Fale com Acélio

Desde o assassinato da professora Cristiane Barros, morta na porta de casa por um assaltante de moto dia 25 de outubro, na rua Renato Archer, a cobrança em cima das autoridades locais foi intensificada pela população que já esteve nas ruas em manifestação contra a insegurança e tem usado com muita frequência os meios de comunicação para manter o discurso de urgência quanto às soluções para o problema.

De acordo com levantamento da Polícia Militar, a professora é uma das 15 pessoas que  foram assassinadas dentro de Codó este ano. Ela continua fazendo parte da estatística dos casos não solucionados, assim como o Marcelo, ex-funcionário da delegacia regional, e os empresários Lica e Paulo Maciel, este da Óptica Mundial assassinado dia 14 de janeiro deste ano dentro de casa.

Sobre a quantidade de crimes o tenente-coronel Jairo Xavier disse que o número de assassinatos em Codó anda longe de estar entre o das 100 cidades mais violentas do Brasil.

Na opinião do comandante do 17º Batalhão foram poucos cidadãos de bem assassinados, o resto foi o que chamou de “assepsia social”, referindo-se às mortes onde bandidos matam bandidos.

A REUNIÃO

Para discutir a situação, políticos e representantes de órgãos de segurança como a Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e DMTRANS reuniram-se durante mais duas horas na prefeitura, na última quarta-feira, 5,  porém pouca ação ficou, realmente, definida.

CAMPANHA PARA OS PAIS

De imediato as autoridades decidiram realizar uma campanha de conscientização, utilizando os meios de comunicação, com direcionamento destacado aos pais.

A ideia é despertá-los para suas responsabilidades principalmente com adolescentes infratores, segundo esclareceu o presidente da Câmara Municipal, vereador Chiquinho do Saae.

“Pedir a responsabilidade dos pais com os menores, com seus filhos, pra que eles possam nessa educação, inserir, colocar, explicar para os seus filhos que eles não podem andar de moto, que não podem tá depois das 10h na rua acompanhado por qualquer tipo de pessoa porque essa campanha é necessária”, disse Saae

O prefeito Zito, que foi quem convocou a reunião, fortaleceu a ideia que deverá ser posta em prática, com produções de TV, já nos próximos dias.

 “Nós temos que hoje buscar a saída, exatamente, hoje conscientizando a sociedade, especialmente as famílias, pais, para que eles também tenham essa  responsabilidade, que é a responsabilidade de todos nós. Nós temos que trabalhar para o bem e entendemos que sem essa intervenção isso será impossível”, disse o gestor municipal

SÓ SUGESTÕES

As sugestões para combater a insegurança, apesar de nenhuma sequer ter sido anotada por alguém (não houve ata ou formalidades) apareceram, entre elas:

·         Melhoria da Iluminação pública (sugerida por Carrim das Construções)

·         Abordagens da PM à suspeitos em dupla utilizando motocicletas (sugerido por Zito e vereador Max)

·         Criação de um abrigo para adolescentes infratores

·         Limitação  do horário e da quantidade de festas nos fins de semana

·         E cobrança do Governo Estadual por mais policiais civis e militares

MEDIDAS SOCIAIS

Para o comandante do 17º Batalhão, todas as medidas emergenciais terão que vir, pelo menos a partir de agora, acompanhadas de  medidas sociais.

 “Nós vamos ter que reduzir a folga desses policiais para que eles possam aumentar esse número não existe outra mágica, a solução é concurso público para aumentar o efetivo da polícia (…) cabe as outras ações de cunho social, é dar ocupação à essa juventude, colocar esse jovem pra estudar, estágio, ensino profissional para que nós possamos formar cidadãos”, disse o comandante

O grupo também decidiu que se reunirá todo dia 5 de cada mês para avaliar os avanços de cada encontro.

11 comentários sobre “Veja o que ficou acertado na primeira reunião para combater a insegurança”

  1. Discutir segurança pública sem convidar o Ministério Público, a OAB e o Judiciário é perder tempo. Nem ata não tem.
    o Secretário de saúde participou da reunião da OAB. Pq n convida as instituições sérias e isentas tb?

    1. Se não fosse o nosso Prefeito, e principalmente os nossos vereadores nem reunião tinha, fiquei satisfeita por saber que se importarão e vão levantar esta bandeira e também por saber da presença da PM e da Civil.

  2. INFELIZMENTE A SEGURANÇA HOJE É O ITEM QUE PREOCUPA MAIS A SOCIEDADE DO QUE EMPREGO OU SAÚDE.
    NÃO EXISTE UMA MEDIDA QUE DE FATO RESOLVA A SITUAÇÃO, POIS O AVANÇO DESSA DROGA CONHECIDA COMO “CRACK” ESTÁ AUMENTADO E MUITO OS NÍVEIS DE CRIMES BÁRBAROS. A FALTA DE AMOR DAS PESSOAS, A FALTA DE COMUNICAÇÃO NAS FAMÍLIAS, A VONTADE DE TER BENS MATERIAIS; FAZEM COM QUE A VIOLÊNCIA CRESÇA A CADA DIA.
    O CIDADÃO COMPRA UMA MOTO OU CELULAR, E PAGA NO MAIOR SACRIFÍCIO E PERDE PARA UM ELEMENTO ARMADO, ELE FICA SEM SABER A QUEM RECORRER.
    PORTANTO, DEVEMOS TENTAR NOS PROTEGER A TODO CUSTO E REZAR PARA QUE NÃO SEJAMOS O PRÓXIMO ALVO DESSES ELEMENTOS.

    FICA A DICA

  3. Acelio,isso é o óbvio.Tem é que: 1. Abrir as escolas nos finais de semanas para a juventude usar as quadras. 2. Abrir as escolas em todos os horários. 3. Fazer gestão juntos com todos os Diretores,pedagogos e professores para CONHECER A REAL REALIDADE DAS COMUNIDADES NA QUAL A ESCOLA ESTA INSERIDA. 4. Fazer com que todas AS ESCOLAS SEJAM INTEGRAIS( com três alimentações) ,pois só assim diminue a incidência de Crianças e jovens nas ruas. E a MAIS IMPORTANTE: QUE TODOS OS BARES sejam colocado um cartaz PROIBINDO a permanência de jovens( homens e mulheres) menores de 18 anos. Fazer blitz em todos s turnos e prender os MENORES com as motos e CARROS. Visitar os MOTEIS em HORÁRIOS ESCOLAR,pois estão lotados de alunos menores. Assim, em 90 dias,Codó ficará um verdadeiro Céu e parecendo um cemitério em silêncio. Ah,também, PRENDER AS MOTOS BARULHENTAS,cortando os pneus de cada uma delas. Taí minha sugestão. Lá no PIauí, em Santa Cruz do Piauí ,a Promotoria Pública BAIXOU INSTRUÇÃO E MANDOU A POLICIA dá um Basta. Visitei e gostei. Nas festas,o Conselho Tutelar entra e solicita junto com a Policia as identidades dos Cervejeiros e os PAIS adoraram.

  4. Tem que colocar esses agentes de trânsito para trabalhar, guarda municipal e policia militar mais aparelhada e fiscalizada pelos seus comandantes superiores. Eu acho que já chega de tanta violência tanto no trânsito como no crime. E deixo uma opinião que deveria ter o toque de recolher as 22:00 horas para menores.

  5. Edmundo VC está sonhando. Abrir aos domingos 24h VC quer que a juventude vai usar drogas né. Se em dia normal não tem vigias imagina os dias e horas q VC quer.

    1. MONDRONGO,sei que vc é um dos diretores de escola,mas a escola tem 2 diretores, tem que ter 3 vigias e a gurda municipal VC já viu trabalhando??? Onde ?? Peça par V a planilha de gasto com gasolina com os gastos da Guarda. Veja quantos servidores tem a Guarda. É quase um Quartel de Policia e só trabalham em grupo de 4 ou 5,juntinhos. Passe na praça da Prefeitura e veja.

  6. Mestre dos magos, concordo com vc, que isso não vai dá em nada. Mas essas instituição q vc falou ai, tbm não funciona sobre os políticos. Infelizmente os políticos estão acima de nós pobre mortais. MP já fez varias denuncia, já, até casou o prefeito, e ele continua no cargo, sorrindo, feliz da vida.

  7. Essa Reunião desse “Prefeito inseguro” não deu em nada. Pelas notícias divulgadas pelos Blogs não observei nada de concreto por parte dessas “autoridades” somente muito blá, blá, bla. Coisa de gente despreparada e sem objetivos a frente de coisas sérias.

    Parece que vão esperar como das outras vezes o tempo passar e que a população possa esquecer a violência que aumenta diariamente no dia a dia no Município.

    A omissão, a passividade e a falta de seriedade das autoridades estão mais que demostradas nessa “Reunião”, pois somente foram feitas “sugestões” por sinal “vagas”, sem nenhuma medida concreta para combater a insegurança.

    Senhores que se dizem autoridades, prestem atenção. Segurança Pública é coisa séria e não brincadeira de criança.

  8. Isso já estava previsto pelos bons educadores, desde quando o sistema educacional jogou a responsabilidade de educar na escola, tirou a responsabilidade dos pais,e tbm esse que inventou a lei da palmadinha, contribuiu para perda das redeas de nossa sociedade, agora será muito difícil consertar os erros, já que a escola trabalha conhecimento para o mundo do trabalho, os alunos devem vir educados de casa, e não é isso que se vê, os professores estão se sentindo ameaçados, o vandalismo aumentando cada dia q passa, as escolas não oferecem muito por que ainda rasteja às margens do mundo contemporâneo e do avanço das tecnologias; quem tá no poder não se interessam em mudar realidade de ninguém, porque gente burra e analfabeta é que elege os políticos corruptos de nossa sociedade.

  9. Enquanto perdurar esta politicagem que existe em Codó, de se manter no poder custe o que custar e não contrariar ninguém seja ele quem for, principalmente a bandidagem, veremos e assistiremos o que vem ocorrendo em Codó já há bastante tempo – INSEGURANÇA TOTAL ou melhor ESCULHAMBAÇÃO TOTAL. Tudo isto em razão de uma só coisa – OMISSÃO. Deixa a coisa ficar como está para ver o que vai acontecer. Ninguém se sente seguro em Codó, esta é a realidade e basta ir para a rua para ver que estamos naquelas velhas cidades do antigo faroeste americano. Quem manda é o bandido. Agora tem muita gente se dando bem com isso. O trabalhador, aquele que paga impostos e produz está atrás das grades das janelas, das portas e dos muros altos. Os politicos de Codó não querem que esta situação mude. Esta é a realidade. Quando alguém morre aí é um Deus nos acuda, vamos fazer isso e aquilo e com menos de uma semana a coisa volta ao que era. TOMEM VERGONHA NA CARA AUTORIDADES CODOENSES.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias