Por Francisco Oliveira/Correiocodoense
Há pelo menos dois anos, a UPA de Codó tem sido a única referência em saúde pública no município. Com as inúmeras deficiências do Hospital Geral Municipal, a população toda vez que precisa de cuidados médicos, em vez de procurar o HGM, que seria o natural, recorre à Unidade de Pronto Atendimento, porque sabe que indo lá é atendida com eficácia e rapidez, dependendo da classificação.
Os números apresentados pela UPA, referentes ao ano passado, confirmam essa procura acima do comum. De acordo com dados repassados ao Correio Codoense pelo diretor da Unidade, Ricardo Lima, foram feitos exatos 86.445 atendimentos durante todo o ano de 2013. Em janeiro foram 8.476 e em dezembro a UPA registrou 7.168 atendimentos. A maior altas se deu no mês de março quando a Unidade fez 9.754 atendimentos. O menor índice foi em agosto, com 5.290 atendimentos.
Dos 86.445, 50.787 foram atendimentos de Clínica Médica; 34.524 Pediatria e; 1.132 Assistência Social.
Veja os números de atendimentos por setorização.
Atendimentos de pacientes encaminhados pelo SAMU (78 atendimentos)
Fisioterapia (8.923 procedimentos realizados)
Atendimentos Ortopédico c/ imobilização (706 procedimentos realizados)
Eletrocardiograma (ECG) (676 exames realizados)
Raio-X (7.297 exames realizados)
Exames Laboratoriais – Exerese e Sutura (565 procedimentos realizados)
Inalação/Nebulização (14.233 procedimentos realizados)
Encaminhamentos p/ a Atenção Básica
– CAM: 108
– CAPS: 102
– CRAS: 09
– CTA: 12
– CEO: 54
– USB: 98
– HGM: 397
Transferências de Pacientes
– Hospital Dr. Carlos Macieira: 21
– Hospital Geral de Peritoró: 23
– Hospital Geral de Alto Alegre: 03
– Hospital Macroregional de Coroatá: 25
– Hospital Geral de Timbiras: 14
– Hospital Regional de Presidente Dutra: 08
– Procardio São Luis: 05
3 Responses
Graças a Deus existe a UPA, que e abastecida pelo governo estadual… Porque se fossemos depender somente do HGM (corredor da morte) seria difícil pra nos codoense!
Esse Pedro é muito ……. , pois ele não observou direito os dados da UPA se prestasse atenção viria que foram encaminhados ou transferidos da UPA para o HGM de CODÒ 397 pacientes e para os hospitais de São luis,Coroatá ,P Dutra Peritoro,Timbiras, Alto Alegre todos juntos somente 99 pacientes presta atenção I………
Se o codoense observar bem, verá que não houve NENHUMA “transferência” para o HGM de Codó, somente acompanhamento para atenção básica, e o próprio termo explica o porque, é porque infelizmente a saúde pública de Codó,incluindo o HGM, só serve para o básico.
No caso das transferências, foram feitas 99 transferências na UPA,e TODAS as 99 para outras cidades, entre elas até para Timbiras, que diga-se de passagem, está um caos nas mãos daquele moço. Que vergonha ein HGM de Codó!!!