Fale com Acélio

Show Elas por Elas apresenta produções de compositoras maranhenses em São Luís

Evento é uma das etapas do projeto que possibilita o mapeamento de compositoras e o fortalecimento de suas carreiras

Cantoras e compositoras se reúnem no próximo sábado (18) para apresentar suas produções autorais ao público em São Luís. O show “Elas por elas” acontece a partir das 19h, no Tebas Bar Cultural, que fica na Rua do Ribeirão, 140, Centro.

O evento é uma das etapas do Projeto “Criação e fortalecimento de um ecossistema de apoio e impulsionamento a profissionais mulheres da música autoral do Maranhão”, idealizado e desenvolvido pela cantora e compositora Valéria Sotão e produção executiva assinada por Luana Appel.

O projeto foi selecionado pelo edital Economia Criativa, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão (Sebrae).

Participarão do show, além de Valéria Sotão, as cantoras e compositoras Amanda Quixa, Becky Barros, MC Morango, Yasmin Viana, Anelym, Zayda Moraes, Helyne, Andréa Frazão e Georlinda Ferro, que terá suas composições interpretadas pela cantora Paula Reis. Será um evento dedicado à música autoral que oportunizará às artistas o fomento de suas carreiras e o registro visual de suas apresentações para compor seus portfólios artísticos

“O Maranhão é o terreno fértil de multiartistas, plurais, talentosas, que tem muito a mostrar. O show será esse palco para que elas possam apresentar seus trabalhos, com uma produção profissional e todo um aparato para o registro visual dessas apresentações para que elas possam desenvolver seus portfólios e buscar outras oportunidades no futuro.”, explicou Valéria Sotão, autora do projeto.

O show contará com a banda formada pelos músicos Jesimiel (bateria), Eline Cunha (guitarra e violão) e Jhonathan Biscoito (baixo).

A compositora e rapper, MC Morango, acredita que essa é uma iniciativa que vai movimentar o mercado artístico feminino.

“ O show Elas por elas vem trazendo aí uma grande oportunidade de nos apresentarmos como profissionais, tendo assim a chance de ampliar projetos e conseguir contatos que possam nos apoiar. Além de oferecer toda uma cobertura do evento e disponibilizar para nós um material de qualidade para expor em nossas redes sociais  e portfólio, nos proporcionando uma nova expectativa nesse mundo da arte.”, disse MC Morango.

Os ingressos serão vendidos a preços simbólicos, R$10 (inteira) e R$5 (meia), na portaria do evento.

Impulsionamento de mulheres na composição

O projeto nasceu da necessidade de articular recursos para a gravação do primeiro álbum de música autoral de Valéria Sotão. Diante disso, ela desenvolveu uma proposta para realizar o registro em estúdio e, paralelamente, criar e fortalecer um ecossistema de apoio a profissionais mulheres da música autoral no Maranhão.

“ Daí nasceu a ideia de desenvolver esse projeto que fortalecesse não só a minha carreira, mas também a de outras compositoras, para que a gente consiga abrir novos caminhos e semear um solo fértil para nossas produções.”, afirmou a idealizadora do Elas por elas.

As etapas do projeto foram iniciadas com a realização de uma pesquisa para identificar as compositoras em atuação, com recorte voltado para a região metropolitana da Grande São Luís. Por meio de formulários, foram coletadas informações sobre as artistas e sobre o que elas gostariam de ter como ferramentas e estratégias para impulsionarem suas carreiras. Entre essas estratégias, elas apontaram a necessidade de um espaço para poder apresentar seus trabalhos, processos formativos e de ter material para elaborar seus portfólios.

O projeto inclui ainda uma roda de conversa como processo formativo com o tema “Desafios das compositoras no MA” e um pitching, uma roda de negócios para que as compositoras apresentem seus trabalhos a potenciais parceiros culturais, produtores da área musical e investidores. As atividades serão realizadas nos próximos meses.

“A ideia é pensar novas saídas para problemáticas já existentes, possibilitando trocas de experiências, a criação de uma comunidade, atração de investidores, de forma a criar um ambiente propício para atender o mercado e ao mesmo tempo suprir as necessidades das artistas locais.”, ressaltou Valéria Sotão.

Quanto à produção de seu primeiro álbum, a compositora e autora do projeto revela que já está em fase de gravação. Serão nove músicas autorais.

“É um momento de grande alegria e realização. Em breve vamos finalizar e apresentar esse projeto pro mundo. Quem for no show Elas por elas, vai ter uma mostra do que estamos preparando.”, disse ela.

Serviço:

O quê: Show Elas por elas

Quando: Sábado, dia 18 de maio

Onde: Tebas Bar Cultural, que fica na Rua do Ribeirão, 140, Centro

2 comentários sobre “ZAYDA Moraes é uma das atrações do Show Elas por Elas que apresenta produções de compositoras maranhenses em São Luís”

  1. Parabéns a essa grande guerreira, da cultura popular maranhense, indico ler o livro escrito por ela, intitulado Tambor de Crioula Catarina Mina e as novas gerações, e que o poder público de Codó, em especial a secretaria de Juventude, Cultura e Igualdade Racial, possa valorizar e respeitar o trabalho feito por ela, há tantos anos.

  2. Parabéns a nossa companheira de profissão PROFA. Mestra Zayda Moraes , hoje também professora de Arte concursada do município de Codó desde 2014.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

 

 

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias