Em entrevista ao jornalista Daniel Sousa, para o programa A CONVERSA É COM ACÉLIO, o secretário de Saúde, Dr. Suelson Sales elogiou o trabalho e o empenho do prefeito Chiquinho FC ao motivar toda equipe da pasta de saúde envolvida com pré-natal e partos a reduzir a taxa de mortalidade infantil.
Quando o município foi recebido pela nova gestão, segundo Dr. Suelson, a taxa de mortalidade estava em 20%. Nove meses depois da nova administração, a taxa caiu para 7%.
“Nós estamos com uma média de 7% de taxa de mortalidade infantil. É uma das menores do Maranhão. Isso graças ao trabalho de pré-natal, pelas assistências às gestantes que são feitas dentro das unidades básicas de saúde. A referência dessas mamães tanto de alta complexidade como partos de alto risco sendo tratados ambulatorialmente no CEC (Centro de Especialidades Clínicas) e finalizando o seu parto no HGM – Hospital Geral Municipal”, explicou o secretário
De acordo ainda com o gestor da pasta da Saúde a taxa máxima permitida pelo Ministério da Saúde é de 15%, passando disso é fora da curva, é anormal.
“Então nós herdamos um município com 20% de taxa e hoje estamos com, praticamente aí, nove meses de mandato com 7%, então nós já baixamos pela metade”.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA