Quem chega aos postos de saúde de Codó precisa estar na lista de prioridades. O técnico em enfermagem Marinaldo Almeida Santos explicou que por não estarmos em situação de alto risco as doses contra a Febre Amarela são limitadas.
“É somente uma dose única e a prioridade é criança de 9 meses, pessoas que comprovarem que nunca tomaram…IDOSO? idoso somente com autorização do médico porque ela é contraindicada pra pessoas acima de 60 (anos), até 59 anos 11 meses e 29 dias, completou 60 anos tem que ser autorizado por um médico”, disse
Mas é certo que há demanda. No CAM, maior posto de saúde da cidade, que também recebe moradores da área rural, 200 doses da vacina terminaram em menos de 3 semanas, na oportunidade desta reportagem aguardava reabastecimento.
RODÍZIO DE POSTOS
O cidadão interessado também está enfrentando dificuldades para encontrar um posto aberto com a vacina disponível em determinados dias da semana.
Isso vem acontecendo porque a secretaria de Saúde estabeleceu uma espécie de rodízio onde 13 postos oferecem a vacina contra a Febre Amarela em dias alternados da semana, de segunda a sexta-feira.

Por isso o que tem a vacina hoje pode tê-la no dia seguinte mas não atenderá porque já saiu do dia determinado à ele para vacinação pela Secretaria de Saúde.
NO ESCURO DA LISTA
Não há divulgação da lista de postos que estão disponíveis por dia da semana, foi por isso que o agricultor Francisco Bezerra de Oliveira, que precisa viajar para Minas Gerais, teve que visitar 3 unidades de saúde, em 3 bairros diferentes até descobrir um que já estava com suas doses finais.
“aí viemos pra cá….ENTÃO VOCÊ FOI PRIMEIRO NO JERUSALÉM? É, num postinho que tem lá…DEPOIS? por PAM…E DEPOIS? Aqui pro bairro São Benedito, né…AQUI ACHOU 10 DOSES? Foi”, respondeu onde foi vacinado.
RIGOR NA ANÁLISE
Como não tem pra todo mundo, a técnica em enfermagem Maria das Dores Gomes, do posto no bairro São Benedito, não abre mão de seu levantamento pessoal diante daqueles que chegam ao posto dizendo que precisam se vacinar com urgência.
“Eu, primeiramente, eu vou analisar pra ver se, realmente, ele vai viajar, que é pra deixar para aqueles que tão precisando porque as vezes tem aqueles que tomaram ano passado e quem tomar esse ano…AÍ NÃO DÁ? Ah não, eu tenho de ver, eu tenho de analisar”
Renato Araújo, empresário, passou pelo crivo. Vacinou-se contra Febre Amarela há mais de 10 anos e tem viagem marcada para o Rio de Janeiro.
“E a gente fica sempre adiando, adiando, adiando e nunca tem tempo, agora que tá essa situação do Rio, São Paulo e eu to indo pro Rio é melhor não arriscar, né, como eu vim aqui visitar meu cliente APROVEITEI e vim tomar aqui no posto”, concluiu