TRAIDO E NEGADO A JESUS, POR ISSO NINGUÉM TEM AUTORIDADE PARA JULGAR O OUTRO; DEVEMOS NOS CONVERTER AO EVANGELHO E APRENDER A AMAR O PRÓXIMO.

Deixe uma resposta