VÍDEO: Prefeito Nagib consegue indústria internacional para Codó após batalha contra o Estado e contra Caxias

Na semana passada em evento realizado no auditório da Associação Comercial de Codó sobre avicultura duas autoridades revelaram que brigaram e perderam a briga para o prefeito Francisco Nagib por uma indústria do Uruguai cuja filial só existe no Ceará, aqui no Brasil.

A primeira autoridade foi o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.

“Ele foi lá no Ceará, na minha frente, e tá trazendo a Alliance pra gerar emprego e gerar negócios aqui dentro do Maranhão”, disse arrancando aplausos da plateia.

A segunda autoridade foi o próprio prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que disse ter lutado contra Nagib até a última hora, quando a indústria deu preferência a Codó.

“Nós brigamos juntos para que esta indústria que tá vindo pra cá, a Alliance, fosse pra Caxias, discutíamos, brigamos até a última hora, assim, mas uma briga salutar”, revelou

A batalha vem sendo travada desde 2018, quando a ALLIANCE QUÍMICA anunciou que pretendia fazer um investimento da ordem de R$ 30 milhões. Já existe o local doado pelo município de Codó, será na MA-026 próximo à empresa Água San Sebastian e próximo ao aeroporto FC, na MA-026 entre a cidade de Codó e o KM 17 (povoado).

Quando o negócio foi fechado a ideia era iniciar as obras agora em julho, mas a ALLIANECE QUÍMICA ainda não confirmou, publicamente, o início da obra de instalação. De acordo com o prefeito Francisco Nagib, ouvido pelo blogdoacelio, a indústria uruguaia passa por trâmites de liberação junto ao governo do Estado para começar em Codó, que será sua segunda fábrica no Brasil.

Nagib com Simplício
Nagib com Fábio Gentil

A Alliance Química faz parte do grupo Alliance Uruguay.

Serão fabricados cloro e soda cáustica para atender o mercado maranhense e a região Norte do país. São produtos usados como matéria-prima em vários segmentos industriais e pelas companhias de abastecimento de água dos municípios maranhenses.

O número de empregos que serão gerados ainda não foi divulgado.

17 comentários sobre “VÍDEO: Prefeito Nagib consegue indústria internacional para Codó após batalha contra o Estado e contra Caxias”

  1. Parabéns ao prefeito pela importante iniciativa. Agora é o momento de criar o distrito industrial de Codó e assim atrair mais empreendimentos desse porte e assim gerar mais empregos e renda para a nossa cidade.

  2. MEUS PARABENS AO PREFEITO NAGIB PELA CONQUISTA DESTA EDIFICACÃO EM CODO. TODAVIA, TEMOS QUE ACOMPANHAR E FISCALIZAR ANTES DO INÍCIO, ATRAVÉS DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS SOBRE OS IMPACTOS BENÉFICOS E MALÉFICOS QUE UMA INDÚSTRIA DESTA MAGNITUDE PODERÁ TRAZER TRATANDO-SE DE MATERIAL PESADO QUE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS A COMUNIDADE AS VEZES COM CONSEQUÊNCIAS IRREVESSÍVEIS.
    EXEMPLOS RECENTES NÃO NOS FALTAM COM OS ACONTECIMENTOS OCOŔIDOS E QUE AINDA ESTÃO ACONTECENDO NO SUL DO PAÍS COM A IRRESPONSABILIDADE DA EMPRESA VALE QUE SEIFOU VÁRIAS VIDAS.
    EM CODÓ, TEMOS O EXEMPLO TEMOS A DEGRADAÇÃO DO NOSSO RIACHO CODOSINHO OCASIONADO PELA ITAPICURU AGRO INDUSTRIAL ATRAVÉS DO DO LAVADOR DE CALCÁRIO E INÚMERAS CRATERAS ESPALHADAS PELO MUNICÍPIO.
    AGORA COM O SEU DECHAMENTO TUDO INDICA POR INCOMPETÊNCIA DOS SEUS FAMILIARES.

  3. Vamos ver se essa conversa não vai ficar no mesmo nível do tal curso de medicina, isso é só pra enganar o povo, conversa fiada, se aproximando a eleição vale tudo pra enganar a população….

    1. Proibição de novos cursos de medicina está em vigor desde abril de 2018, por um prazo de cinco anos, a medida foi imposta pelo MEC durante o governo Temer e nada tem a ver com o governo municipal atual.

  4. agora nos resta esperar para saber se é verdade mesmo, pq o prefeito ja falou em varias empresas, faculdades e ate agora nao vimos movimento de nada, porem espero q seja mesmo verdade, aguarda para ver.

  5. Codó é rico em matéria prima para atração de investimentos a exemplo do calcário para produção tanto do cimento quanto do gesso. Prefeito tente entrar contato com empresários que atuam nesse ramo para que eles venham também se instalar em Codó. Todos ganham com isso: a cidade, os empresários e a população em geral.

  6. Dúvido. Deve ser um empresário marca barbante e não veio conhecer Codó. Deixar de montar sua indústria em Caxias, acesso direto pra BR 316 escoar suas mercadorias mais rápido e mais fácil. E o mesmo escolheu Codó, 17 km da BR um acesso intrafegável a cidade mal cuidada, cidadões apaixonados por política, mesquinha com alas burras e quando souber que foi o prefeito povo de biné, Ricardo e outros vão boicotar os produtos do empresário. Pronto falei.

  7. Uma indústria ao lado do negócio de água mineral do Ricardo, tadinho do homem vai infartar. Resíduos químicos vai atrapalhar muito. Calma Sr Ricardo é para o bem da cidade. Kkkk

  8. Parabéns prefeito si todos tivessem esse interesse no nosso município não tínhamos perdido a fábrica da skin pra Caxias por falta empenho do então prefeito Ricardo acher.

  9. estive em Codó em março, essa conversa já estava sendo divulgada, bem como o terreno já estava capinado ao lado do aeroporto FC, se não for por ser um ano pré-eleitoral, vamos aguardar.

  10. Porra fabricante de veneno, dois poluentes em alto grau, ninguém quer uma merda dessa, aí fica ele disento que brigou com o prefeito de Caxias para fazer média , vamos ver quanto emprego isso vai gerar e a poluição que vai causar

  11. Indústria com um investimento de 30 milhões nao deve ser uma grande industria e não vai gerar nem 50 empregos. Na verdade vai se apenas para mistura e diluir soda caustica para beneficiar a fábrica de água sanitária do prefeito.

  12. Deixem de ser bestas o maior beneficiado vai ser a fábrica do prefeito vocês acham que ele ia brigar pra trazer emprego pra Codo hahaha,nunca. Pro povo vai sobrar somente poluição. E os detritos vão ser jogados onde? Alguém falou? Já se fizeram essa pergunta?

Deixe um comentário