Fale com Acélio

A presidente Dilma Roussef já sancionou a lei que criou o DIA NACIONAL DA UMBANDA. A data ficou estipulada para ser comemorada no dia 15 de novembro, mesmo dia da Proclamação da República.

Para o presidente da Associação da Umbanda e do Candomblé de Codó e Região, Marcelo Senzala, trata-se de um ato histórico, de uma conquista para quem é dos terreiros e vive o cotidiano  das religiões afro-brasileiras.

“Esse dia é um dia muito importante para a Umbanda, para nós que somos da população de terreiro. Esse dia, não é só um dia, o dia-a-dia é a luta porque, realmente, ainda há o ato de discriminação, que ainda são muito grande, mas a partir do momento em que a Dilma, nossa presidenta, assina esta data como dia Nacional da Umbanda, é mais uma grande vitória”, destacou Senzala

VAMOS COMEMORAR

A associação, que tem mais de 8 mil associados, planeja uma grande comemoração nas ruas da cidade no próximo dia 15 de novembro.

O presidente garantiu que neste dia os mais de 28 mil umbandistas de Codó e convidados de  outras cidades da região vão mostrar a cara. Será uma manifestação bonita e sem a participação de estudantes, muitas vezes convidados apenas para encher as ruas. Serão apenas umbandistas.

“Vai ser um dia em a umbanda vai pra rua, a umbanda vai mostrar sua cara e digo mais será a umbanda não ter questão assim de menino que vem de escola, a força, para ter que encher as passeatas que a gente tá acostumado a ver aqui dentro de Codó. Nós vamos botar a umbanda na rua”, disse concluindo

“Vai ser nesta data, 15 de novembro, que nós vamos colocar a umbanda aqui dentro de Codó pra todo mundo ver o tanto que ela é bonita e linda, nossa umbanda”.

17 Respostas

  1. Vendo Fiat Uno 2001/2001, Cinza metálico, duas portas, básico, conservadíssimo. R$ 10.000,00. Fones: (86)9921-3303(tim),9506-4348(claro), 8836-9884(oi).

    1. Concordo com o “Pastor Raimundo”, vão ler a bíblia, a humanidade precisa de mais ateus!!! Vocês não têm nada pra fazer, não, pessoal?! Por favor, pastor, deixe o endereço da sua empresa, quer dizer, igreja para esses ímpios.
      Parabéns “Pastor Raimundo” pela lição de respeito e tolerância (além de português, é claro).

    2. Pastor Raimundo, assim como já tem o dia dos evangélicos, agora temos tambem o dia dos umbandistas, ambos no mes de novembro, continue lendo a bíblia e nós continuaremos fazendo nossas obrigaçoes. Afinal vivemos em um País laico e temos direito de professar a nossa fé. Axé pastor

  2. torcemos para que os religiosos de matriz africana de fato assumam a sua condição de religiosos, participem de eventos desta magnitutude para fortalece-los e torna-los visivel diante da sociedade, quanto mais gente participar melhor. Iniciativas como esta já foram tomadas e infelismente em algumas delas até mesmo o presidente Marcelo Cenzala não compareceu e quando compareceu demorou pouco com vergonha pela ausencia de público. quanto à participação de estudantes, achamos interessante que participem de todas as ações de combate a todo tipo de intolerancia, que conheçam a realidade do nosso povo. Quando o presidente Marcelo diz que o evento é só para umbandistas ele está colocando uma barreira entre a nossa religião e a sociedade, acredito que nenhuma criança tenha ido a força para os eventos como disse o “presidente” foram exercer os seus direitos de cidadão alem do que, estavam cumprindo determinação das escolas que sabiamente aproveitam estes atos públicos para formar pessoas sem preconceito. Meu Presidente, tenha cuidado com suas declarações, a Associação é nossa e você não pode deliberar nada sozinho, muito menos falar em nosso nome sem o nosso concentimento. Somos a favor do evento com a participação de todos inclusive das nossas queridas crianças e adolescentes.
    SAWBONA ” Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim”
    Um grande Axé aos codoenses…

  3. Sou Pai de santo a mais de 20 anos, tenho cercade 45 filhos de santo que frequentam a nossa casa, não estou de acordo com o presidente da associação, meu povo não vai participar disso esse rapaz está só usando a gente para se dar bem, nunca fui e não vou, só se mudar o rumo das coisas,
    tá tudo muito na contra mão, tem muita gente enganada e a coisa vai ficar pior se o povo do santo não abrir o olho…
    Saravá irmãos.

  4. É de grande relevância as manifestações religiosas. A Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, foi fundada em 15/11/1908. Presente atualmente em 12 países a Umbanda possui milhares de adeptos em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde surgiu.Enfim, deve haver respeito as diversidades religiosas segundo O inciso VII do artigo 5º, estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixado em lei.

  5. EU ADMIRO TANTO A PESSOA QUE LEVA A SÉRIE A SUA RELIGIÃO, PORÉM, EU AINDA NÃO CONSEGUIR ME ADAPTAR A NENHUMA DELAS, MAS, SÓ DURMO APÓS FAZER A MINHA ORAÇÃO, E AGRADECER A DEUS POR MAIS UM DIA, E AO LEVANTAR, PEDIR PAZ E SAÚDE NO NOVO DIA. LOUVO MUITO O SENHOR JESUS CRISTO.

  6. Eu quero só ver se realmente esse evento vai de fato acontecer até porque esse tal presidente
    ……………………………………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES