VERGONHA – FANTÁSTICO da TV Globo escancara a calamidade do ensino e das escolas de Codó

Escola do Povoado Taboca - região da Trizidela
Escola do Povoado Taboca – região da Trizidela

O programa Fantástico, da TV Globo, mostrou ontem à noite (9) em rede nacional e para  mais 115 países do mundo, por meio da Globo Internacional,  o  retrato do abandono do ENSINO Público no Brasil.

Disseram os apresentadores logo no início “São Escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula”, anunciando o que seria escancarado.

Durante dois meses os repórteres Luiz Cláudio Azevedo (cinegrafista) e Eduardo Faustini (repórter investigativo), com base nos números do PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES, percorreram municípios de três Estados – Alagoas, Pernambuco e Maranhão – justamente os que tiveram notas médias mais baixas.

CODÓ NO FANTÁSTICO

No Maranhão, as condições mostradas foram da zona rural de Codó, o sexto maior  município do Estado, com média de transferência do Fundeb que chegou ano passado à R$ 64.977.137,00 ano passado.

Foi de Codó a história de André e Eduardo, chamados de meninos vaqueiros que ajudam os pais pela manhã e andam 35 minutos até à escola no período da tarde. É daqui a professora que aparece na reportagem dando boas-vindas à sua classe debaixo de uma escola caindo aos pedaços.

‘São guardados do lado esquerdo do meu coração, então sejam bem-vindos mais este ano que nós temos aqui pra trabalhar, pra melhorar, pra ver nossos acertos”, disse carinhosamente a educadora.

UM GRANDE CORAÇÃO EM BERALIZ

A Escola Municipal Divina Providência, fica no povoado  Beraliz, região da Trizidela, cujo proprietário é o simpático idoso que apareceu para o Brasil, seu Deusdet (com T MUDO no final com fez questão de se apresentar à equipe da TV Globo quando fora entrevistado).

 Ele revelou que a escola foi criada oficialmente em 1965 e lembrou até o nome do prefeito da época. Nesta data foi apenas ‘criada’, autorizada a funcionar, porque na localidade nunca foi erguida uma escola pela Prefeitura do município.

A resposta dada à pergunta feita pelo repórter do Fantástico refere-se somente ao tempo em que ela funciona onde foi mostrada, na ex-residência dele e de sua família.

Na entrevista o proprietário também disse o motivo de  nunca  ter desistido de manter a Divina Providência aberta, mesmo, como na atualidade, correndo o risco de desabar sobre as crianças por causa da fragilidade de suas paredes rachadas e úmidas.

“QUANTO TEMPO ESSA ESCOLA TÁ ASSIM, DO JEITO QUE TA AQUI HOJE, ASSIM? Já tá com mais de 15 anos”

“Quando tá gotejando, eu vou tiro a goteira, agora esse ano eu ia fazer essa parede de Tijolo, mas ainda não fiz…O QUE LEVA O SENHOR A CUIDAR DESSA ESCOLA? É o espírito de humanidade pros filhos dos meus moradores não se criarem analfabetos”, respondeu Deusdet Oliveira Matos aos repórteres

A CALAMIDADE EM AMPARO

Escola do AMPARO por fora (mostrada na reportagem)
Escola do AMPARO por fora (mostrada na reportagem)

A reportagem mostrou que para uma escola ser considera ELEMENTAR, ou seja, do mais baixo nível de aceitação, precisa ter:

  • ELEMENTAR – ÁGUA, banheiro, esgoto, energia elétrica e cozinha ( 44,5% no país apresentam estas condições mínimas)
  • ADEQUADA – Sala dos  professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva e parque infantil, acesso à internet e máquina de cópias
  • AVANÇADA – Além de tudo isso, e mais laboratório de ciências e instalações para estudantes com necessidades especiais (só 1.100 são avançadas no Brasil, num universo de 195.000 escolas).

As codoenses que foram mostradas na reportagem da TV Globo não podem ser classificadas nem como ELEMENTARES. Não oferecem nem o mínimo do mínimo exigido, disse Tadeu Schimidt.

A Nossa Senhora do Amparo, que fica no povoado de mesmo nome, funciona num casebre abandonado, pequeno, apertado, sem janelas, coberto de palha de babaçu, com três quadros negros para o multisseriado e um filtro de barro com velas sujas cuja imagem é mostrada rapidamente quando o assunto é água.

“O piso da escola não é adequado para este tipo de carteira porque as carteiras, como você pode ver, é um cano então elas afundam no chão e aí tem aluno que até cai, aí chora, devido o chão batido, aqui é uma subida, lá é uma descida…DESNÍVEL TOTAL? É, porque aqui era uma casa de moradia, era uma pessoa que morava aqui, aí montou essa escola aqui pra eles”, reclama a professora, Rosa Cunha, na matéria

Escola do Amparo por dentro
Escola do Amparo por dentro

Para mostrar que nem banheiro existe, o Fantástico perguntou como a professora e os alunos fazem para aliviar as necessidades fisiológicas. Todo mundo usa o mato.

COMO É QUE FAZ O ALUNO PARA IR AO BANHEIRO? Os meninos vão para detrás da escola e as meninas do outro lado, assim também como a professora também, porque nós não temos banheiro….A SENHORA USA O MATO? Também”, responde

A escola da brava e disposta professora Rosa não tem energia elétrica. “Quando chove fica escuro…NÃO TEM LUZ?  Tem não, não tem luz”, disse

Na Nossa Senhora do Amparo merenda também é um grande problema, segundo a reportagem nacional.

‘Geralmente a merenda só aparece de maio à junho, geralmente é nesse período que a merenda aparece”, disse professora Rosa

Noutra escola, mais a frente, outra educadora reforça a triste realidade.

 custa chegar e quando vem a gente lá com uma vizinha aqui que me ajuda demais e aí a gente faz a merenda dessas crianças, quando não eles comem frutas da estação”, revelou professora Maria dos Anjos

MAIS DESCASO NA REGIÃO

A falta de água potável nas escolas de Codó também foi escancarada.

“Pra beber água a gente pega água com a dona da terra, pego uma garrafa de água e trago pra cá, porque também tá faltando filtro”, diz a professora  Eliete na matéria

Outro problema denunciado foi o secular ensino multisseriado – quando uma só professora dá aulas para alunos de diversas séries num mesmo ambiente.

“Eu sempre começo pela educação infantil que ainda tá aprendendo a coordenação motora, faço primeiro. Aí vou pro outro que já tá lá no quarto, quinto ano”, revela uma codoense sofredora

NOTA DA PREFEITURA

A produção do Fantástico conseguiu uma nota oficial da Prefeitura de Codó, produzida pela secretária de Educação, Rosina Benvindo, e pelo secretário de Governo Ricardo Torres. Lendo-a, o apresentador do programa, Tadeu Schmidt,  disse:

“A prefeitura de Codó, no Maranhão, diz em nota que vem melhorando a infraestrutura das escolas rurais. Afirma que nos últimos 5 anos foram construídas e equipadas 150 novas salas de aula e que está prevista a construção de mais 28 escolas no próximos dois anos”, concluiu

70 comentários sobre “VERGONHA – FANTÁSTICO da TV Globo escancara a calamidade do ensino e das escolas de Codó”

  1. Acélio essa matéria não é verdadeira, as escolas não são em Codó, mas em outra cidade.
    O Prefeito Zito é muito bom e pessoa direita, que jamais deixaria nossas crianças naquele estado.
    Eu acho que estas imagens destas escolas podem ter sido montadas pelas mesmas pessoas que gravaram o nosso candidato Zito distribuindo dinheiro na campanha de reeleição.

    1. Toma vergonha na cara esse prefeito é pior do q vc imagina isso é verdade eu fui nessa escola e comprovei isso ainda tem muito mas q a globo não mostrou e sobre ele ter dado dinheiro na campanha é sim verdade só q em codo não tem justiça mas ele pode ta livre dessa justiça feita pelo os homem não vai se livra da justiça divina

    2. ESSAS MATÉRIAS EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO JÁ ESTÃO ULTRAPASSADAS, O CIDADÃO CODOENSE JÁ SABE DIFERENCIAR ESSE TIPO DE MATÉRIAS. PORQUE NÃO FAZEM ESSE TIPO DE REPORTAGEM O ANO INTEIRO DURANTE OS QUATRO ANOS. A CIDADE DE DEUS SE DESENVOLVEU E ESTÁ NO RUMO CERTO, A GESTÃO COMPETENTE DE ZITO ROLIM JÁ ESTÁ NA HISTÓRIA DESSA CIDADE.

    3. Amigo, acredito que vc não conheça a real situação das escolas da zona rural de codó. Lhe dou um conselho, pegue seu transporte e vá visitar algumas das escola da região da trizidela…vou indicar algumas povoados pra vc visitar e vera se é verdade ou não a reportagem. Viste a escola do povoado Amparo, Barro vermelho, Santa Rita do Deusdete e pra fecha visite a escola do povoado taboca, essa fica ali no terreno de seu Carrim Luz. Dai vc já podera voltar pra Codó, ligue o seu computador e acesse o blg do nosso amigo Acelio Trindade e faça o seu comentario. Qdo a gente nao conhece a real situação é melhor a gente ficar calado. Vá conhecer a realidade, pra pode fazer um comentario aqui. Fica ai a dica.

    4. O sr deve esta brincando com esse comentario. Nao existe respeito ao cidadao. Parece o que impera nesse estado e coronelismo sarney. E lamentavel ter alguem que defenda uma vergonha nacional. Tinha ideias de conhecer o turismo do Maranhao, mas fiquei irado com os descasos ao povo brasileiro.

  2. E Viva o Brasil, Viva o Maranhão, Viva o Codó do Tereco, Viva os Archer, Viva os Rolim, Viva os Figueiredos, Viva, Viva, Viva….. Tudo é festa e alegria….

    Gente é só alegria a copa esta chegando, acabou o carnaval, em outubro e em 2016 é só distribuir um dinheirinho aqui e outro ali e ninguém vai mais lembrar de nada, o Maranhão esta bem cresceu muito, é um Estado rico por isso aumentou a violência vocês não lembram que foi a governadora que falou…. A mais ou menos 10 ANOS atrás passou uma reportagem parecida da educação do Gov. Ricardo Archer, agora do Gov. Zito e isso não vai mudar em nada, vocês sabem porque???
    O povo não quer mudanças o povo quer viver assim, pois acham que estão se dando bem pegando dinheiro em tempo de eleição para votar nessa cambada.
    O Maranhão é assim, maior índice de analfabetos e pobres porque para os políticos isso é interessante, pois é assim eles tem votos, em troca de cesta básica e dinheiro….
    Quem não sabe que a maior compra de voto do Brasil é a BOLSA FAMÍLIA, essa Bolsa Esmola safada do Governo Federal….

    E Viva o Brasil, Viva o Maranhão, Viva o Codó do Tereco, Viva os Archer, Viva os Rolim, Viva os Figueiredos, Viva, Viva, Viva…..

    1. GOSTEI ESSES POLITICOS BRASILEIRO SÃO TDS SEM MORAL MAS O POVO FAZ ISSO ACONTECE VC SABIA Q O NOSSO PAIS É MAS CORRUPTO DO MUNDO 95% POPULAÇÃO CORRUPTA NOS NÃO SÓ PODEMOS SÓ FALA DE POLITICO MAS DE TDS O BRASILEIROS

  3. Mas tudo é festa né, o carnaval tinha dindin, mas para merenda escolar das crianças só em maio e junho!!!!!!!!!!! Há nesta época tem piqui e bacuri na mata, mas também tem banheiros ao ar livre.

    Educação de Codó e os seus derradeiros 17 anos:

    -08 anos do Professor, o Senhor Ricardo Archer

    -04 anos do Biné

    -05 anos do Zito Rolim(aluno do Ricardo Archer)

    1. Já tenho 50 anos sou maranhense, e não sabia que o meu estado era tão atrasado assim isso e por conta da corrupção das desgraças alheia as autoridades incompetente não investe, na educação para que a população continue analfabetos, para os eleger sem conhecimentos tudo fica fácil para o desvio das verbas eles continuam ricos e a população miserável.

  4. DUVIDO QUE VC ACÉLIO FAÇA UMA MATÉRIA A NÍVEL ESTADUAL MOSTRANDO A OUTRA REALIDADE, QUE FORAM REALIZADAS, A CONSTRUÇÃO DE MAIS 18 ESCOLAS, QUE JÁ FORAM CONSTRUÍDAS, FORA AIS SALAS DE AULAS QUE FORAM AMPLIADAS, SABEMOS QUE AINDA TEM MUITOS PROBLEMAS QUE COM CERTEZA ZITO VAIS AMENIZAR AINDA NO SEU GOVERNO, AGORA SE OS GOVERNOS DE BINÉ E ARCHER TIVESSEM CONSTRUÍDO ALGUMAS DESSAS ESCOLAS NÃO EXISTIRIAM MAIS ESSES PROBLEMAS, SÓ AGORA QUE ESTÃO SENDO FEITAS, E A OPOSIÇÃO ESTÁ RECLAMANDO, SABE PORQUÊ? AUMENTA A POPULARIDADE DE ZITO.

    1. Caro Valber
      Percebi que vc é do lado do Prefeito Zito. Já que ele está fazendo alguma coisa na educação como vc diz,diga para ele interditar aquela casa que alguns acham que é escola(de escola só a guerreira professora e seus alunos)e alugar um prédio até construir uma escola de verdade. Não tape o sol com peneira, faça alguma coisa.

  5. CARO ACELIO VENHO ATRAVES DESSE, FAZER UMA DENUNCIA CONTRA ASSOCIAÇAÕ DE PESCADORES DE CODÓ , EXISTEM PESSOAS QUE RECEBE DINHEIRO DO AUXILIO NA PIRACEMA QUE NUNCA PEGOU NEM EM UM CANIÇO IMAGINE COLOGAR REDE PRA PESCAR.
    ESSAS PESSOAS Q CITO NESSA DENUNCIA SÃO MORADORES DA ESTRADA DA COLONIA MAS PRECISAMENTE DA PONTE DO CODOZINHO E MORRO GRANDE SENTIDO CODO, ISSO E UM ABSUSDO SABER QUE PESSOAS QUE NEM ESSAS ESTAO SENDO BENEFICIADO COM ESSE TIPO DE AUXILIO QUE OUTRAS FAMILIA Q PRECISAO NAO RECEBEM.

  6. Mas quando o SINDSSERM vai às ruas ou ao judiciário denunciar estas atrocidades o que estamos fazendo é politicagem, como argumentou recentemente o procurador do Município, Sr. Wagner Ribeiro, na última ação judicial que o sindicato ingressou contra o município.
    Esta trágica realidade da educação codoense há anos vem sendo denunciada e combatida pelo SINDSSERM. Nos dias 17, 18 e 19 de março haverá a Paralisação Nacional em Defesa da Educação Pública de Qualidade, e desde já convidamos toda a sociedade a se juntar nesta luta, pois não adianta só se escandalizar, se comover ou se lamentar. Se não lutar, essa realidade não vai mudar, e o governo e seus comensais continuaram a aplicar indevidamente os recursos públicos.

    1. Interessante seu discurso. Reclama que o “governo e seus comensais continuam a aplicar indevidamente os recursos públicos” e ao mesmo tempo defende os ideais da Esquerda, que insiste justamente em dar mais poderes ao Estado. Como se o Estado fosse capaz de exercer alguma tarefa de forma eficiente…

    2. Até aonde eu sei professor a briga de vocês é por aumento de salário e diminuição da carga horária, ou seja ganhar mais e trabalhar menos.
      Egoísmo é o lema de vocês!!!

  7. ESSA É A TERRA QUE OS SARNEYS TANTO CHORAM PARA COMANDAREM DEVERIAM ERA SE ENVERGONHAREM DE ESTAREM SEMPRE AL LADO DOS PRESIDENTES DESSE PAIS E GOVERNAREM UM ESTADO A ONDE O POVO NÃO TEM EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA.

  8. Fico me perguntando, por que essas matérias só aparecem justamente nas administrações que mais investem na educação? Lembro que na administração do senhor Ricardo Archer, veio um apresentador da Tv Globo para mostrar uma escola na zona rural de Codó, o apresentador não teve a coragem de mostrar os dois lados, ou seja, as escolas que o prefeito em questão estava fazendo, que por sinal de ótima qualidade. Agora o prefeito Zito elegeu como carro chefe a educação, onde vem construindo ou reformando várias escolas e não se sabe porque é justamente agora que vem a tv Globo com essas reportagens. É no mínimo suspeita.
    Jozué

    1. Josué o senhor não está sentado naquelas carteiras e não sabe o montante recebido mensalmente pelas prefeituras do Brasil, para estar fazendo esta defesa de prefeitos.

      Ali não foi apenas e a vergonha não é só em Codó.

      Na polícia federal, fóruns estaduais e federal, o que mais tem é processo por irregularidades dos recursos da educação.

  9. é uma vergonha mesmo,mais não podemos culpar só o prefeito, cadê a coordenadora da zona rural a poderosa ” ZUCA’, será que ela não viu essa vergonha? os vereadores de oposição Pedro belo que tem terreno lá perto não viu isso,assim temos que culpar todos eles (vereadores) por conivência com o que esta acontecendo, o sindicato que só sabe fazer greve por aumento de salário e redução da carga horária também não sabia?

  10. quero dizer ao Dr jonas e outro votei em zito e conheço as escola e outra e infelizmente e verdade conheço escola piores quero dizer ao nobre colega e o prefeito è eleito não é para trabalha no numa parte do município mas em todos o município

  11. Tem muito mais, tem uma Escola na mesma situação na Santa Rita (Terreno do Berto Moreira) a escola dos PORCOS que tem vários alunos que estudam debaixo de pés de manga, sem banheiro, sem cantina e a noite é invadida por bodes porque não tem cerca muito menos muros e muitas outras…..

  12. PERCEBERAM QUE SÓ OS RESPONSÁVEIS DE CODÓ NÃO APARECERAM PARA JUSTIFICAR AS MAZELAS DA EDUCAÇÃO? Parabéns ZITO…quanto mais pessoas burras melhor, vc não acha?

  13. NO PERÍODO DE 1969 A 1973 ESTUDEI NA SANTA MARIA DOS MOREIRAS, A ESCOLA ERA IDÊNTICA A ESSA QUE FOI MOSTRADA NO FANTÁSTICO. HOJE ELA JA TEM UMA ESTRUTURA ADEQUADA. SE TODOS OS PREFEITOS QUE PASSARAM AO LONGO DESSE TEMPO TIVESSEM FEITO UM POUQUINHO, ESSA REALIDADE SERIA OUTRA, NÃO ACHAM?

  14. Acelio não se pode tirar o chapéu para um “prefeito” como esse, e você vez outra, faz isso. Um prefeito tem q ser avaliado como bom pelas pastas elementares de uma administração, tais como: educação, saúde e assistência social.
    Portanto, quando pensar em tirar o chapéu, outra vez, vá devagar e levante primeiro a aba do chapéu.
    Vergonhaaaaa

  15. FICO IMAGINANDO AQUI,SERÁ QUE ESSE PREFEITO AINDA VAI ARRUMA ALGUM ARGUMENTO PRA JUSTIFICAR ESSA TRISTE REALIDADE? POXA AQUELAS CRIANÇAS NÃO MERECEM ISSO.JOGADOS Á PROPRIA SORTE,PELO AMOR DE DEUS QUE FALTA DE SENSIBILIDADE,ESSES VEREADORES SÃO TÃO CULPADOS QUANTO O PREFEITO.

  16. É uma Realidade a Muito Tempo que Codó vem Passando por Este Descaso na Educação essa Historia de Culpar Governos é Frágil,Escola de Taipa e Coberta de Palha,sem Banheiros é uma Constante em Codó,todos são Sabedores que em Codó Temos uma Concessão da TV GLOBO/MIRANTE COCAIS/Outorgada em Codó,Mesmo Funcionando Somente um Núcleo de Reportagem em CODÓ,com Sede Regional em Caxias-Ma,Mais Eles não Dão Mole com Estes Descasos Administrativos em Codó,Seja na Educação,Saúde,Infra Estrutura,em Fim Tudo de Ruim Vem Logo de Codó no MARANHÃO,que isso Sirva de Lição ou Melhor de Vergonha para Qualquer Gestor Público.(Prefeito) e o Poder Legislativo Codoense,(Vereadores) no Momento e no Futuro da Nossa Gente Codoense.Pensem e Reflitam as Mazelas de Hoje,Vista a Nivel Nacional em uma Realidade na Nossa Codó.

  17. É incrível como ai em codó tem babao tem um ser desprezível q comentou la in cima q as imagens foram montagems.q as escolas n sao de codó .kkk.meu filho Rede Globo é Rede Globo será si a Globo iria Pegar 20 min logo no fantástico só p incriminar o prefeito .kkkkkkkk.
    haja ovos…

  18. Como eu tenho nojo desse tipo de gente, que vem aqui falar falar e falar… Mas são os mesmos IMBECIS que ficam brigando uns com os outros por politica . Pode ter jogada politica nesta reportagem ? Sim. É claro que sim!!!! Espera aí, vocês não estão aí? Precisa da REDE GLOBO para mostrar a verdade? Sim, Precisa .
    Não tem outro lado da história,pois não existe duas educação na minha querida Codó. Tem sim , gente que não luta por seus direitos,que se calam no primeiro obstáculo ou na primeira esmola que dão. Que futuro vai ter minha bela cidade? Se está cheia de gente que não tem a capacidade de pensar só . São manipuladas pela mídia (seja ela qual for) . Está na hora ou melhor já passou da hora de parar e pensar no futuro da cidade, e não só no umbigo de vocês,seus HIPÓCRITAS. Nossas crianças estão aí, sem apoio nenhum,ninguém quer dar a cara para bater e quando aparece, logo falam que tem interesse político (muitas vezes, sim,tem interesse político).
    Esse foi só um desabafo de uma jovem que teve que abandonar sua família e amigos por falta de oportunidade. #ficaadica

    1. falta de oportunidade ou competência? boa parte das pessoas que vão embora da cidade, não é por falta de oportunidade, mas sim porque não estudou, não tem nem o nível médio, ai fica botando culpa nos governos.

      Essa reportagem não é mentira, é apenas uma escola no meio de mais de 80 que a zona rural tem.
      vamos esperar se eles vão mostrar na próxima reportagem que vai ser sobre escola bem estruturadas, se vão mostrar as escola que até notebook os alunos receberam para reforçar o ensino.

      todas as 150 salas de aula que o Zito fez foram salas de qualidade,
      sala de professor, as escolas novas tem laboratório de informática, banheiros adaptados, carteiras de qualidade…

      Falar mau de alguém é fácil, difícil é mostrar as coisas boas que é obrigação de todo governante, mas poucos tem a preocupação de fazer.

  19. quando era pra pedir votos o prefeito e os vereadores conhecem direitinho essas localidades depois de ganharem as eleições esquecem o povo tão sofrido de nossa zona rural é muito dinheiro mal aplicado. e não vem o prefeito e seus aliados dizerem que é falta de dinheiro que sabe que não é isso é falta de vergonha mesmo.

  20. Justamente caros amigos….O problema da Educação, Saúde, Segurança Pública, Habitação, Saneamento Básico, etc…etc…etc…são TODOS de responsabilidade dos GOVERNOS DE ESTADO, e PREFEITOS. Se pegarmos as planilhas de custos, as verbas que são enviadas pelo Governo Federal, os dados do PIB, inclusive o PIB da renda per capita, de todos os Estados e Municípios do Brasil para analisar a gente vai concluir o seguinte:

    – Na maioria dos Estados e Municípios onde essas mazelas acontecem está na sob a responsabilidade da Oposição e Dissidentes ao Governo Dilma.

    – Para onde foi o todo o Dinheiro que a Dilma Rousseff enviou para esses Estados e Capitais, visto que os dados não batem. A Oposição desviou?

    – Esses problemas existem há mais de 30 anos, ou seja: Vem se arrastando desde o Governo dos Srs. ITAMAR FRANCO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, LULA E DILMA. Não existe órgão FISCALIZADOR do Governo Federal que denuncie essas mazelas.

    A pergunta chave PARA ONDE FOI O DINHEIRO QUE O GOVERNO FEDERAL ENVIA E JÁ ENVIOU PARA TODOS ESSES ESTADOS E MUNICIPIOS?

  21. A EDUCAÇÃO DE CODÓ É UM DESCASO SÓ, PRA COMEÇAR FALTAM ESCOLAS…, MUITAS ESCOLAS, PORQUE NO CASO DESSAS MOSTRADAS NA REPORTAGEM, DE ESCOLA SÓ TÊM O NOME.O QUE SE PERCEBE É QUE O PROBLEMA É HISTÓRICO E CRÔNICO, MUDA O PREFEITO E CONTINUA A MESMA FORMA DESCOMPROMISSADA DE GOVERNAR, RESULTADO DISSO É A PRECARIEDADE NA OFERTA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS(EDUCAÇÃO, SAÚDE..)QUEM NÃO LEMBRA DE 12 ANOS ATRÁS(GOVERNO DOS ARCHER)? QUANDO O JORNAL NACIONAL MOSTROU A PRECARIEDADES DA EDUCAÇÃO CODOENSE, SE COMPARADA A DE JARAGUÁ DO SUL, MUNICÍPIO CATARINENSE, COM TAMANHO POPULACIONAL E RECURSO DO FUNDEB IDÊNTICO AO NOSSO. O FANTÁSTICO EM 2007(GOVERNO DOS FIGUEIREDOS) MOSTROU OS JUMENTOS E BOIS COMENDO OS LIVROS DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DO AMPARO, POQUE A MESMA SE QUER TINHA PORTA. É SIMPLESMENTE REPUDIANTE ESTE TIPO DE REPORTAGEM, MAS OS NOSSOS REPRESENTANTES QUEM ESCOLHE SOMOS NÓS.

  22. A realidade é está. vergonha! A denuncia núcleo é a escola mas a matéria mostra a estrada e o transporte.. lameiro e caminhão então são várias denuncias em uma.

  23. Sou professora no povoado mata virgem(polo cajazeiras), onde a realidade é ainda bem pior que a mostrada na reportagem. pois nem escola temos e os alunos são obrigados a estudarem em um salão de festa cedido por um morador da comunidade.

  24. ACELIO VEJA SE É FALTA DE DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO DE CODÓ:

    CODO:
    1998 – FUNDEF: 7.014.035,58
    1999 – FUNDEF: 8.586.129,56
    2000 – FUNDEF: 9.104.965,53
    2001 – FUNDEF: 10.470.665,22
    2002 – FUNDEF: 11.305.150,80
    2003 – FUNDEF: 11.209.191,64
    2004 – FUNDEF: 13.771.302,26
    2005 – FUNDEF: 14.283.359,87
    2006 – FUNDEF: 15.148.010,35
    2007 – FUNDEF: 625.764,04
    2007 – FUNDEB: 22.995,028,58
    2008 – FUNDEB: 30.573.230,45

    TOTAL GOVERNO ANTERIORES: 155.086.833,88

    2009 – FUNDEB: 36.172.418,08
    2010 – FUNDEB: 38.390.911,89
    2011 – FUNDEB: 54.772.846,92
    2012 – FUNDEB: 57.762.697,00
    2013 – FUNDEB: 60.511.992,79
    2014 – FUNDEB: 15.764.412,68

    GOVERNO ATUAL: 263.375.279,36

    PENSEM NISSO…..

  25. Podemos explicar essa situação caótica da educação municipal e estadual com uma citação da ilustre e renomada filósofa, antropóloga e cientista social Roseana Sarney: “Essa crise se deve ao fato de o Maranhão estar mais rico”

    ref: Sarney, Roseana. Em carnificina de pedrinhas, et al.

  26. sinceramente o que eu acho e um pouca vergonha isso que acontece com a educação da nossa querida codo… rede globo de tv mostrar no fantástico cara ai ja e de mais a pra acabar prefeito sera que vc não tem tv em casa nao viu essa reportagem tem gente que ainda fala que e montagem mesmo que fosse mais ainda e vergonha nacional opa nacional nao mundial porq tv globo pega e todo quanto e buraco.. sinceramente vamos cuidar mais da educaçao de codo meu povo…

  27. Fantástico é ver que ainda tem gente que acha que a matéria foi montada, que a TV Globo enviou uma equipe de reportagem a todos os municípios que apareceram na reportagem para mostrar o descaso na Educação, e juntamente aqui, onde a situação é gravíssima, ela simplesmente “montou” a matéria e forjou uma situação mentirosa. Isso sim é fantástico.
    Mas quem acredita nisso, tava lá no Buteco esperando o Tsunami passar. Tava por aí no Carnaval tomando todas, gastando dinheiro com bobagens. Tava achando o prefeito é maravilhoso, pq “investe” no tão necessário Carnaval.
    Quem argumenta que o prefeito ja fez não sei quantas escolas e já reformou não sei quantas outras e por isso não merece ser criticado, denunciado e cobrando, está enganado. Se ele fez, como diz, não fez mais que sua obrigação, pq ele ocupa o cargo de governante do município é para trabalhar pela melhoria de vida do povo. Tem que beirar a excelência e não o paleativo.
    As crianças da matéria não tem bem material nenhum. Não sabem o que é diversão/lazer, pq quando não estão estudando naquelas condições, estão trabalhando na roça, passando fome (alimentícia e mental).
    Ele tem que trabalhar mais, pagar menos pros secretários que nem nas secretarias municipais vão, gastar menos com bobagens como o carnaval e “cuidar do povo”, como ele diz que cuida. E o povo tem que parar de votar na “nobreza” e escolher um representante que já tenha sentido na pele o que estar do lado de cá, que já tenha enfrentado fila do SUS e pegado muito sol…alguém honesto.

  28. POIS É A TV MIRANTE PODERIA FAZER UMA MATERIA MOSTRANDO AS ESCOLAS RUINS QUE HJ O GOVERNO ATUAL CONSTRUIU LOCLAIDADE AMORIM, LIVRAMENTO DA CITY, AXIXA, CENTRO DO EXPEDITO, CANOEIRO E OUTRAS

  29. e os 3 milhooes e meio?????? e os pobres dos contratados estão urrando pelo seu décimo terceiro! sacanagem dos infernos! indignação onde tá essa grana Sr. Zito?????????????????????????????????????? respondeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ai que ódio!

  30. ganha dinheiro pra ta falando mal da propria cidade,naosei pq o acelio nao vai nas outras cidades do maranhao, pra v qui a situaçao e a mesma, so mostra codo… pq cara, ta ganhando dinheiro pra denegri a imagem de codo.. fala serio ne…..

  31. LUCAS, meu filho, vc tem problema de interpretação audiovisual. Quem fez a matéria não foi a TV Mirante, ou Acélio, ou qualquer outra equipe de Codó. Foi a TV Globo…a TV GLOBO. E outra coisa, as cidades foram escolhidas por terem baixos índices no PISA.

    Leia este fragmento de texto extraído do site http://g1.globo.com/fantastico: Durante dois meses, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo percorreram escolas públicas dos estados que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).
    É por causa de gente como vc que políticos como o Zito conseguem se reeleger para afundar em muitos quilômetros nosso município. Evolui, meu filho!

  32. Quando se mostra a realidade do nosso município ou do Brasil como um todo, é assim todo mundo tem algo pra falar, criticar, esculhambar, agora achar soluções, ninguém quer. Bom se existem polos nestas áreas, são pra melhorar o acesso dessas localidades ao secretario ou prefeito, então vejamos; o Município de Codó tem mais ou menos 560 localidades, muitas delas tem apenas 03 ou 04 famílias, fica impossível construir 01 escola em cada localidade, então ai , para o meu entender é que deveria funcionar esses polos, ou seja, aproximar o máximo possível de localidades, dentro desse raio de localidades de melhor acesso seria construída uma escola de qualidade e capacidade pra abrigar todos e dá uma melhor condição de estudo aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores e demais profissionais da área. Seria bem mais simples do que ficar fazendo escolas de palha e os alunos ficando assim sem terem onde estudar. Aqui fica o meu pensamento.

  33. Meu caro Acelio, pode ser uma realidade que ainda existam escolas nesse patamar, mas pq a Tv Globo não mostrou as boas esacolas construídas pelo gov. Zito? Matérias como essa, vão aparecer com raridade, como foi uma raridade encontrar uma escola como essa e dentro de uma propriedade particular. Essa, construída há mais de 50 anos, depois de ser residência particular, transformada em “escola”, pelo proprietário, no intuito de agradar seus moradores, para que esses permanecessem trabalhando naquela localidade, devido a escassez de trabalhadores rurais, agora vem no final de carreira, dar uma de globista, a exibir uma matéria em um ano politico. Mas como Codó foi transformada em Cidade de Deus, tenho muita certeza de que o Senhor Deus irá iluminar os caminhos do prefeito Zito e transformar aquela humilde escola em uma escola merecedora aos moradores daquela comunidade, isto se o Sr Deusdet liberar a posse do terreno de sua propriedade ao município, pois ninguém é autorizado a fazer parede em casa de vizinho sem que esse lhe autorize a construção. Isso, é como se eu saísse de minha casa e fosse construir um quarto para mim na casa de meu vizinho. E aí, como ficaria?Vlw. meu amigo Acélio, boa sorte!!!

  34. Eu, como cidadão codoense, jamais me envergonharei ou me curvarei diante de uma matéria como essa. Eu me envergonho, é por ter um irmão codoense expondo sua cidade ao ridículo e não oferecer sua parcela de contribuição para a solução de um problema.Me envergonho é por termos ex gestores sendo processados por furto ao patrimônio publico sem dar satisfação aos poderes judiciários competentes e estes cruzam os braços diante dos fatos. Me envergonho é um ex gestor desviar milhões de reais dos cofres do município e o poder judiciário não fazer com que estes sejam devolvidos.Me envergonho, é termos representantes codoenses na Câmara dos Deputados sendo processados por estupro e aliciamento de menores, sem que a justiça tome as providencias cabíveis. Me envergonho é por nossas TVS não terem capacidade de oferecerem boas noticias a nós expectadores. Me envergonho é por nossas TVS serem teleguiadas a reproduzirem dioturnamente o que a poderosa GLOBO exibe em um Fantástico medíocre

    1. Eita bicho burro, quem fez a matéria foi a “poderosa”. O Acelio só deu o endereço. Vai que os caras se perdem nas nossas estradas!
      Ouvi dizer a tv dos “irmão” também ta preparando uma matéria assim pra detonar ainda mais o hômi!!

  35. OS NÚMEROS FALAM POR SÍ. PARABENS AOS EX-PREFEITOS RICARDO ARCHER E BINÉ FIGUEIREDO E PARABENS TAMBÉM AO PREFEITO CASSADO ZITO ROLIM, AS SUAS CAPACIDADES ADMINISTRATIVAS EM APENAS 14(QUATORZE) ANOS (1997-2014) ESTÁO FAZENDO CODO-MA, SER CONHECIDA E A SER DESTAQUE A NÍVEL NACIONAL E ATÉ INTERNACIONAL. CRUZ CREDO.
    O ÚNICO PROBLEMA DESTA MATÉRIA DO FANTASTICO É QUE NÃO DISSERAM QUE CODÓ-MA RECEBEU NESSE PERÍODO O VALOR TOTAL APENAS DE R$ 418.462.112,00 (QUATROCENTOS E DEZOITO MILHÕES QUATROCENTOS E SESSENTA E DOIS MIL E CENTO E DOZE REAIS)SOMENTE PARA A EDUCAÇÃO.CONFORME DISCRIMINADO ABAIXO:
    1998 – FUNDEF: 7.014.035,58
    1999 – FUNDEF: 8.586.129,56
    2000 – FUNDEF: 9.104.965,53
    2001 – FUNDEF: 10.470.665,22
    2002 – FUNDEF: 11.305.150,80
    2003 – FUNDEF: 11.209.191,64
    2004 – FUNDEF: 13.771.302,26 – GOVERNO RICARDO RCHER.
    2005 – FUNDEF: 14.283.359,87
    2006 – FUNDEF: 15.148.010,35
    2007 – FUNDEF: 625.764,04
    2007 – FUNDEB: 22.995,028,58
    2008 – FUNDEB: 30.573.230,45 – GOVERNO BINÉ FIGUEIREDO.

    TOTAL GOVERNO ANTERIORES: 155.086.833,88

    2009 – FUNDEB: 36.172.418,08
    2010 – FUNDEB: 38.390.911,89
    2011 – FUNDEB: 54.772.846,92
    2012 – FUNDEB: 57.762.697,00
    2013 – FUNDEB: 60.511.992,79
    2014 – FUNDEB: 15.764.412,68

    GOVERNO ATUAL: 263.375.279,36 – GOVERNO ZITO.

    MORAL DA HISTÓRIA: NA VERDADE CODÓ-MA É UM MUNICÍPIO GRANDE, OS GESTORES É QUE PENSAM PEQUENO. O QUE FALTA EM CODÓ-MA É SOMENTE GESTORES ORGANIZADOS E COMPROMETIDOS COM A POPULAÇÃO E NÃO COM ESSA POLÍTICA BAIXA DO É DANDO QUE SE RECEBE QUE AQUI REINA. ENQUANTO A POPULAÇÃO FICAR VOTANDO NESSES INDIVÍDUOS(O TERMO CIDADÃO NÃO DEVE SER USADO) AINDA IRÃO APANHAR MUITO…PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE LÍDERES JOVENS QUE PENSEM DIFERENTE DE TUDO ISSO QUE JÁ PASSOU E QUE AINDA ESTÁ NA PREFEITURA. QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU ……PENSEM NISSO…..

  36. EM PRIMEIRO LUGAR O MAIOR ABESTADO AQUI E VC QUE ESCREVE ESSE BLOG, NO DIA QUE ESFAQUEARAM O RPZ LA NO CORNO FOLIA VC ACELIO NEM PUBLICOU NADA VC E UM MERO PAU MANDADO , E POSTAR UMA MATÉRIA DESSA SENDO QUE QUANDO O PREFEITO CHEGOU ESSA COISAS TUDO JA ESTAVAM AI, TUDO QUE TEM HOJE O PREFEITO JA RECEBEU DE MUITOS MANDATOS PASSADO, VC E O ALBERTO BARROS SÃO DOIS PAU MANDADOS NÃO SE GARANTEM NÃO , MAS VC VIVEM MESMO DISSO DE CHUPAR OVO, E ESSE COMENTÁRIO AQUI TOU NEM LIGANDO SE VC VAI POSTAR NÃO , QUERO E QUE VC LEIA E TENHA NOÇÃO DAS COISA , DEUS DA O DOM PRA PESSOAS MAS PRA FAZER O BEM E NÃO ESSA TUA SACANAGEM AI AII NÃO

  37. Não entendo como um aliado é tratado pelo Governo da Mirante(globo no maranhão). Não entendo ,mesmo. O Melhor carnaval. Cidade de Deus,mas governado por um……… . O Maior centro de Macumba do mundo. Como isso acontece ?? O Zito necessita fechar os OLHOS via BITA DO BARÉ de muitos em Codó. É só um SERVIÇINHO. Pega os NOMES DOS CARAS E DATA DE NASCIMENTO e bota lá ………. .

  38. SÓ MESMO UM …….. MESMO PRA FICAR FAZENDO PIADAS DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS….. ESTA POSTAGEM FALA DA SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO E, AQUI SURGE O EFEITO QUE ISSO PODE CAUSAR (NAS PALAVRAS DO RAIMUNDO DE ASSIS PEREIRA).

  39. gostaria q o repórter investigativo da Globo Eduardo faustine fizesse uma investigação no município de Manicore , Amazonas. Sobre desvio de dinheiro público. Por favor! o desvio de dinheiro é grande. E.a compra de votos no tempo de.eleições é ex plicito. Uma vergonha e ninguém faz nada. Aff

Deixe um comentário