Policiais militares estão na chegada e nas saídas da cidade de Coroatá. Os que são parados nestas barreiras recebem cobranças habituais do trânsito e há muitos flagrantes a respeito. Eurivan Rodrigues, por exemplo, foi flagrado sem a Carteira de Habilitação.

“Rapaz eu não tenho não, mas vou tentar tirar agora esse ano (…) é descuido mesmo que ainda não tirei ainda, mas eu vou providenciar ela”, justificou o lavrador
José Leitão dos Santos entrava na cidade vindo da zona rural sem qualquer documentação. Foi alertado.
“Só quando eu venho fazer consulta que eu trago meus documento mesmo (…) QUAL FOI O ALERTA QUE O SENHOR RECEBEU? Pra mim andar com a identidade e o documento da moto”, disse o agricultor usando uma moto
ARMAS E DROGAS
O trabalho verifica questões de ordem de trânsito mas não é este o foco principal e por esta razão as operações são realizadas nas entradas da cidade.
O foco, explica a aspirante a tenente Jéssica Damasceno, no comando, é evitar a entrada de armas e drogas. Por isso carros são revistados com o cuidado necessário nesta época do ano.
“Nós realizamos estas barreiras no intuito de proteger toda a população de Coroatá e também os foliões que virão para brincar no carnaval da cidade (…) já estamos realizando a operação Cerco Total desde o dia 25 de janeiro e vai se estender até o último dia de carnaval (…) tudo isso pra garantir que não haja essa entrada de armas e drogas na cidade”
Estas ações que ocorrem durante o dia pertencem ao planejamento da operação CERCO TOTAL.
COMBOIO NOS BAIRROS
Mas à noite está sendo utilizada, segundo o comandante do 24º Batalhão, tenente-coronel Valtemar Pinto Ribeiro, outra estratégia que já tem bons resultados.
“Um comboio com todas as viaturas saturando todos os bairros da cidade. A gente percorre todos os bairros da cidade inclusive abordando pessoas que estão em bares, suspeitas que estão desclocando, grandes aglomerações de pessoas também a Polícia Militar se faz presente de forma que, graças a Deus, a partir dessas operações nós fechamos o último trimestre com 83% de redução dos homicídios e já neste mês de janeiro já tiramos de circulação 12 armas de fogo aqui em Coroatá