Zito Rolim ratifica a vinda da 3ª Companhia de Bombeiro Militar para o município de Codó

O prefeito municipal de Codó, Zito Rolim, esteve reunido com representantes do 5º Batalhão de Bombeiro Militar para tratar da formação da 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Codó. De acordo com o Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão poderá exercer atividades de caráter operacional junto às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

Foto - Nilton Messias
Foto – Nilton Messias

Pelo registrado no Diário, as Unidades Operacionais em nível de Batalhão de Bombeiros poderão ser estruturadas em até três Companhias, e estas, criadas por lei, podem ter quantos Postos de Bombeiros forem necessários ao atendimento da região. A nova Lei, contida no Diário da Assembleia, institui o 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Codó, que será circunscrita ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) do município de Caxias.

Para entender mais

A nova conquista do município é fruto de uma parceria formada desde 2009, entre o Prefeito Zito Rolim, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aloísio Mendes e a então Governadora Roseana Sarney. Desde seu primeiro ano de gestão, o Prefeito Zito Rolim vinha trabalhando intensamente na promoção de melhorias para garantir tranquilidade e segurança aos moradores de Codó. Em encontros com a governadora Roseana Sarney, Zito reivindicava a unidade de um Subgrupamento do Corpo de Bombeiros para o município.

Durante a audiência pública, realizada em junho de 2011, o secretário de Segurança ouviu as solicitações do prefeito Zito Rolim para os vários setores de segurança pública do município, incluindo a formação de uma Companhia Militar de Bombeiros, que agora irá se tornar realidade no município.

A parceria e o constante dialogo entre o prefeito de Codó, a SSP do Maranhão e o Governo do Estado possibilitaram a concretização de mais um beneficio para a população do município. Para mais essa conquista, o prefeito Zito Rolim participou em 2012 do encontro dos prefeitos e prefeitas com a Presidente Dilma Rousseff, onde também esteve reunido com então Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Marcos Sousa Paiva e com o secretário executivo da Defesa Civil do Estado do Maranhão, coronel Carlos Robério dos Santos para ratificaram a vinda do grupamento ao município de Codó.

Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

7 comentários sobre “Zito Rolim ratifica a vinda da 3ª Companhia de Bombeiro Militar para o município de Codó”

  1. ISSO NÃO Á FAVOR, É UMA OBRIGAÇÃO……
    COMO SE FOSSE UM FAVOR FEITO A POPULAÇÃO. TODOS TÊM DIREITO A UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE E UMA DEFESA CIVIL AINDA NO MESMO PORTE…

  2. Na verdade a nossa querida codó, ja estar passando do tempo de ter um corpo de bombeiro, pois a cidade vem crescendo a cada dia e venho aqui parabenizar o nosso prefeito zito pela grande conquista e so quem tem a ganhar com essa grande conquista e a nossa população. E so pra lembrar a população, ja estar se formando turmas de bombeiro civil tambem que vai somar para o desenvilvimento da nossa querida população de codó abraço do amigo leandro magão.

  3. Ai não tem nenhum puxa saco, pra depois ficar dizendo que é o pai da criança, kkkkkkkkkkkkkkk, mais mesmo assim ainda vai aparecer.Porque tudo que vem pra Codó, sempre tem alguém pra aparecer na mídia.

  4. Roseana não fez quando foi, agora está fazendo? É difícil admitir que a Gestão do Governador Flávio Dino está viabilizando os Bombeiros para Codó? Ainda vem a UEMA com Campus próprio e de verdade e o IEMA (INSTITUTO DE Educação Tecnológica do Maranhão), com educação profissionalizante e superior.
    A instalação da UEMA em Codó foi, por anos, mote de campanha de um certo Deputado, que assumia para si a “paternidade”. Na verdade a UEMA nunca teve o seu espaço, viveu e ainda vive como inquilino em prédios cedidos e improvisados. Mas tenho fé, porque foi compromisso do Sr. Flávio Dino, que ainda este ano, teremos o prazer de ver a UEMA em seu Campus. Esforços nesta direção estão sendo encaminhados.

  5. A instalação do 17 Batalhão da PM em Codó também ganhou paternidade. E como se tudo tivesse acontecido recentemente à pedido de um certo Deputado. Quero lembrar que esta discussão sobre a vinda de um Batalhão pra Codó aconteceu no final do Governo Zé Reinaldo ou início do Governo Jackson, com o então Secretário Raimundo Marques. Houve uma audiência pública na Associação Comercial organizada pelos movimentos sociais. Lembro-me bem, da OAB representada naquela época pelo companheiro Mendes; O Rotary Clube, representada pelo companheiros Ataliba, Socorro Quinzeiro e outros; O Comitê de Combate à Corrupção do qual eu fazia parte junto com Jacinto Junior, Padre José, companheira Edna do PT e tantos outros.
    À época foi apresentado um relatório pormenorizado ao Secretário. No relatório constava o número de homicídios e demais infrações, a quantidade de bares, o número de policiais civis e militares existentes e suas necessidades de viaturas e estruturas, assim como, o censo populacional de todos os municípios. O sonho de um Batalhão em Codó nasceu ali e nunca mais morreu. O Jackson não conseguiu fazer e a Roseana iniciou a obra deixando-a quase pronta.
    O Batalhão veio de um clamor social organizado, ele não tem “pai”. É fruto da luta de muitos em prol da nossa segurança. É assim que tem que ser: a sociedade unida em defesa da cidade. O Prefeito fazendo a sua parte, O Governo do Estado a sua, os empresários empreendendo e a sociedade se mobilizando.

Deixe uma resposta