Fale com Acélio

Não sei o seu nome, quem são seus familiares, sua origem e as causas que o levaram a viver perambulando pelas ruas de Codó-MA, se tornando um andarilho.

Presidente morreu

O conheci como “O Presidente”. Esse homem me chamou tanto a atenção, que acabei me aproximando dele não por pena, mas confesso, pelo seu jeito de ser, seus hábitos e a forma como ele vivia. Acredito até que conquistei sua amizade e confiança. Nos seus raros momentos de lucidez, falava, mas dizia pouco. Me encantei pelo seu desprendimento, sua simplicidade e pela autoridade que demonstrava, quando incorporava seu mais ilustre personagem, “O Presidente”.

Peguei tanto no pé desse cara, que certo dia, com uma câmera nas mãos, gravei e arranquei dele a resposta que eu mais desejava saber, algo inusitado e hilário. Nessa conversa, o presidente mergulha ainda no seu mundo e me conta fatos e passagens de sua vida, que me deixaram de queixo caído.

Entre a loucura e a razão, fico sem saber se este homem delira ou revela consciente, seus traumas e suas dores. Há! como foi divertido aquele momento. Pergunto: como o Sr. se tornou presidente? O homem responde:

“A premera inleição, eu ganhei aqui no Codó aí me robaro e eu fui imbora pro Belém do Pará, lá eu fui inleito de novo, me robaro, tomaro meu gado aí eu voltei de novo pro Codó e aqui sou presidente até hoje”. Sorrir e ele não gostou. Assim foi o presidente. Com um celular velho e sem bateria no ouvido, esbravejava, xingava o Lula, a Dilma, o Prefeito, as cantineiras da prefeitura e quem se metesse a besta com ele. O Banco do Brasil seu apartamento, o coreto da praça Ferreira Bayma, seu alojamento mais simples e as ruas de Codó, seu território demarcado. Se foi um louco, quem sou eu pra atestar sua insanidade, só sei que como o presidente, vagam pelas ruas dessa cidade, dezenas de outros presidentes os quais carecem tanto da nossa solidariedade, do nosso amor e de nossas atitudes.

Siga presidente, e caminhe rumo ao seu progresso espiritual, porque aos olhos de Deus, os últimos serão sempre os primeiros.

Autor do texto – Messias Markejane

Por Messias Marques

5 comentários sobre “A MORTE DO PRESIDENTE – Um homem, seus mistérios, sua vida e seu mundo”

  1. Gostei do texto. Concordo com você passamos a vida toda e convivemos diariamente com pessoas e não sabemos nada sobre elas, além do que fofocam levados pela inveja, pela antipatia, pelo não gostar e não nos aproximamos para conversar e saber o que se passa na vida de cada um dos mais próximos da gente, seus sonhos, medos, dores…..e ai chega o momento de partir e muito se deixa de dizer, de saber e de ouvir.

  2. Excelente texto . Muito bem redigido . Incrível aa sensações que vc consegue passar ao leitor nessa crônica . O texto é capaz de despertar interesse e fazer reflexões profundas até mesmo em quem não conheceu “O Presidente “.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias