O rio está poluído, a água turva denuncia. E no lamaçal que ele se tornou há uma batalha de peixes sendo travada.
Peixes maiores de grandes tentáculos acostumados a águas profundas lutam entre si.Exércitos de peixes menores enfileiram-se para a guerra.
A motivação para tantas discórdias é o controle do oxigênio que move os rios.Sem ele não se pode comprar ou vender
Não se pode nadar pelas avenidas aquáticas de queixo levantado Ou mesmo navegar ao litoral terrestre nos fins de semana para apreciar a imensidão da terra firme.
Mentiras, traição, soberba, vaidade, luxúria, falsidade, cobiça, arrogância, propina.Há muitas teias nas redes que cercam o poder.
Difícil não se embaralhar entre elas.
Bem longe dali, mariscando migalhas em águas rasas e barrentas, sobrevivem os peixinhos pequenos, sem nome nem influência nos grandes cardumes, acostumados com o vai e vem das águas, a respirar com o pouco oxigênio que lhe sobram, estes, por desconhecer a força que possuem, são sempre levados pela maré.
Prof. Walterli Lima


Isso e a natureza, só os fortes sobrevivem