VIDEO – DRAMA dos moradores do KM 17 sem água boa pra beber continua

O KM 17 está entre os dois povoados mais populosos da zona rural de Codó, onde vivem mais de 5 mil pessoas e há décadas estes moradores enfrentam a  falta de água potável.

O problema do KM 17 não é  falta de água nas torneiras,   tem água à vontade,  em abundância onde a gente chega. O  problema é que esta água, segundo os moradores, não serve para beber.

Reclamação tem demais.

“Meu irmão, aí não presta é pra nada, nem pra beber porque se o carro é quem vem deixar pra nós porque a daqui não presta (…) aqui só vai no sabão líquido, porque não presta nem pra arear vasilha..E QUE ÁGUA É ESSA?  fica toda gordurosa, não sei…E NINGUÉM CONSEGUE EXPLICAR? Ninguém consegue explicar”, respondeu a lavradora Maria de Jesus

DOENÇAS RENAIS

Dona Maria Betânia Santos, recém chegada ao povoado, desavisada do perigo começou a tomar a água.

“Foi preciso largar de beber…O QUE A SENHORA SENTIU? Muita dor nos rins, muita, muita”, revelou

Os relatos estão por todo o povoado, a netinha de dona Lúcia Farias  não pode nem pensar em consumir a água que desce destas torneiras.

 “Ela é uma água que nem pra lavar roupa ela não é boa, é corta muito o sabão, imagine pra beber…SE BEBER QUAIS SÃO AS RECLAMAÇÕES QUE SEMPRE APARECEM? Rins, eu tenho uma netinha que só bebe água mineral porque não pode tocar nesta água (…) pra quem é pobre e não tem, tem que ter água mineral diretamente pras crianças?“, questiona

A prefeitura gastou mais de R$ 400 mil na abertura deste poço fora da área do KM 17 tentando fugir da salinidade da região. Em setembro de 2018 o poço foi inaugurado, funcionou poucos dias e, depois,  passou a não atender sequer metade do povoado, até ser desativado de vez.

Desde então, se o carro-pipa da FC Oliveira, que passa duas vezes por semana, falhar, todos ficam sem ter o que beber. É esta a razão de tantos baldes à espera de uma solução que só alivia o sofrimento de tantas famílias.

 “O bom  mesmo seria se tivesse a água encanada, aí seria melhor. A água daqui não presta…O IDEAL SERIA NA TORNEIRA? Na torneira, com certeza”, reclamou Anailza Mesquita

PALAVRA DO SAAE

Nós pedimos uma nota do SAAE que assim se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa:

“O poço do quilômetro 12, que foi projetado para auxiliar no abastecimento de água do Distrito Km 17, passou por todas as fases de implantação e testes químicos para comprovar os parâmetros da água dentro dos exigidos pelo Ministério da Saúde. Porém, após intenso inverno a água passou a apresentar alto teor de ferro, que é prejudicial a saúde. Por esse motivo o PT 04 foi colocado fora de operação”

Perguntei: E agora, vai ficar apenas nisso?

Resposta: Temos projeto de dessalinização da água do poço do distrito km 17. Em andamento. A água que está sendo distribuída aos usuários do Km 17, apesar da dureza maior do que a da sede do município, está dentro dos parâmetros aceitáveis pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo ainda está sendo fornecida para consumo.

Já a água do Poço Tubular-04 (Km 12), que foi projetado para auxiliar no abastecimento do distrito Km 17, após rigoroso inverno, apresentou teor de ferro acima dos parâmetros tolerados e por isso foi desativado.
Existe projeto em andamento para dessalinização da água fornecida aos moradores do distrito Km 17

9 comentários sobre “VIDEO – DRAMA dos moradores do KM 17 sem água boa pra beber continua”

  1. O povoado 17 tem uma historia muito interessante pois é um daqueles lugares que pararam no tempo. Pensa em lugar ruim de voce ficar. Seu proprietario foi Prefeito duas vezes de Codo e nunca resolveu o problema de agua potavel para a populacao daquele lugar. Ninguem diz nada, ninguem comenta nada. Pra minorar o sofrimento o empresario FC OLIVEIRA manda distribuir agua de graca para o pessoal daquela regiao. Os beneficiados falam mal. Agora querem jogar a culpa do problema no Prefeito Francisco Nagib. Tentou resolver o assunto com a prrfuracao de um poco no km. 12 e uma adutora para o km.17 e de repente a agua aparece com os problemas. Vao ter má sirte no inferno.

    1. meu amigo, vc n axa estranho um poco ser perfurado a mais de 12 km do km17 e logo dentro da propriedade do pai do prefeito ??? n foi dito que a agua era de boa qalidade ??? e cade essa agua, como vai ser resolvido esse problema agora? vai ficar um posso desativado, qantos metros de cano foram colocados? isso tudo e ma gestao n so do atual prefeito como os demais, vamos lembrar que naquela regiao tem um vereador jogador de pife que so aparece la em epoca de eleicao, a culpa n é so dos politicos n, mais a populacao tambem tem culpa, pois nada fazem para reivindicar seus direitos preferem ficar sendo humilhados com carros pipas que deus la sabe de onde e qual a qualidade dessa agua

  2. o problema do km17 n é so da agua n, pq n fazem uma materia sobre a seguranca, onde os pivetes que ficam no antigo posto fiscal estao roubando a luz do dia e n adianta ir relcmar com os policiais que ficam na guarita pois os mesmo n fazem nada, ou no maximo mandam vim em codo registrar um bo.

  3. e mais cade o poco que o prefeito mandou perfurar dentro das terras de seu pai a 12 km do km 17?????? ate onde eu sei hoje ele esta desabilitado, na epoca ele n disse que tinha sido feito varios teste que comprovavam a qualidade da agua ??? sera que foi mais uma obra para desviar dinheiro publico???? sera qual foi o valor que foi vendido para prefeitura aqele pequeno peco de terra????

  4. O grande problema de Codo e aí entram os moradores da cidade e da zona rural, o grande problema é o ódio declarado ao Empresario Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho. Agora extenderam o odio ao filho que é o Prefeito de Codó. Este rapaz trabalha desde o dia da sua posse. Recebeu um Municipio emborcado e dentro de uma crise sem precedentes. Batem diariamente. Agora formaram uma frente chamada LIBERTA CODO onde destacamos pessoas fichas sujas, empresarios que receberam milhoes e hoje estao quebrados com as empresas quebradas. Aventureiros que desviaram dinheiro publico por onde passaram. Que historia é essa. Que inversao de valores é esta. Um empresario que proporciona milhares de empregos e que ajuda Deus E o Mundo sendo achincalhados por desocupados e falidos. Que oposição é essa que deseja que o Codó continue a marcar passo como vem ocorrendo ha tanto tempo. Será que viramos terra de cegos?

    1. meu amigo ninguem tem odio de ninguem nao, mais vamos la, vc mesmo falou que o atual prefeito recebeu codo de ponta cabeca certo? quem era o antigo prefeito? quem foi q ajudou a eleger o atual prefeito? quem hoje é o principal aliado do atual prefeito?? meu amigo ninguem toda essa raca de politico nao esta nem ai para o bem do povo, mais que esse atual prefeito esta sendo o pior de todos haaa isso n tem duvida, um cidade jogada para as tracas faca uma pesquisa com os empresarios e vamos avaliar quem fala bem desse prefeito ouuu melhor dessa atual gestao publica

    2. “… ao filho que é o Prefeito de Codó. Este rapaz trabalha desde o dia da sua posse.”

      Ele foi eleito pra trabalhar não foi?

      Por enquanto em três anos de mandato ainda não fez nada de relevante na cidade.

      Até agora apenas pintou algumas escolas dizendo que as reformou. A cidade está um buraco só. Onde está o trabalho do jovem prefeito?

  5. Quando falam que o Codó virou terra de cegos logo vem está prova. Visitem as escolas que foram reformadas pela atual administração e vejam que não foi só pintura. Procurem verificar o que está acontecendo. Aquela mamata de antigamente em que muitos ganhavam sem trabalhar, acabou. Os tempos hoje são outros. Acabou toda aquela palhaçada na administração pública. Abram os olhos porque os dinossauros estão querendo voltar.

Deixe um comentário