A visita da governadora Roseana Sarney é sempre um momento de ‘tentar’ fazer valer a harmonia que ela tanto sonha entre aqueles que a apoiam nos municípios, tanto que a própria usou a frase “um dia vai ser assim, se Deus quiser”, ou seja, todos juntinhos pelo bem do Maranhão.
Mas não é assim, verdade seja dita, e quando ela vai embora a vida volta ao normal. Quem aparece no mesmo palanque, jamais subirá nele de novo até o dia do retorno dela a cidade. Algo é certo, quem ver os políticos em dia de visita da chefe do Executivo Estadual logo pensa – esta cidade é uma maravilha.
Para o bem e felicidade geral da nação, é assim que tem que ser mesmo – ao menos por um dia.
DESPREPARO VERDE
Infelizmente há quem tenha despreparo suficiente para quebrar este clima que a governadora cultiva. Ontem, dois cidadãos organizaram uma turma, um tanto quanto alienada, para fazer aquele ôba, ôba, tocar tambor e gritar bem alto “MUITO BEM PREFEITO, VOCÊ É O MELHOR, IIuhhuuuuuuuu, VOCÊ É UMA POTÊNCIA MEU PREFEITO”.
Enquanto um distribuía chocolate, cujo invólucro continha o nome ‘PRESTÍGIO”, carregando uma bolsa preta cheia do produto, o outro, suado que pingava, aproximava-se quanto mais podia para ser visto pelo prefeito, interrompendo falas com seus gritos “VOCÊ É O CARA, É O MELHOR DO MARANHÃO”.
Os mentores tentavam chamar a atenção de seu mestre com seus afazeres domésticos, e a turma, lá atrás, dava o show – Baticum pra li, baticum pra lá, gritaria e os aplausos, mas isso só para os privilegiados.
A SUGESTA
Roseana, então, resolve, anunciar o nome de todos que ali estavam, no intuito óbvio de harmonizar o local e deixar a todos contentes. Para sua decepção, os meninos verdes orientaram a galera dos tambores a vaiarem algumas autoridades convidadas pela excelentíssima senhora governadora.
Três nomes foram chamados debaixo da má educação do grupinho dos tambores contratado para fazer o serviço.
Mas a experiente guerreira não deixou passar, puxou a orelha da ‘mancha verde juvenil’ capitaneada pelos ‘maluquinhos’, e fez a turma passar o maior vexame. Aí a sugesta comeu.
“- Êpa, psiu, êpa, psiu, êpa quê que é isso gente? o que foi que eu falei agora há pouco, vamos harmonizar, vamos harmonizar, huumm!!”, disse Roseana chamando a atenção da galerinha despreparada
O FOGO APAGOU
Após a sugesta, o chocolate PRESTÍGIO derreteu todinho e a bolsa do distribuidor sumiu, o outro que era só suor saiu escorregando entre o povo, cabisbaixo, e nunca mais foi visto na inauguração da UPA. O baticum continuou, mas ficou tão fraco que não incomodava nem menino do ‘buchão’ dormindo na rede da varanda.
Espero que a sugesta da governadora tenha servido de lição.
Saber que existe momento adequado pra tudo é básico até entre os irracionais.